Você está aqui
Home > Saúde > Vertigem já tem tratamento sem uso de remédio

Vertigem já tem tratamento sem uso de remédio

Fallback Image

Hoje, cerca de 70% dos idosos sofrem de labirintite. A doença que tem como sintoma a vertigem já pode ser tratada sem o uso de remédios. Dois novos métodos já estão sendo aplicados. Uma das técnicas é baseada na realidade virtual, a outra consiste na colocação de uma placa com sensores na língua dos pacientes. Os tratamentos funcionam por meio de estimulação das regiões afetadas; eles reduzem ou até eliminam as tonturas, sem a necessidade do uso de remédios.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia, o problema é mais comum nos idosos e está relacionado a 50% das quedas na terceira idade. Para a tutora do Portal Educação, Carolina Cysne, o tratamento vem contribuir em muito para quem sofre da doença.

O método fundamentado sobre a realidade virtual consiste em uma reeducação de equilíbrio no organismo. Nesse caso, é projetado aos pacientes cenários virtuais com situações que o predispõem a tonturas.

No outro modelo de tratamento, o paciente recebe estímulos elétricos toda vez que mexe a cabeça, por meio de uma placa colocada na língua. O objetivo é criar circuitos cerebrais alternativos de neurônios que atuem sobre o equilíbrio. Ambos os métodos já estão sendo aplicados no país.

“Ainda não sabemos se os resultados são melhores, piores ou iguais. Na maioria dos casos há uma melhora significativa. Os exercícios virtuais são fáceis e rápidos de fazer. Há pacientes que, com apenas duas sessões por semana, relatam melhora dos sintomas e recuperação do equilíbrio”, explica o médico otorrinolaringologista, Fernando Ganança.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: