Você está aqui
Home > Saúde > Como diagnosticar o câncer bucal?

Como diagnosticar o câncer bucal?

Fallback Image

O câncer bucal. É uma segmentação da doença que é mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade.

É um tipo de câncer que pode ocorrer nos lábios – mais freqüentemente no lábio inferior – na parte posterior da garganta, dentro da boca, nas amídalas ou nas glândulas salivares. Os sintomas podem ser diagnosticados facilmente, como ferida nos lábios, na gengiva ou no interior da boca, com sangramentos constantes que parecem não melhorar; um caroço ou inchaço na bochecha; perda de sensibilidade ou sensação de dormência em qualquer parte da boca; manchas brancas ou vermelhas na gengiva, língua ou qualquer outra parte da boca; dificuldade para mastigar ou para engolir; dor sem razão aparente ou sensação de ter algo preso na garganta; inchaço que impede a adaptação correta da dentadura e mudança na voz.

Segundo o especialista em ortodontista e ortopedista-facial, Gerson Köhler, se o problema não for detectado precocemente o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão desde a remoção do tumor por meio de cirurgia até a radioterapia ou quimioterapia. “O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cerca de cinco anos para 50% dos doentes, caso não seja tratado adequadamente. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo”, alerta.

Os principais fatores de risco do câncer bucal costumam ser o ato de fumar combinado com o excesso de bebida alcoólica. O uso do tabaco é responsável por 80 a 90% das causas deste tipo de doença na boca.

Similar Articles

  • Pingback: Melhor Amiga()

  • duvida

    havia feito uma retauracao no dente e depois de dois meses comecei a senti muito incomodada com a boca machucada e o dente um pouco dolorido,entao fui ao dentista e ele me disse que nao sabia me informar o que estava causando os machucados na minha boca pq o dente estava em perfeito estado,agora os machucados estao aumentando por quase toda a boca .o que sera? afta?

    • Olá, boa tarde.
      Infelizmente não podemos ajudar a longa distância, você precisa consultar um médico ou um dentista para ser examinada e assim poderão lhe dar o diagnóstico, pode ser que precise ser realizado exame para melhor lhe informar sobre o caso. Mas não se desespere, pode sim ser apenas afta ou estomatite que também dá feridas na boca, mas procure um profissional para que possa tratar. Boa sorte.
      Continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Israella

    Oi a 3 anos atras apareceu um caroço no ceu da minha boca… ele não doi e nem incomoda… é do meio do ceu da boca ate perto do inicio da garganta… Fui ao dentista e ele me encamiou para uma ordontotista e ele falou que eu talvez teria que fazer biopicia… será que pode ser cancer?

  • Olá Israella, boa noite.
    Infelizmente não tem como dar um diagnóstico a distância. Consulte-se com um especialista, realmente é o melhor caminho, mas, não fique preocupada. Faça os exames e o que tiver que ser feito o especialista lhe auxiliará.
    Torceremos por você, boa sorte!
    Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

Acima
%d blogueiros gostam disto: