Efeitos da mentira no relacionamento | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Efeitos da mentira no relacionamento

Postado em 7 de janeiro de 2010 por sagostinho em Relacionamento

Não existe nada mais devastador para um relacionamento do que a perda da confiança. A pessoa que mente, acaba com as chances de o amor dar certo. E com isso a relação nunca mais será a mesma.

Quando a mentira entra no relacionamento, pode acabar de vez com a confiança que existia entre o casal. Quem mente passa a conviver com dois fantasmas: o da MENTIRA e o do MEDO de ser descoberto. Por mais que a gente acredite que não vai fazer mal contar uma mentirinha para o parceiro, uma coisa é certa: mentira tem pernas curtas e o mal feito nem pernas têm. E pior, não existe mentira positiva. Todas são negativas e têm poder suficiente para acabar com qualquer relacionamento, já que a base mais sólida das relações humanas é a confiança.

A pior coisa que existe é uma pessoa descobrir que foi enganada. Por isso, mesmo que a verdade seja dolorosa, é melhor optar por ela, Assuma seu erro o mais depressa possível. Diga que mentiu, porque assim sua chance de ser perdoado é maior. É mais fácil perdoar uma fraqueza momentânea do que uma mentira. Também é mais fácil perdoar o mentiroso que assume sua fraqueza, do que perdoá-lo quando sabemos da mentira através de outra pessoa, afinal ninguém gosta de ser enganado. O relacionamento deixa de ser saudável no momento em que a mentira atravessa a relação. A partir daí o mentiroso passa a conviver com dois fantasmas: o da mentira e o do medo de ser descoberto. Talvez por isso, muita gente passe a acreditar na própria mentira. É como se, assim, pudesse se defender. Entretanto, ao ser descoberto, “bater o pé e persistir na mentira só vai piorar a situação.

O efeito desastroso da mentira

Mentir pode causar danos irreversíveis à relação, pois o amor saudável se baseia, principalmente, na confiança. Sem confiança, não há tranqüilidade e o amor não amadurece. Quando um parceiro perde a confiança no outro, o relacionamento acaba. A sensação de sentir-se traído provoca muita dor e rompe com a parceria amorosa. O mentiroso jamais é perdoado, e aquele que foi enganado passa a desconhecer o outro, a questionar quem ele é, verdadeiramente. Diante da descoberta da traição, a pessoa passa a acreditar que seu relacionamento todo foi uma grande mentira.

Veja o que a mentira pode causar:

• Decepção: pela constatação de o parceiro não era exatamente quem a gente pensava que fosse.

• Sentimento de fracasso: pelo erro de avaliação e de ter se apaixonado por alguém que não é confiável.

• Desconfiança: é impossível permanecer num relacionamento se a capacidade de continuar apostando na relação foi destruída pela mentira.

• Ressentimento: sentir-se desconsiderado, desrespeitado e traído provoca mágoa e raiva. O ressentimento é diretamente proporcional à expectativa que se tinha sobre o parceiro.

• Desrespeito: o parceiro enganado, insconscientemente, se vinga do mentiroso e o clima entre o casal pode tornar-se hostil e perigoso.

• Desinteresse: ao ser enganado, o parceiro interrompe o afeto que era dirigido ao outro. Passa a ver o mentiroso como alguém a ser evitado.

• Ruptura: o amor não resiste. Mesmo que o sexo seja maravilhoso, também passa a ser questionado como possível encenação.

[Amor de almas]


  • Pingback: Melhor Amiga

  • margaretti araujo

    Efeitos da mentira em qualquer relacionamento:è a total destruição do ser humano.A mentira é a semente do pecado…

    • Ursinha-89

      se nos semeamos ventos colhemos tempestades…
      pq mentir

  • Henrique

    hoje estou muito triste pois menti para minha parceira e não sei como me desculpar !
    está e uma bela reportagem, me trouce a terra !

    • http://- sagostinho

      Olá Henrique, boa tarde.
      Obrigada pelo contato, continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Marcos

    Como faço menti a minha idade para minha parceira quando nos conhecemos pq achei q n seria nada serio entretanto me apaixonei por ela e agora estamos namorando pq eu faço ? N quero magoa-la

    • http://- sagostinho

      Olá Marcos, boa tarde.
      A melhor coisa que tem a fazer é falar a verdade, espere um momento que estejam felizes, de bem com a vida e conte. Você vai ver como vai se sentir melhor.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • vivien

    Meu marido mente, vivo exatamente como a reportagem declara e não sei o que fazer, já q ainda existe amor…

  • miamado

    O rapaz com quem vivo ha 2 anos, e casado com uma estrangeira e disse desde o principio que esta num processo de divorcio. Eles tem uma filha e a ultima vez que ele foi ver a menina tiveram um mal estar tao grande que ela chamou a policia. Entretanto ainda havia coisas dele em casa, e agora o processo de divorcio tornou-se uma questao dela. Ela ja tinha deixado de usar o sobrenome, mas ha 2 fins de semana ele foi “ver a filha” e nao me atendia o telefone, ela publicou no FB uma foto insinuante de uniao, e voltou a usar o sobrenome dele. Ele diz que isso nao tem qq significado, mas penso que me esta a enganar. Hoje perguntei o que fara ele se ela desistir do divorcio ele respondeu-me que nao sabia. O que devo fazer , estou angustiada.

