Como decorar pequenos ambientes | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Como decorar pequenos ambientes

Postado em 4 de setembro de 2009 por sagostinho em Casa

decorar ambiente pequenoSe o espaço é pouco, é preciso ter ainda mais criatividade para decorá-lo sem deixar de lado o conforto e a estética.

Não é porque uma sala é pequena que não se pode decorá-la de um jeito moderno, leve e bacana, com todos os móveis e acessórios necessários para que o local fique completo, gostoso e convidativo. Nesses casos, é possível lançar mão de alguns recursos que dão a sensação de amplitude e também optar por um mobiliário compacto, preservando a boa circulação entre as peças.

Porque conforto, afinal, não é lotar um ambiente com tudo que se gosta, e sim criar um layout com o que é essencial. “É importante não entulhar os espaços. Em salas pequenas, vale mais a pena criar um único ambiente do que dois menores, por exemplo. Caso contrário, perde-se área de circulação e visualmente fica tudo muito confuso”, orienta a arquiteta Carla Dichy.

Determinar se um ambiente é pequeno ou não, no entanto, depende muito do uso que se faz dele. Na opinião da arquiteta Clélia Regina Ângelo, uma sala ou quarto podem ser considerados pequenos se tiverem em torno de 2 x 2 m. “A melhor forma de otimizar a circulação nesses ambientes é utilizar móveis proporcionais e que possam ficar encaixados um no outro, como mesas de centro ou aparadores com pufes na parte de baixo”, indica.

Outras opções são: cobrir uma parede com espelho; usar cores claras nos estofados, cortinas e paredes; além de mesas com tampo de vidro ou espelhadas, pois dão a sensação de amplitude ao local, além de leveza. Escolher móveis delicados, como uma mesa de centro baixa, bancos ou poltronas com estrutura enxuta também são é uma boa alternativa.

Para não ter erro, o arquiteto Marcelo Rosset recomenda: “Antes de comprar os móveis, é preciso fazer um estudo da planta, analisando todos os espaços, portas e janelas existentes”;

Para Marcelo Rosset, uma sala de estar com TV deve contar com um espaço de 55 a 60 cm entre o sofá e a mesa de centro; e de ao menos 2 m entre o sofá e a TV. Carla Dichy acrescenta que para uma TV de 29”, a distância do sofá deve ser de 2,50 a 3 m, e para uma de 42”, de 3,50 a 4 m;

Segundo o arquiteto, o essencial em uma sala com TV é ter: “Sofá, pufe ou mesa de centro, mesa lateral e uma TV presa à parede”. Já a arquiteta Clélia Regina Angelo sugere o uso de mesas com pufes encaixados na parte de baixo e móveis com rodízios. “Em alguns casos, o sofá pode ser substituído por almofadões ou pufes”, completa Clélia;

Para a arquiteta Carla Dichy, compensa mais criar um único ambiente quando o espaço é pequeno: “Assim, o local parece maior, criando amplitude e limpeza visual”;

“O melhor é optar por móveis com dimensões proporcionais ao ambiente: em uma sala bem pequena não dá para se usar um sofá ou uma poltrona enormes”, enfatiza Carla.

[IG]


  • Pingback: Melhor Amiga

  • Alessandra Ferreira da Rocha Barreto

    tenho um espaço muito ,pequeno em minha casa vou coloca uma ,tv deplasma na parede . E meu sofa é aqueles de canto planejado ,por causa do tamanho do ambiente .Ainda tenho um aparenho de som e um dvd não sei o que fazer pois não tenho espasso nem pra coloca uma mesinha de centro me ajude por favor

    • http://- sagostinho

      Olá Alessandra, bom dia.
      Obrigada por entrar em contato.
      A melhor maneira de decorar e montar um ambiente pequeno é colocar aparelhos eletrônicos dentro de um home Theater ou, algum móvel, para que não fique a vista, o ambiente pequeno tem que ser clean, capriche nas cores claras e espelhos, que dão a impressão do local ser maior.
      Não é necessário mesinha de centro. O sofá, a TV e o home, é o suficiente. Agora o que vale é a criatividade para colocar seu charme na decoração.
      Bjinhos…
      Equipe Melhor Amiga

  • Lupita

    Olá, bom estou construindo minha casa e minha sala de estar será mto pequena, estou pensanso em colocar a tv lcd na parede,(com pedra canjiquinha ou filete de pedra) a sala tem 2,30mts largura por 2,90 comprimento. Como faço pra colocar o sofó pode ficar de costa para a porta de entrada?? eu não tenho mta opção, pois do lado direito terá a janaela e do lado esquerdo será a parede com balcão pois a cozinha e sala são coinjugadoss… se tiver alguma foto ou sugestões, eu aguardo… obrigada

  • Elam rodrigues

    Boa noite!!

    Tenho um quarto com 3,00 metros de comprimento e 2,50 de largura. Não tenho a mínima idéia de como decorá-lo e quais tipos de móveis que podem ser colocados para adequar ao tamanho. Gostaria muito de uma opinião. Se puderem me ajudar ficarei muio grata.

    Obrigada

    • http://- sagostinho

      Olá Elam, boa tarde.
      Em ambientes pequenos o interessante é usar móveis claros que dão a impressão de deixar o ambiente maior, também é legal usar espelhos que refletem um quarto amplo. Móveis em si é muito pessoal, ai vai do seu gosto, moderno, contemporâneo etc…em loja de móveis os vendedores poderão lhe ajudar com mais detalhes. Boa sorte.
      Obrigada pelo contato.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Sonia

    Meu apto é mto pequeno, e a minha sala é conjugada com a copa,e pra complicar tem uma pilastra que não pode ser retirada. Na minha salinha só cabe um sofá de dois lugares e um de um lugar. Posso colocar os sofás de duas cores?

  • Joana

    tenho uma sala muito pequena, e gostaria de colocar um barzinho, mas não sei se combina, gostaria de uma idéia ou modelo de algum. se puder me ajudar ficarei muito grata.

    • http://- sagostinho

      Olá Joana, boa noite.
      Uma idéia bem legal e também bem usada é colocar tipo uma cristaleira, onde ficam as prateleiras com as garrafas e taças, sendo estas com portas ou não, como preferir. E em baixo pode colocar uma adega e frigobar.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • Michele Souza

    tenho uma clinica de fisioterapia e estetica, qual o tipo de adesivo e quadros de paredes q devo usar? a cor do local é branco com verde uva

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Michele, boa tarde.
    É interessante você utilizar quadros com imagens calmas e tranquilas, assim, a pessoa gosta de estar no ambiente, sente-se confortável. Cores fortes e quadros com imagens grosseiras dão a impressão de desconforto e ninguém quer parar lá.
    Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • Helenice Leôncio

    Parabéns pelo artigo e imagens postadas.

    No link abaixo estão disponíveis algumas imagens muito interessantes de ambientes decorados:

    http://www.casabelainteriores.com/p/projetos-realizados.html 

  • Pingback: Agrega A Tu Hijo A La Poliza De Seguro De Autos