O fim da sinusite | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


O fim da sinusite

Postado em 15 de agosto de 2009 por sagostinho em Saúde

sinusiteQuando o frio chega e a umidade dá uma trégua, abrem-se as portas para micróbios que levam à sinusite. E haja dor de cabeça, congestão nasal… Conheça todas as saídas para se livrar desse aperto.

Quem já enfrentou o problema conhece os sintomas: a cabeça fica pesada e o rosto parece que vai explodir.Sem falar naquela secreção esverdeada que sai do nariz. Mas a doença às vezes dá sinais menos óbvios. “Rouquidão e tontura também podem ser indícios”, exemplifica o otorrinolaringologista Fernando Chami, do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, em São Paulo. Até dor de dente a sinusite, como ainda é popularmente conhecida, pode provocar.

Todo esse mal-estar ocorre porque os seios da face — as cavidades que ficam no interior dos ossos, ao redor do nariz, da maçã do rosto e dos olhos — entopem. Daí, abrir caminho para que o ar circule tranquilamente pelos seios da face nem sempre é tarefa fácil. Felizmente, a ciência tem trabalhado para desenvolver novas soluções para dar fim a esse sufoco. A equipe do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, na capital paulista, acaba de trazer ao Brasil uma cirurgia criada nos Estados Unidos, parecida com o procedimento usado para desentupir artérias do peito: a sinuplastia com balão. “É mais uma ferramenta para combater a rinossinusite”, acredita o otorrinolaringologista João Flávio Nogueira, que já testou o método em 12 pacientes. Menos agressiva do que a cirurgia tradicional, ela seria recomendada para crianças, idosos ou aqueles que não podem se expor a sangramentos, por exemplo.

“É importante frisar que a nova técnica não é a solução para todos os problemas”, pondera João Flávio Nogueira. Ou seja: embora a sinuplastia apresente bons resultados — os pacientes que fizeram o teste passam muitíssimo bem —, o método requer indicações precisas, e nem sempre é a melhor escolha. A cirurgia tradicional, que como a nova operação também é guiada por videoendoscopia, continua cumprindo eficientemente o papel de desobstruir os seios paranasais — para isso, os tecidos que estão bloqueando as cavidades são cortados e removidos. “Hoje, ela melhora a qualidade de vida dos pacientes em cerca de 85% dos casos crônicos”, aponta Renato Roithman, presidente da Academia Brasileira de Rinologia. A intervenção cirúrgica, é bom lembrar, só entra em cena em casos graves ou quando todas as possibilidades de tratamento clínico falham.

Como é desencadeada a Sinusite?

1. Tanto o nariz como os seios da face são revestidos de uma mucosa que ajuda a filtrar, aquecer e umidificar o ar. O muco produzido ali recolhe poeira, bactérias, vírus e fungos.

2. Gripes, alergias e alterações estruturais desencadeiam uma inflamação da mucosa. Aí, micro-organismos oportunistas disparam um processo infeccioso que entope as vias, e faz com que o muco se acumule na região.

Faça em casa

Ferva 250 ml de água e espere até ela ficar morna. Acrescente 1 colher de chá de sal grosso e 2 colheres de bicarbonato de sódio. Misture. Coloque um pouco nas mãos em concha e aspire ou use uma seringa como conta-gotas para pingar no nariz. Outra opção é recorrer ao soro fisiológico vendido em farmácias.

Tome os devidos cuidados e tenha uma ótima saúde.

[Saúde]


  • Pingback: Melhor Amiga

  • claudia ferreira sales

    gostaria de fazer rinoplastia;porque tenho sinosite alergica espirro demais e queria corrigir um defeito do nariz que eu acho feio e desvio do septo algum medico pode me aconselhar porque tenho medo do tampao e da cicatrizaçao