Você está aqui
Home > Beleza > Cuidado com a insolação

Cuidado com a insolação

Fallback Image

Alto verão e tudo que a gente quer é praia com muito sol. Mas é necessário ficar atento para a curtição das férias não se tornar um problema. É que além de problemas na pele, a exposição exagerada ao sol pode levar pessoas desprevinidas a terem insolação.

O clínico-geral da Paraná Clínica, Carlos Sperandio, explica que os casos de insolação são frequentes porque algumas pessoas têm pressa em conseguir um bronzeado bonito e ficar com a “cor do verão”. Então ele recomenda cautela. “A melhor maneira de se prevenir é tomar sol nos horários recomendados, antes das 11h da manhã e após às 16h da tarde. Além disso, as pessoas devem ter o costume de se hidratar (bebendo líquidos) constantemente, visando combater a desidratação causada pela exposição ao calor.”

Vale lembrar que pessoas com pele mais clara, por serem mais susceptíveis a queimaduras solares, e os idosos e as crianças, por não sentirem sede como os adultos jovens, são as pessoas com maior tendência de ter insolação.

Sperandio explica que não faltam sinais de alerta. “Eles variam, mas podem incluir hipertermia (temperatura corporal muito alta), vermelhidão de pele, ausência de suor, boca seca, taquicardia (pulsação rápida), dor de cabeça latejante, enjôos, tonturas e até mesmo confusão mental e desmaio.”

Quando se nota algum desses sintomas a pessoa deve ser removida a um lugar mais fresco, longe da luz solar e deve ser ter seu corpo resfriado ingerindo líquidos não alcoólicos gelados. Se possível, é importante cobrir a pele com panos umedecidos frios. “Caso a pessoa esteja com hipertemia (aumento da temperatura do corpo) acima de 39 graus, recomenda-se a transferência imediata a um serviço de emergência.”

O médico alerta que apesar do tratamento parecer simples, o melhor a se fazer é prevenir. “Todos devemos ingerir cerca de 2 litros de líquidos ao dia, manter-nos sempre com protetor solar e evitar fazer exercícios físicos na hora de pico do calor do Sol, que é das 11h às 16h. Isso tudo aliado a uma alimentação saudável é a melhor maneira de se evitar os casos de insolação.”

Aproveite o sol, com moderação!

[Vila mulher]

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: