Você está aqui
Home > Relacionamento > Ciúme x Amor

Ciúme x Amor

Fallback Image

Engana-se aquele que pensa que o ciúme é uma prova de amor. O zelo, o carinho e o cuidado são o contrário desse sentimento. O ciúme exagerado só tende a desgastar uma relação. “As pessoas se enganam que isso [ciúme] é amor, porque ninguém é tão distante do amor quanto o ciumento”, afirma Mara Push, psicóloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para a especialista, qualquer pessoa adulta pode ter o sentimento de ciúme ou de posse pelo outro; é normal do ser humano. Todos têm paixões, mas isso é controlado. “Todas as pessoas ciumentas têm um forte sentimento de posse em relação ao outro, a ponto de considerá-lo como um objeto seu.”

Mara Push afirma que esse tipo de pessoa tem pensamentos como: “você me pertence”, “seu corpo é de uso exclusivo meu” ou “toda a sua atenção tem que ser só minha”. Para ele, o outro é um objeto a ser possuído e manipulado, como uma criança faz com seu brinquedo preferido.

“Mas como para todos os papeis existe um papel complementar, neste caso há um possessivo e o outro que se deixa manipular. Assim, o ciúme está relacionado ao sentimento de posse. A pessoa ciumenta, além de causar sofrimento, também sofre muito com seu ciúme, tem baixa autoestima, é uma pessoa insegura e dependente, deixa-se levar por sua imaginação, que está sempre voltada para o negativo (ela sempre imagina o pior)”, conclui a especialista.

[Universo da Mulher]

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: