Quer engravidar, cuidado para ansiedade não atrapalhar | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Quer engravidar, cuidado para ansiedade não atrapalhar

Postado em 3 de janeiro de 2010 por sagostinho em Gravidez e Bebê

Depois de tomar a decisão de engravidar, não há casal que não fique ansioso. E, como a gestação pode não acontecer nos primeiros meses de tentativa, a tendência é que essa sensação vá se agravando. Porém, uma coisa é certa: tanta tensão só vai atrapalhar os planos de aumentar a família.

“Quando a ansiedade se torna excessiva, a falta de equilíbrio emocional pode interferir nos níveis hormonais, tornando ainda mais difícil a concepção”, afirmou a psicóloga Luciana Leis, especializada no atendimento a casais que enfrentam problemas de fertilidade. “O estresse também pode afetar a relação do casal e a libido, levando, inclusive, a uma diminuição na frequência das relações sexuais, com prejuízos óbvios”, disse a ginecologista Maria Clara Amaral.

Então, para diminuir o nervosismo, e ainda aumentar suas chances de engravidar, confira as orientações de três especialistas na área de reprodução humana.

1) Espere, sem desesperar
“É considerado normal um casal saudável, de até 35 anos e que mantenha relações desprotegidas frequentemente, demorar até um ano para engravidar. Ele terá, em média, 20% de chance de conseguir uma gestação a cada mês”, afirma Maria Clara. Portanto, se está tentando há apenas alguns meses, não há nenhum motivo para se preocupar. Segundo a especialista, 84% dos casais nessas circunstâncias conseguirão engravidar espontaneamente no primeiro ano. A partir do segundo ano, o acompanhamento médico pode ser bem-vindo.

Para as mulheres acima dos 35, o período de espera deve ser um pouco mais curto, já que a fertilidade declina com a idade. “Nesse caso, o ideal é esperar só até seis meses antes de buscar um tratamento”, disse Rodrigo Pagani, andrologista e professor do curso de pós-graduação em Infertilidade Humana do Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

2) Aproveite o período fértil
A mulher ovula uma única vez a cada mês, durante o período fértil. Então, o ideal é que o casal que deseja engravidar mantenha relações em dias alternados durante esse período. “Alternar os dias é uma boa estratégia para melhorar a qualidade do sêmen. Como o óvulo sobrevive 24 horas e os espermatozóides, 72 ou mais, ainda que a ovulação ocorra um dia antes da relação sexual ou um dia após, a fecundação será possível. Além disso, as relações sexuais em dias alternados diminuem o estresse e a perda da espontaneidade entre o casal”, disse Amaral.

Para calcular o período fértil, determina-se o primeiro dia do ciclo como o primeiro dia da menstruação. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação tende a ocorrer ao redor do 14º dia do ciclo. “Como regra, contam-se 14 dias a partir do primeiro dia do ciclo. O período fértil começa três dias antes do 14º dia e termina três dias após o 14º. Ou seja, a ovulação pode ocorrer desde o 11º dia do ciclo até o 17º”, afirma a ginecologista.

3) Controle a ansiedade
Conversar com um médico pode ajudar. “Na consulta, o casal terá a oportunidade de esclarecer dúvidas e acabar com certos mitos no que diz respeito à infertilidade”, disse Amaral. Adotar um hobby também é uma boa pedida. “A grande armadilha é mudar a vida e a rotina e passar a viver só em função da gravidez, centralizando todas as atenções nesse sonho. Buscar alguma atividade que lhe dê prazer, e que não esteja relacionada ao bebê, é uma medida para baixar o nervosismo”, afirma a psicóloga Luciana.

Ela sugere, ainda, a troca de experiências com outros casais, com o marido, e até mesmo com um profissional da área de psicologia, como medidas eficientes para aliviar a tensão tão comum no período. “É importante não guardar só para si os sentimentos. Falar sobre eles e compartilhar vivências vai fazer muito bem”, disse. Outra dica dos especialistas é apostar em atividades relaxantes, como a ioga e a meditação.

4) Adote hábitos mais saudáveis
“Tudo que é bom para o coração também é bom para a reprodução. Portanto, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada, não beber e não fumar são medidas indispensáveis para aumentar as chances de engravidar”, afirma o andrologista Rodrigo Pagani. O tabagismo, em especial, tem influência comprovada sobre a fertilidade de homens e mulheres. “O consumo excessivo de álcool também pode piorar a qualidade do sêmen”, disse o especialista.

5) Fique de olho na balança
Tanto o peso excessivo quanto a deficiência de gordura no organismo podem ter impacto sobre a fertilidade. “Mulheres obesas, assim como as anoréxicas ou as que praticam esportes e têm pouca massa gorda, podem demorar mais para conceber. Isso porque é comum apresentarem ciclos menstruais irregulares e desordens ovulatórias”, afirma Maria Clara. O homem que está acima do peso também pode sofrer com a diminuição na quantidade e na qualidade dos seus espermatozoides. A conquista do peso ideal ajuda, ainda, a melhorar a resposta caso o paciente precise se submeter a algum tratamento específico para a infertilidade. E ainda previne complicações durante a gravidez.