    • http://- sagostinho

      Olá,
      Fique atenta aos atos dele, se achar que ele voltou com ela, saia fora deste relacionamento. Pois, não vale a pena perder tempo com alguém que mente para você e tem uma família.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga.

  • miamado

    Ola Sagostinho,
    obrigada pela resposta, gostava que elaborasse um pouco mais e me desse pistas de que sinais devo estar atenta, uma vez que quando envolvidos emocionalmente ficamos cegos para algumas questoes, por outro lado, posso estar a exagerar e paranoica. Nao quero esperar para ver mais falhas e sofrer mais, quero por um ponto final ja se as pessoas a minha volta acharem a situacao estranha de mais. Obrigada.
    Bjo

  • Flora

    Decidimos morar juntos e ao tentarmos alugar um apartamento a imobiliaria revelou que meu namorado tem restrição no SPC em torno de R$3000,00 e negou a proposta.
    Ele me disse que devia somente 300,00.
    Decidimos juntar para nos conhecermos e no ano que vem nos casarmos. Não sei o que fazer mas estou sentindo todas estas reaçoes colocadas acima. Não sei se estou colocando gravidade demais ao fato, pois homens nao gostam de se sentir inferiores, eu ganho mais do que ele.
    O que voces acham?

  • leda

    mentir cinco vezes pro meu amorado estamos quase casados,mas essa ultima ves eu mentir sem maldade e ele não acredita mas em mim,fica desconfiado de tudo e todos não sei o que fazer mas

  • Crisweiss

    Cristina
    Estou passando por um relacionamento parecido com tudo que li…..realmente….´ta sendo muito dificil conviver com uma pessoa que a gente considerava tudo de bom e de uma ora pra outra mostra outra cara…..mentiras, ser enganada…ninguem merece ….pois é muito doloroso….por mais que eu ame ele…a duvida ficará pois a confiança acabou

  • Ni

    Meu namorado de dois anos que pretendemos noivar e casar futuramente mentiu para mim, descobri que ele tinha um outro msn com as ex e mais um monte de mulheres que ficam jogando charme para ele,ele chorou e me pediu perdão disse que erro e assumi o erro, mais eu to com medo dele fazer de novo,eu amo ele de mais e não quero sofrer mais do que já sofri com essa situação, não quero acabar com nosso relacionamente, mais como faço para tentar onfiar e acreditar nele de novo

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Ni, boa tarde.
    Infelizmente não tem outra opção a não ser confiar e tentar seguir em frente. Ele já reconheceu o erro. Agora, é torcer para que ele não faça novamente.
    Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • Je

    A uns anos terminei um relacionamento pq fui vitimna de traicao severa e em serie!!! Comecei um novo relacionamento e tudo que eu pedi desde dia 1 era honestidade… 6 meses depois descobri que muita coisa falada e dita por ela era total mentira…..perdoei..agora nove meses depois descubro mais mentiras…..e o mais agravantes e’ que sao mentiras sem necessidade……ja nao sei o que fazer…….estou a fazer tanta coisa por raiva……e infelizmente amo muito ela….

    • val_ribeiro

      adorei a postagem. estava procurando uma mensagem para enviar pro meu namorado. Essa é simples e completa. OTIMA CITAÇÂO!!!

  • Jhuba12

    Dificil expressar. São sentimentos que sao machucados. Mais eu ainda acredito que podemos senao resolver por completo mais remediar. Encarar o problema e aceitar ainda e uma das vias para nao ter e manter rancor diante de uma mentira.

  • Maria Donato

    ADOOREIII…sinto e penso tudo que foi citado acima..!
    Perfeiito.!

  • Leonardo_wendelcosta

    eu fiz tudo errado chinquei e menti princilpamente e hoje me sinto mau

  • Rayanne Carvalho

    Olá Ni, boa tarde.
    Infelizmente não tem outra opção a não ser confiar e tentar seguir em frente. Ele já reconheceu o erro. Agora, é torcer para que ele não faça novamente.
    Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • Gi

    Eu tto em crise com o meu namorado agr , agente se ama , mais sempre que a gente ta conseguindo se dar bem ele da mancada cmg , Poxa eu amo ele demais , não sei mais oq fazer .