Seu anticoncepcional é o ideal para você? | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Seu anticoncepcional é o ideal para você?

Postado em 22 de outubro de 2009 por magostinho em Saúde

Confira dicas de como saber qual é o anticoncepcional ideal para você.

anticoncepcionalA maioria das mulheres com vida sexual ativa dá preferência ao uso de anticoncepcionais como método de prevenção da gravidez. Algo que vale ressaltar é que os anticoncepcionais também podem ser usados para outros fins, como controle de síndrome pré- menstrual, regularização da menstruação, sangramento por distúrbio hormonal, cistos ovarianos persistentes, atrofia de endométrio (camada interna do útero) e alterações de pele como a acne. Vamos então discorrer sobre alguns efeitos decorrentes do uso destas pílulas.

Algo muito importante deve ser dito: existe um tipo de anticoncepcional ideal para você! A avaliação se o que você está usando é o melhor pode ser feita pela persistência e freqüência dos efeitos colaterais. Aquele que causa muitas náuseas, vômitos, dores de cabeça e diarréia, poderá ser trocado por outro que se ajuste melhor ao seu perfil. Existe o anticoncepcional da adolescente, da mulher na pós- menopausa, da gordinha, da peludinha, da magrinha, cada perfil determina um tipo de pílula e uma dosagem diferente, sabiam? Por isso, não é bom tomar aquele indicado pela prima, amiga ou vizinha.

Quanto maior a dose de etinilestradiol, maior a possibilidade de efeitos colaterais. Porém, a dose para adolescentes é normalmente menor que a dose de mulheres na idade adulta. Anticoncepcionais de baixa dose para algumas mulheres podem causar o que chamamos de “spotting”, manchas em borra de café na calcinha. Isso indica que o tipo de pílula que você está usando deve ser reavaliado. Não significa um erro do seu médico, o teste de adaptação à pílula só pode ser feito após um período de uso.

Algumas pacientes têm efeitos colaterais apenas no início e logo tudo normaliza, porém podem ser fatais para a eficiência do medicamento, como em caso de vômitos e diarréia. No primeiro caso, se o vômito ocorrer até uma hora após a ingestão, recomenda-se ingerir outra pílula. Caso ocorra após uma hora, não há esta necessidade. Em caso de diarréia, pode ter ocorrido baixa absorção dos hormônios por conta da celeridade com que o sistema digestivo está trabalhando, diante disso é mais seguro que as relações sexuais sejam com camisinha por, pelo menos, sete dias. Entendido?

Vale lembrar que o uso de anticoncepcional não exclui o uso da camisinha! A Sociedade de Ginecologia já recomenda o preservativo até mesmo para marido e mulher.

A Dra. Anna Luyza Aguiar Escreve matérias sobre saúde, especialmente saúde da mulher e primeiros socorros. Possui uma página pessoal onde escreve sobre o assunto. Site: www.medinforme.wordpress.com | E-mail: medinforme@gmail.com

[Dicas de mulher]


  • Pingback: Melhor Amiga

  • jessica

    quero saber qual anticoncepcional devo tomar…perdi a virgindade a 1 ano e nunca tomei nada e tambem não fui num ginecologista!

    obrigada

    • http://- magostinho

      Olá Jessica,
      Você deve procurar um ginecologista, pois cada mulher tem um organismo diferente e necessidades diferentes de comprimidos. Então a melhor coisa é procurar um médico para que ele te indique o melhor pra você.
      Beijos e boa sorte.
      Equipe Melhor Amiga

  • laila

    comecei a tomar diane 35 mais me feis mal!!!!!!!preciso tomar um anticoncpicional minha mestruação nao vem corretamente todos os meses…atrasa ou adianta…tenho 17 anos nao tem como nem msm me indica algum que nao tenha tanto hormonio..por favor bjs

  • http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=13601412261938238113 Mariane

    queria saber qual anticoncepcional para nao engravidar tenho que tomar, perdi a virgindade a pouco tempo e nao fui no ginecologista e tambem nao tomei nada.

  • edilaine

    Oi ja tomei os anticoncepcionai nordette parei pq eu emagreci muito tomei uns 6 anos tomei tamisa me fez mal ao estomago o selene tambem por favor me ajudem qual devo tomar ????

