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Lanches nutritivos para crianças na hora da merenda

Postado em 4 de março de 2010 por magostinho em Saúde

Bolinhos recheados, biscoitos, refrigerante, leite achocolatado, suco de caixinha… Será que o lanche escolar precisa mesmo ser tão pouco saudável? Segundo a chef Sandra Mara Sanches, do restaurante natural Fruto Amarelo, a resposta é não. “Os pais devem mudar os próprios hábitos e pararem de achar que a criança vai sofrer se não levar certas coisas para comer na hora do recreio”, afirma ela, que é mãe de uma menina de 6 anos. “Fazer sanduíches com pão integral e manteiga ou requeijão orgânicos, por exemplo, fica saboroso e saudável”, sugere Sandra.

Nas receitas caseiras de biscoitos, bolos e pães, por exemplo, a profissional recomenda substituir, aos poucos, a farinha comum pela integral. “Comece com 50% de uma e 50% de outra. Vá aumentando a quantidade da farinha integral toda vez que preparar a receita. Para evitar que a massa fique muito dura, o ideal é chegar a 80% de farinha integral e 20% da comum”, ensina Sandra. “Trocar o sal comum pelo marinho, mais natural, é outra medida importante no caminho de uma alimentação saudável”, aconselha.

Quem não tem tempo de cozinhar pode optar por produtos vendidos em casas de produtos naturais. Veja mais dicas abaixo.

Biscoitos saudáveis – “Existem cookies integrais com açúcar mascavo e pedaços de frutas, por exemplo, que são deliciosos e não acumulam resíduos no organismo”, diz Sandra.

Alternativa ao chocolate – Para as crianças que não vivem sem leite achocolatado, Sandra sugere o leite de arroz – que pode ser puro ou com amêndoas – misturado com uma colher de cacau puro e adoçado com mel. “Depois que a criança experimenta essa mistura, o achocolatado convencional fica a coisa mais sem graça do mundo”, garante.

Sucos naturais – Os sucos naturais orgânicos também são uma opção para levar na garrafa térmica. “Embora a fruta perca nutrientes depois de algum tempo, ainda é melhor do que qualquer bebida artificial, incluindo sucos de caixinha”, explica Sandra.

Frutas e vegetais – Frutas secas e frescas também fazem parte de uma refeição de qualidade na hora do recreio. Tiras de vegetais, como pepino e cenoura, e bolachas crocantes, vendidas em casas de produtos naturais, são opções salgadas.

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