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Trate a prisão de ventre com alimentos ricos em fibras

Postado em 26 de janeiro de 2010 por sagostinho em Nutrição

Problemas de intestino preso atingem mais de 30% da população brasileira, em sua maioria mulheres. Seis em cada dez costumam padecer desse desconforto. Por isso é importante ficar atento e cuidar para que isso não se torne algo rotineiro e incômodo.

Muitas podem ser as causas disso, mas grande parte da culpa é por excesso de alimentos semiprontos no cardápio e falta de atividade física. É muito importante ter uma dieta rica em fibras e líquidos, esse é o primeiro passo para fazer o intestino começar a funcionar novamente.

Para combater a chamada prisão de ventre deve-se tomar sempre muita água, no mínimo dois litros diários. Alguns alimentos também podem ajudar nesses casos. A laranja com bagaço é um deles. É recomendado comer a fruta inteira, não apenas chupar ou tomar o suco, pois a maior quantidade das fibras está no bagaço dela.

O abacaxi também ajuda muito, pois contém bromelina, substância que “irrita” a mucosa intestinal, estimulando os movimentos peristálticos (contrações involutárias que empurram as fezes pelos intestinos até sua expulsão). O iogurte contém lactobacilos, que são microorganismos que mantêm e recuperam a flora intestinal.

Cereais integrais, como o arroz, a aveia, pão e macarrão integrais, milho e outras sementes e grãos comestíveis possuem grande quantidade de fibras, que estimulam a atividade intestinal e, consequentemente, a evacuação. Os vegetais, como alface, agrião, brócolis, cenoura, couve, escarola, espinafre e rúcula também contêm fibras que aumentam o volume das fezes, assim como a farinha de trigo. Por isso, são itens obrigatórios no cardápio diário de quem sofre de prisão de ventre.

A ameixa preta pode ser ingerida seca ou em calda e contém o sorbitol – substância com efeito laxativo muito eficiente. A papaia é alimento laxante. A papaína, substância presente em sua composição, estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes.

A maçã com casca também é excelente. Ela possui fibras solúveis e insolúveis. As solúveis – em contato com água – aumentam a massa fecal e a tornam mais “macia”. Já as insolúveis não se dissolvem em água nem são absorvidas pelo organismo, mas estimulam o peristaltismo. Os dois tipos são ótimos no combate à prisão de ventre. Para finalizar, outro alimento recomendado para quem sofre de intestino preso é a pipoca. Elas ajudam bastante na reeducação do trânsito intestinal, facilitando os movimentos peristálticos.