6) Consulte seu médico regularmente
Problemas de rotina, e que não costumam chamar tanto a atenção de homens e mulheres, podem estar atrapalhando a concepção e devem ser investigados o quanto antes. Um simples corrimento, por exemplo, pode levar até a obstrução das trompas. “Se ele for originado por doenças sexualmente transmissíveis, como as causadas pela clamídia e/ou pelo gonoco, há grandes riscos. Esses microorganismos podem ascender pelo trato genital, acometendo as trompas de falópio. E só um ginecologista terá condições de diagnosticar qual é o tipo de corrimento que está afetando a mulher, indicando seu impacto na fertilidade”, disse a ginecologista.

Outras patologias ginecológicas podem diminuir muito as chances de engravidar. “Os pólipos uterinos e os miomas, que acometem o interior da cavidade uterina, podem atrapalhar a implantação embrionária. Já a endometriose pode influenciar em diversos aspectos, piorando a qualidade e a quantidade dos óvulos, alterando o transporte tubário e até provocando a obstrução tubária”, afirma a médica.

No caso dos homens, infecções urológicas também podem influenciar a produção de espermatozoides. Daí a importância de agendar consultas de rotina, mesmo sem apresentar nenhum sintoma desagradável. No consultório, o casal também poderá solicitar mais alguns exames que ajudam a avaliar a fertilidade, especialmente se já suspeitam de algum problema. Fazer essa investigação logo no início pode ser uma medida para aliviar a ansiedade. “Normalmente, pedimos exames hormonais para o casal, espermograma para o homem, ultrassonografia e histerossalpingografia – um raio X contrastado da cavidade uterina – para a mulher”, afirma o andrologista. Assim, se houver necessidade, o casal começará a se tratar precocemente e evitará uma série de tentativas frustradas.

[Terra]


  • http://souzasandra38@hotmail.com sandra

    oi me chamo sandra tenho uma duvida eu estou tomando anticoncepsional e tive dor de dente fiquei tomando antibiotico 5 dias da semana depoi diddo fiquei sabendo q o remedio tira o efeito do anticoncepsional o fato é que tive relação dois dias antes do meu oeriudo fertiu oassado uns dias to dentindo dorzinha no pe da bariga e dor de estomago mas ainda não atrasou do meu menino senti os mesmo sintomas e tanbem não tinha atrasado depois q fui descobrir sera q eu to por favor me respondem amigas

    • http://- sagostinho

      Olá Sandra,
      Realmente existem alguns medicamentos que diminuem a eficácia da pílula, portanto, sempre que for tomar um remédio, avise o médico que você faz uso de pílula anticoncepcional e leia a bula. A qualquer sintoma procure um médico.
      Abraços.
      Equipe melhor Amiga

  • JuHh

    Gente tomei anticoncepsional por 2 meses só ai desiti engravidar no 3ª e 4ª mês tomei o anti… tudo errado na intensão de engravidar, comecei a tentar engravidar em dezembro de 2009..(mais nada aconteceu), desde entaum naum estou tomando mais anticoncepsinal agora jáh vai entra no 6ª mês q estou tentando mais sem resultado…
    Estou muito ansiosa eu sei q isso atrapalha mais naum consigo naum pnsar nisso até tento mais naum dá…

    Mee Ajuda oq eu façO?

    Beeijoss
    Espero q esse mês eu consiga
    Boa sorte pra mim ….

  • Rosangela

    Amiga,te aconselho a procurar um profissional,pois ele podera te orienta melhor e te ajuda,mas fique tranquila na hora certa a sua gravides vai acontece,so tenha um pouco de paciencia,e confie em DEUS,e boa sorte…

  • Lindamar

    Oi,Faz 2 anos que estou tentando engravidar e nada,a medica disse q é ansiedade,mas nao consigo controlar…Tomei anticoncepcional durante 6 anos será q é por isto q estou demorando engravidar.??…

    • http://- sagostinho

      Olá Lindamar, bom dia.
      Fique tranquila, os fatores podem ser vários de você não ter engravidado ainda, tente seguir a tabelinha e tentar ter a relação no seu dia fértil, poderá ajudar.
      Boa sorte.
      Equipe Melhor Amiga

  • sonia

    mesmo tendo relações no periodo fertil e não engravida,e porque isso acontece com algumas mulheres e outras não?já engravidam logo.

  • http://www.melhoramiga.com.br sonia

    Olá gostaria de saber porque mesmo tendo relações nos dias ferteis algumas mulheres não engravidam,enquanto que outras engravidam de primeira e tendo a mesma idade?

  • jc

    Estou muito ansiosa pra engravidar,é horrivel,queria um remedio, pq volta e meia me pego pensando nisso,não aguento mais!?
    Será que existe um remedio natural pra q eu possa tomar!?
    bjs

  • Pingback: Luciana Leis

  • zenya

    olá estou tentando engravidar á 5 meses, mês passado tomei um regulador uterino pq estava sentindo muita colicas,gostaria de saber se tem algum problema ter tomado bjim pra vcs

  • julianaalves

    tomei anticoncepsional por 6 anos e já estou com 6 meses que parei não consigo engravidar o que fazer

  • jaqueline da silva ramos

    estou tentando engravidar ha 6meses, meus ciclos tem sido muito longos, mais de 40 dias, fiz dosagem de progesterona no 34 dia para ver se tinha ovulado e nao aumentou, a usg deu microcistos, a medica disse que tenho ovario policistico, mas nunca tive sintomas e antes sempre menstruei apesar dos atrasos. sera que posso tomar clomid pra induzir a ovulação?

  • Pingback: Luciana Leis

  • Pingback: Renato Kalil

  • rosenilda silva gomes

    tive trez gravides ectópica na ultima foi removido uma das trompas será que tenho chance de engravidar denovo?por favor me responda é meu grande sonho tenho uma filha de 8 anos do meu primeiro casamento e eu e meu atual marido queremos muito ter outro filho bjs Rose

    • http://- sagostinho

      Olá Rose, bom dia.
      Claro que tem chances, nós temos 2 trompas, como você retirou 1, a sua chance é de 50%. Fique tranquila hoje em dia acontece muito da mulher ter que retirar um ovário, trompa e engravidar. Só não tem geito quando a mulher tem que retirar as 2 trompas, os 2 ovários ou o útero.
      Fique tranquila você terá seu lindo bebê.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • rosenilda silva gomes

    tive trez gravides ectópica na ultima foi removido uma das trompas será que tenho chance de engravidar denovo?por favor me responda é meu grande sonho tenho uma filha de 8 anos do meu primeiro casamento e eu e meu atual marido queremos muito ter outro filho bjs Rose

    desculpe errei no meu imail da primeira vez

  • http://www.melhoramiga.com.br/2010/01/quer-engravidar-cuidado-para-ansiedade-nao-atrapalhar/ priscila

    Bom dia? Estou tentando engravidar ja fazem 7 meses, nao tomo mais anticonsepcional a mais de um ano, tenho problemas de tireoide (hipotireoidismo)mais trato ja fazem 9 anos, tenho relaçoes certinho nos periodos ferteis, mais até agora nada. O que eu faço??? minha mestruaçao sempre foi reguladinha de 28 em 28 dias agora veem de 24 em 24 dias ja fazem uns 4 meses o que poderá ser isso???? me ajudem??? me mandem e-mail para me ajudar, quase nao tenho muito tempo para entrar na net mais meu e-mail vejo quase todo dia devido ao meu trabalho por isso peço que me enviem e-mails…..Abraço a todas!!!

    • http://- sagostinho

      Olá Priscila, bom dia.
      Infelizmente para algumas mulheres é assim mesmo, conheço casos de mulheres que ficaram meses tentando engravidar sem ter nenhum tipo de problema de saúde, mas um dia finalmente engravidaram. Se você já fez todos os exames e esta tudo ok com a sua saúde, não se preocupe, no dia certo acontecerá.
      Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • lina

    ola, ha um ano estou tentando engravidar e nada, ja fizemos todos os exames e nao temos nada é muita a ansiedade nao consigo controlar o que fazer?

    • http://- sagostinho

      Olá Lina, bom dia.
      Infelizmente não tem nada que possamos fazer, a ansiedade tem que ser controlada pela pessoa, tente se entreter com outras coisas e relaxar, no momento certo você irá engravidar. É normal algumas mulheres demorarem mais para conseguir a fertilização, se já fez os exames e esta tudo bem, então, relaxe e curta o momento.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • marcia

    olá,
    Fiz um exame hormonal que constatou 0.79 de resultado no hormonio foluculo estimulante que na tabela aparece como normal em crianças, tenho 37 anos. Isso é impeditivo para engravidar ?

    • http://- sagostinho

      Olá Marcia, boa tarde.
      Nós do Melhor Amiga apenas publicamos as matérias, entre em contato com um médico ginecologista, ele poderá lhe auxiliar no que for preciso.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • Marciaantunes4

    Olá,
    Tento engravidar a 1 ano e meio e nada,sou muito ansiosa 
    já fiz todos os exames q minha ginecologista pediu até meu marido já fez o espermograma e esta tudo ok comigo e com ele…
    O que devo fazer para diminuir minha ansiedade.Bjos

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Marcia, boa noite.
    A melhor coisa que tem a fazer é esquecer que vocês estão tentando ter um bebê. lembre-se do tempo de namoro, imagine que estão naquela época só namorando e curtindo um ao outro.
    Isto faz com que aproveitem, sem o peso na consciencia e a obrigação de engravidar.
    Pode ter certeza, que ai quando menos imaginar, estará gravidíssima.
    Boa sorte!!
    Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga