Você está aqui
Home > Atividade Fisica > Plataforma vibratória: otimiza tempo e potencializa resultados

Plataforma vibratória: otimiza tempo e potencializa resultados

Fallback Image

PLATAFORMAVIBRATORIA3Madonna, Angélica e Ivete Sangalo são algumas das adeptas da plataforma vibratória. Este equipamento promove a combinação de exercícios físicos com a contração muscular, fortalecendo ossos e músculos em curto espaço de tempo. 30 minutos, em média, é o suficiente. Além disso, a passagem da vibração estimula os sistemas muscular, cardiovascular, endócrino, tegumentar, linfático, nervoso, respiratório e ósseo.

A personal treiner da Estética Los Angeles, Maria Cecília Bizinelli, explica que a vibração é transmitida pelo corpo através do ponto de contato da pessoa com a base da plataforma e se desloca em três eixos, tendo ênfase no eixo vertical. É através da vibração que os exercícios são potencializados conseguindo atingir até 100% das fibras musculares, o que é praticamente impossível com o exercício comum. “Em um treino convencional de musculação o recrutamento de fibras é de 50 a 80%. Sobre a plataforma, que vibra em várias direções de trinta a cinquenta vezes por segundo, a pessoa executa movimentos como agachamentos e abdominais, só que com os músculos contraídos pela necessidade de manter o equilíbrio, o que pode multiplicar por cinco a intensidade do exercício” explica.

Segundo ela, os treinos são montados de acordo com o objetivo de cada aluno e os exercícios são bem variados. Podem-se utilizar vários aparatos como elásticos (rubber bands), halteres, caneleiras, bolas ou ainda exercícios isométricos utilizando o peso do próprio corpo. “A vibração é controlada através de duas frequências e dentro destas, sete potências diferentes que são adaptadas conforme a resistência do aluno e o tipo de treino. Pode-se ainda trabalhar exercícios de alongamento e até massagem e relaxamento”, conta.

Restrições – mulheres grávidas, crianças menores de oito anos, pacientes com doenças cardíacas ou vasculares severas, portadores de tumores, epiléticos, portadores de próteses no joelho, bacia ou pinos metálicos e portadores de hérnia de disco grave. Qualquer outro problema de saúde que possa impossibilitar deve ser discutido com o médico.

Mecanismo – O mecanismo da plataforma vibratória foi desenvolvido, na antiga União Soviética, para combater a perda óssea ocorrida na permanência dos astronautas no espaço. Sua primeira aplicação foi no tratamento da osteoporose e posteriormente para melhorar o desempenho de atletas olímpicos e na recuperação após atividades físicas. Aprimorado na Holanda, no início da década, o aparelho foi adaptado para tratamentos de saúde e estéticos.

Principais Vantagens

– Treino curto. De 15 a 45 minutos;
– Resultados rápidos;
– Aumento da força e definição muscular;
– Combate à celulite;
– Aumento da circulação sanguínea através da drenagem;
– Aumento de equilíbrio e de coordenação;
– Preserva as articulações;
– Aumento da densidade óssea;
– Seguro contra lesões;
– Ajuda a reduzir a dor;
– Aumento da taxa metabólica;
– Melhora da flexibilidade;
– Massagem terapêutica;
– Estimulação do intestino.

Imagem:Divulgação

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: