hortelã brasileira possui efeito terapêutico | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


hortelã brasileira possui efeito terapêutico

Postado em 2 de dezembro de 2009 por sagostinho em Saúde

hortelaEstudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, identificou que a hortelã brasileira (Hyptis crenata), conhecida no Brasil como hortelã-brava e salva-de-marajó , possui propriedades analgésicas muito parecidas com a de medicamentos vendidos comercialmente.

Muito utilizada para tratar febre, gripe, dor de cabeça e dor de estômago, a erva teve seus poderes terapêuticos comprovados por cientistas, que equipararam seus efeitos aos de uma aspirina do tipo indometacina. A equipe fez uma pesquisa no Brasil de como é preparado o chá e qual é a quantidade ingerida para reproduzir de maneira fiel os efeitos do tratamento.

Segundo os pesquisadores, o método tradicional é ferver a folha seca da erva por 30 minutos e deixar esfriar antes de beber.

Testes iniciais realizados com ratos obtiveram sucesso e, segundo os pesquisadores, o próximo passo é planejar testes clínicos para aliviar a dor nas pessoas utilizando a hortelã brasileira como medicamento terapeutico durante estudos futuros.

[MInha Vida]


  • Pingback: Melhor Amiga

  • Ana Morais

    Muito bom, sabia do efeito terapêutico da hortelã contra vermes e problemas do estomago; como sou adepta da fitoterapia, vou utilizá-la. Valeu!!!

    • http://- fleardini

      Olá, boa tarde.

      Obrigada por visitar nosso site e por deixar o seu comentário.

      Continue acompanhando nossas novidades diariamente.

      Um abraço,

      Equipe Melhor Amiga

  • MONICA OLIVEIRA

    ESTOU FELIZ COM ESSA DESCOBERTA. TENHO UMA FILHA DE 16 ANOS QUE SOFRE COM A ENXAQUECA. É TÃO FORTE QUE CHEGA A TER CRISES CONVULSIVAS. ELA FAZ USO DE MEDICAÇÃO PARA EPILÉTICO. MAS NAO ACREDITO SER ESSA CAUSA. QUE SEMPRE VEM DA MESMA FORMA.: DOR DE CABEÇA, ANSIA DE VOMITO, TONTURAS, VÔMITOS, CRISE CONVULSIVA, VÔMITO E PASSA…E SEMPRE QUE A ENXAQUECA PASSA, ELA NAO SENTE MAIS NADA. JA FALEI ISSO PRO NEURO QUE A ACOMPANHA. ELE PASSOU UM REMEDIO PRA ENXAQUECA QUE NAO RESOLVE. VOCES ACHAM QUE O HORTELA PODE AJUDAR MINHA FILHA. NÃO AGUENTO MAIS VE-LA SOFRER. NAO SEI SE ENXAQUECA É HEREDITÁRIO. POIS TAMBEM TENHO. MAS NAO TÃO FORTE QUANTO A DELA. POR FAVOR ME AJUDEM. E PARABENS A PESQUISADORA BRASILEIRA PELA DESCOBERTA, QUE ISSO VENHA AJUDAR A MUITAS PESSOAS.

    • http://- sagostinho

      Olá Monica, bom dia.
      Você pode fazer o teste com ela, mal não irá fazer. Mas, se os sintomas continuarem procure outro médico, ele pode ter outro método que funcione melhor do que já esta seguindo. Boa sorte!
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • Monica

    AGRADEÇO IMENSAMENTE PELA RESPOST. PODERIAM ME INFORMAR COMO DEVO FAZER O TRATAMENTO COM MINHA FILHA. SÓ PODE URAR FOLHAS SECAS OU AS VERDES TAMBEM PODEM? DESCULPE SÃO TANTAS PERGUNTAS.. SE PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO MAIS UMA VEZ.

    • http://- sagostinho

      Olá Monica, boa noite.
      Pode ser com a hortelã verde e crua sim, o importante é não exagerar na dose, tudo que é demais para o corpo não é bom. Um copo de chá de hortelã de vez em quando não tem problema, pode ser tomado quente ou gelado como suco.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga