Você está aqui
Home > Atividade Fisica > Movimente-se!

Movimente-se!

Fallback Image

A prática de exercícios físicos regulares é a melhor prevenção contra dores e lesões

Sentir dor atrapalha o desenvolvimento de qualquer função, principalmente aquelas que envolvem esforços repetitivos. De acordo com o ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Eduardo Novak, é preciso ter uma boa condição postural, em qualquer situação. “A ergonomia é fator importante para diminuir a incidência de dor de origem músculo-esquelética, mas é através do exercício físico regular que podemos fortalecer os nossos músculos, articulações e ligamentos”, orienta.

Para desempenhar a maioria das atividades do dia-a-dia, exige-se bastante da musculatura. Por isso, algumas partes do corpo humano precisam estar mais fortalecidas para evitar desgastes e lesões causados por movimentos repetidos. Dr. Novak explica que nossas articulações são verdadeiras dobradiças estabilizadas, fixas por estruturas chamadas ligamentos, que não deixam os ossos escaparem. Os músculos, comandados pelos nervos, são as estruturas que as movem. Movimentos contínuos e repetidos têm maior possibilidade de machucar esses elementos (cartilagem, músculos, ligamentos), mas por outro lado se não houver movimentação com o passar do tempo também apresentará problemas.

Existem pessoas mais vulneráveis ao aparecimento de lesões, por terem articulações mais frouxas e mais elásticas. Nesta situação exige-se muito mais dos músculos, pois além de moverem a articulação, ainda têm que estabilizá-la, mantê-la no lugar, isso pode ocasionar dores musculares nos ombros, nas costas, no pescoço. Entres os muitos fatores que podem ocasionar as dores nos músculos e articulações, está o fator genético que tem um papel significativo na origem desses sintomas. “Há pessoas predispostas ao aparecimento de lesões ou de dor”.

Assim como uma máquina, o organismo humano precisa de ‘lubrificação’ e de uma boa força propulsora. O ortopedista recomenda melhorar as condições físicas com atividades regulares. Alguns exemplos são alongamentos e exercícios que aumentam a resistência física e fortaleçam a musculatura, além de estimular as articulações, corrigir a postura e ficar atento ao desgaste causado pelo estresse da vida moderna.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: