Peixes: saiba como escolher qual o melhor tipo para o seu cardápio | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Peixes: saiba como escolher qual o melhor tipo para o seu cardápio

Postado em 17 de abril de 2010 por magostinho em Nutrição

Assim como as carnes vermelhas se diferenciam uma das outras, tanto em qualidade nutricional quanto em sabor, também existem diversos tipos de peixes, cada qual com sua característica. Por ser um alimento saudável e recomendado na rotina alimentar de pessoas de todas as idades, é importante reconhecer as propriedades de cada espécie antes de escolher a melhor opção.

Peixes são ricos em proteínas de fácil digestão, possuem grande quantidade de minerais, como sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio, e são fontes de vitaminas do complexo B. Seu consumo regular age no controle da pressão arterial, colabora com a coagulação do sangue e auxilia na proteção da pele dos raios UV.

O ômega 3, apesar de associado ao consumo de peixes, não é encontrado em todas as espécies. A presença do ácido graxo essencial é característica de peixes de águas profundas, sejam estas doces ou salgadas. Atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão são bons exemplos de espécies ricas no nutriente. “O ômega 3 age no combate a inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas, colaborando no tratamento de depressão, ansiedade e insônia”, afirma Rosangela Monteiro, nutricionista da Marcomar.

Informações nutricionais:

Salmão: Este peixe tem sabor único. Costuma ser consumido assado ou grelhado, além de ser usado cru na culinária japonesa. O produto é o carro-chefe da Marcomar e está presente em diversas linhas do portfólio da empresa. Valores em 100 gramas: 170 calorias, 24g de proteína e 6g de gordura.

Robalo: Considerado um iguaria fora do Brasil, o peixe de coloração clara comercializado pela Marcomar é criado no País. Valores em 100 gramas: 72 calorias, 18g de proteína e 8g de gordura.

Merluza: Importada da Argentina, esta espécie tem sabor semelhante ao bacalhau, sendo muito usada em receitas tradicionais. Valores em 100 gramas: 90 calorias, 19g de proteína e 1,2 de gordura.

Pescada amarela: Proveniente do Brasil, este peixe tem baixo valor calórico e de gordura, por isso é ideal para dietas de redução de peso. Valores em 100 gramas: 80 calorias, 17g de proteína e 1,3g de gordura.