Ácido fólico: onde encontrar essa supervitamina | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Ácido fólico: onde encontrar essa supervitamina

Postado em 3 de agosto de 2009 por magostinho em Gravidez e Bebê

A substância é indispensável para as gestantes e as mulheres que desejam engravidar. Conheça as melhores fontes do nutriente.

escala legumesPesquisas confirmam que o nutriente vale ouro. Tanto para prevenir malformação fetal quanto, como se viu mais recentemente, evitar o parto prematuro. A boa-nova – ou, melhor dizendo, o alento – é encontrar esse nutriente, também conhecido por folato ou vitamina B9, bem mais perto do que se imagina.

Além dos cogumelos, que encabeçam o rol, os estudiosos se espantaram com a quantidade de folato encontrada no tomate e em seus derivados. “Os frutos mais ácidos são os que têm maiores teores da vitamina”, revela Helena Godoy, farmacêutica bioquímica da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista, que analisou por cerca de oito anos os teores de ácido fólico de uma série de alimentos.

Pode ser mais um truque da natureza: a acidez ajuda a proteger o nutriente, evitando sua degradação. Aliás, por isso mesmo não se trata de mera coincidência o ranking de folato conter alimentos ricos em vitamina C, uma poderosa substância ácida.

Confira abaixo os alimentos com maior teor de ácido fólico.

1. Shimeji e shitake Em uma xícara de shimeji, há 794 microgramas de folato. O shitake oferece 684. Ah, não se esqueça de aproveitar até o talo!

2. Brócolis Apenas duas flores desse vegetal já contêm 568 microgramas de folato. Ops: desde que cozidos no vapor e bem rápido!

3. Tomate Uma unidade média do fruto contém 249 microgramas de ácido fólico. Seus derivados também são campeões: 1 copo pequeno de suco tem 337 microgramas, 1 colher de molho de tomate oferece 140 microgramas e 1 colher de ketchup contém até 47 microgramas.

4. Espinafre Duas xícaras cheias de espinafre cru fornecem 239 microgramas.

5. Rúcula Duas xícaras cheias de rúcula crua equivalem a 100 microgramas.

6. Couve Que tal uma salada com essa hortaliça? Não se esqueça de que os vegetais crus concentram mais ácido fólico. Três colheres de couve crua contêm 70 microgramas.

7. Pitanga Em dez unidades da fruta, temos cerca de 43 microgramas. Se você gosta mesmo é do suco, a dica é bater a fruta e consumir logo em seguida. É que as enzimas podem degradar o folato.

8. Acelga Um pires cheio da verdura concentra 41 microgramas.

9. Almeirão Amargo como ele só, em um pires cheio temos 40 microgramas.

10. Caju Em uma unidade grande, há 38 microgramas. Mas o folato some se não houver cuidado.

[bebe]


  • Pingback: Melhor Amiga

  • ELISANGELA

    BOA TARDE ONDE POSSO ENCONTRA A VITAMINA PARA COMPRA