  • lucineide

    tenho 36anos tomo nordette a 17 anos tenho uma filha
    de 19 anos gostaria de trocar por yasmim o nordette eu eu retém muito liquido vivo de regime e não consigo emagrecer mais me falaram que yasmim é so para mais jovens séra que posso trocar a pilula apesar de ser mais fraca a algúm perigo pois não quero mais filhos aguardo sua resposta

    • http://- magostinho

      Olá Lucineide,
      Obrigada por nos escrever, adoraria poder ajudar mas nós do site Melhor Amiga não somos especialistas neste assunto, apenas publicamos as matérias. O ideal seria vc procurar um ginecologista e tirar suas dúvidas.
      Um abraço,
      Equipe Melhor Amiga

  • geiva

    tomei dois tipo de anticoncepcionai
    e não me fez bem.
    queria saber qual tipo de anticoncepcionai
    deveria tomar?
    o nome dos anticoncepcionai foi triquilar,microvlar:
    senti no triquilar muito sono
    e no microvlar vomito,sono,engordei, emjou.
    gostaria de saber qual anticoncepcionai devo tomar.
    muito obrigado

  • Isabela

    Oie
    tenhu 16 anos
    ha 1 ano perdi a virgindade, nunca tomei aniconcepcional,
    nao procurei um ginecologista, pq nao tenhu quem ir comigo,
    pois nao tenhu uma relação aberta com meus pais , q nao admitiriam isso.
    O q devo tomar por ter apenas 16 anos?
    obrigadoo

    • http://- magostinho

      Olá Isabela,
      Assim que uma garota perde a virgindade é necessário procurar um ginicologista sim, se você não tem abertura em falar com seus pais sobre isso, diga que vc precisa ir em ginecologista pois está com corrimentozinho, uma coceirinha ou algo do tipo, assim ninguém desconfiará de nada e na hora que vc entrar na sala do médico entre sozinha, assim ele poderá te examinar e te ajudará.
      Esperamos ter ajudado, depois nos escreva pra saber se deu tudo certo.
      Um abraço
      Equipe Melhor Amiga

  • July

    Estou com um grande problema pois não adapto a nem um anticoncepicional já tomei belara,tamisa 30,alestra 20,microvilar,perlutan,yasmim e nem o evra deu certo.
    E se eu não tomar remedio mina mestruacão vai e volta.
    Se alguem pode me ajudar me deem uma luz pq meu ginicologista ainda nçao conseguiu me ajudar.

    • http://- magostinho

      Olá July,
      Tente passar com outro ginecologista é sempre bom pegar uma segunda opinião.
      Um abraço
      Equipe melhor Amiga

  • Jackeline

    quero tomar anticoncepcional e tenho vergonha de ir ao ginecologista sera que pode me ajudar???

    • http://- magostinho

      Olá Jackeline,
      Obrigada por nos escrever, respondendo a sua pergunta, não tem como lhe indicar um anticoncepcional, cada pessoa precisa de um, e somente o ginecologista para lhe indicar o melhor para você. Não tome remédio sem orientação médica, o remédio de uma amiga por exemplo não pode ser o ideal pra você.
      Beijos, continue nos visitando
      Equipe Melhor Amiga

  • Raquel

    oi perdi a virgindade e não fui no medico qual anticoncepcional devo tomar?
    nunca tomei nenhum
    e tenho 17 anos ,qual e o melhor pra mim ?

  • kawana

    olá, tenho 17 anos e perdi a virgindade com 13 anos :/ e nunca fui ao ginecologista pois nao tenho uma relaçao aberta com meu pais, e numca tomei nenhum tipo de antconcepcional tbm, queria sabe qual devo tomar ?

    • http://- magostinho

      Olá Kawana, tudo bem?
      Obrigada por nos escrever. Sobre sua dúvida é o seguinte, somente um profissional no caso um ginecologista vai poder lhe indicar o melhor anticoncepcional, cada pessoa necessita de um específico. Se você não tem uma relação aberta com seus pais diga que precisa ir ao ginecologista por outras razões e não para saber qual anticoncepcional você precisa, entre sozinha na sala do médico para explicar a ele, ok.
      Boa sorte querida, continue nos visitando
      Equipe Melhor Amiga

  • Camile

    oi tenho 17 anos perdi minha virgindade com 12 anos nunca fui ao um ginecologista pois tbm nao tenho uma relaçao aberta com meus pais e hoje eu comecei a tomar o antconcepcional selene, por vontade propria, pode ocorrer algo ? oque pode acontece ? é que pesquisei e vi que esse é o mais recomendavel.

  • Camile

    perdi a virgindade com 12 anos hoje tenho 17 nunca fui ao ginecologista porque nao conversso sobre esses assuntos com meus pais, e hoje comecei a tomar o antconcepcional selene, por vontade propria, vi que era o mais recomendavel, queria sabe se posso ocorrer riscos ? oque pode acontece ou se acontece alguma coisa ?

  • Luana

    oi perdi a virgindade e não ui ao ginecológista qual anticoncepcional devo tomar nunca tomei nenhum e tenho 17 anos qual o melhor

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Luana, somente um ginecologista vai poder te indicar o anticoncepcional, não tome qualquer um por conta própria pode não fazer bem, ok.
    Beijos, Equipe Melhor Amiga