Em Portugal museu dos descobrimentos recria a chegada de Cabral ao Brasil | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Em Portugal museu dos descobrimentos recria a chegada de Cabral ao Brasil

Postado em 27 de março de 2010 por sagostinho em Entretenimento

Espaço conta histórias das descobertas portuguesas, em especial, a chegada ao território brasileiro em 1500

Atravessar o oceano e acompanhar a chegada ao Brasil presenciando o encontro de dois povos distintos e o início de um país com uma biodiversidade impressionante. Isto é apenas um gostinho do que pode ser degustado no Museu dos Descobrimentos, no Centro Interpretativo “À Descoberta do Novo Mundo”, em Belmonte, Portugal, que recria a saga de Pedro Álvares Cabral, com um espaço reservado para o Brasil e Porto Seguro (BA). Lá é possível conhecer toda a história dos descobrimentos portugueses em 16 salas modernas e interativas. A preocupação com os detalhes é impressionante, tanto que na sala do Brasil, o clima foi alterado para lembrar a temperatura dos trópicos.

O espaço funciona nas antigas casas da família de Pedro Álvares Cabral, no Solar dos Cabrais, construído no século XVIII depois da destruição por um incêndio da outra residência da família, o Paço do Castelo de Belmonte. Trata-se do primeiro espaço museológico dedicado à interpretação e divulgação dos descobrimentos portugueses. É um espaço de conhecimento, emoções, sensações e de memória aliado a uma forte componente multimídia e interativa que possibilita ao visitante uma viagem de cinco séculos pela história de uma das maiores nações do mundo.

Na verdade, é possível se “deslocar” até ao século XV, onde o visitante poderá sentir a viagem e todo o processo dos descobrimentos, desde a caracterização da população de Portugal e do Brasil, até a sua cultura. Os turistas têm a oportunidade de saber como foi a preparação da ida à Índia, sentir a viagem por alto mar e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Também são retratados aspectos como o clima tropical, a paisagem, a biodiversidade brasileira – com mais de 2,5 mil frutos – as suas referências musicais e a sua cultura e a consequente miscigenação entre os diferentes povos. Neste espaço museológico, o visitante poderá sentir “in loco” as emoções, a terra quente do Brasil, a angústia dos marinheiros e muito mais.

Ainda no museu, os visitantes poderão aprender como se preparava uma Nau para uma viagem de longos meses, como se navegava guiado pelas estrelas, como ocorreram os primeiros contatos ou mesmo como se construiu socialmente e urbanisticamente o Brasil. Além disso, o espaço apresenta a interação entre os povos, a história e as relações luso-brasileiras, desde o primeiro contato até os dias atuais.

O museu conta com obras de artistas portugueses e brasileiros, entre os quais se destacam Sebastião Salgado, Luciano Candisani, Alex Uchoa, Gilvan Barreto, Ana Mokarzel, AF Rodrigues, Gleice Bueno, Eneida Serrano e outros. Em 26 de abril, o museu completa um ano. Já passaram por lá mais de 19 mil visitantes, dos quais 2,3 mil brasileiros.


  • Pingback: Melhor Amiga

  • Marcia Alves Pena

    Asissti ao programa da Ana Maria Braga que mostrou em viagem feita a Portugal o Museu de Pedro Alvares Cabral. Fiz uma vigem magnifica, é como se estivesse tendo a melhor aula de historia que alguem poderia ter.
    Sou professora e pesquisadora e gostaria de saber se é possivel ver pela,internet todo o museu. Isso porque meus filhos estudam numa escola muito, mas muito boa, Escola Rumo Certo, no municipio de Nova Friburgo RJ BR, e que utilisa de todos os meios para que seus alunos tenham aulas “concretas”. Como não se pode ir até Portugal para se ter essa visita, gostaria de saber se há alguma probabilidade se ter um passeio virtual.
    Grata pela atenção dispensada e fica mais uma vez os meus Parabens pela linda forma que podsemos utilisar paro o aprendizado.

  • http://UZEN EDUARDO VII

    TAO EM CASA NAO SAEM ,E QUEREM IRAO ,PARA A NOITE QUADO EU DURMIR A MELHOR MIGA CABRAL