Você está aqui
Home > Diversos > O frio chegou! Tire suas roupas de inverno do armário

O frio chegou! Tire suas roupas de inverno do armário

Fallback Image

Consultora pessoal da Help Personal Assistant dá dicas para conservação das peças de inverno, evitando a proliferação de ácaros e o ‘cheirinho de mofo’

O frio está chegando. Em alguns locais do País, como na Serra Gaúcha e na região de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, por exemplo, a temperatura, ainda no outono, chega a ficar negativa, devido à grande altitude e à umidade do ar.

É nesta época também que os brasileiros começam a tirar do armário peças como casacos, cachecóis, luvas, gorros, cobertores e edredons, provavelmente utilizados pela última vez em julho ou agosto do ano passado. Mas, o que fazer com o conhecido ‘cheirinho de mofo’ que costuma impregnar nos tecidos?

De acordo com a consultora pessoal Heloisa Sundfeld, da Help Personal Assistant, a principal dica para evitar o acúmulo de ácaros que, além do mau cheiro, podem provocar reações alérgicas fortes, é tirar as peças do armário todos os meses e colocá-las no sol por alguns minutos apenas. Antes de guardar, deixe a peça em lugar bem ventilado, durante pelo menos uma hora, para que ela esfrie antes de ir para o armário e verifique sempre a ventilação do guarda-roupas. Quanto maior ventilação nos armários, menos chances das peças mofarem. “Ácaros geralmente se desenvolvem em locais escuros, úmidos e sem ventilação. Com esta atitude simples, se torna impossível a proliferação de microorganismos na roupas e cobertas”, adverte Heloisa.

Se os ácaros já se instalaram nas peças, lave-as imediatamente. Alguns produtos existentes no mercado prometem auxiliar no combate a umidade e muitas vezes proporcionam cheiro agradável às roupas. “Uma dica interessante é usar bolas ou pó de sândalo. Entretanto, seu cheiro forte pode causar desconforto a pessoas alérgicas”, explica a consultora pessoal.

Para as roupas não embolorem no armário, graças à grande umidade do ar de algumas regiões montanhosas do País, a orientação é que se coloque, dentro dos armários, produtos especiais que absorvem a umidade. “Você pode optar por soluções caseiras, neste caso, como a utilização pedaços de giz de lousa ou comprimido efervescente – normalmente aqueles contra má digestão -, espalhados pelo guarda-roupa. Eles ajudam absorver a umidade”, acrescenta Heloisa.

Algumas dicas, ainda segundo a consultora, na hora de tirar as peças do armário, são fundamentais. “Para o bolor, a dica é umedecer o local com água e água oxigenada 10 volumes e colocar a peça para quarar ao sol. Já para o mofo, em tecido branco ou de cor resistente, mergulhe e deixe um pouco na água com cândida diluída. Em tecido de cor, umedeça com suco de limão. Em tecido sintético ou seda, molhe num banho de leite”, explica Heloisa Sundfeld.

Já para manter a qualidade das roupas de frio, a consultora explica que peças de inverno, como casacos, saias e calças de lã devem ser lavadas em lavanderias especializadas. “É sempre necessário verificar as instruções para lavar. Quando as peças puderem ser lavadas na água, elas devem ser lavadas de preferência à mão. Se a opção for lavar na máquina, as peças devem ser colocadas dentro de saquinhos especiais e só então podem ser colocadas na lavadora. Peças de lã não devem ser secas em secadora”, explica.

E quando o inverno chegar ao fim, o cuidado deve ser o mesmo. As peças de frio, sejam roupas pessoais ou cobertores, podem ser guardadas de um ano para outro em embalagem herméticas, que tem uma válvula para a retirada do ar. Assim, as peças ficam protegidas da umidade e de traça. Essas embalagens são encontradas em três tamanhos, basta escolher o que melhor se adéqüe a cada necessidade.

Outra opção interessante para armazenar cobertores e edredons são as capas de TNT, que permitem ventilação. As roupas de lã e de malha não devem ser guardadas sujas, pois mesmo aparentemente imperceptíveis, as peças podem apresentar manchas permanentes.

Sobre a Help Personal Assistant

A Help Personal Assistant (www.personalassistant.com.br) é uma empresa de consultoria pessoal e house organizer, especializada em resolver questões essenciais e rotineiras, como fazer compras no supermercado, arrumar armários, orientar empregados, planejar mudanças e até mesmo organizar jantares. A empresa presta assistência a pessoas da família de executivos que se mudam para determinado local a trabalho, acompanhando-as a shoppings, compras, eventos culturais, restaurantes, museus ou, simplesmente, para conhecer a cidade. Dentre os serviços mais procurados estão o Casa Pronta Noivas, o treinamento de empregados; a organização de mudanças, armários e malas para viagens e a realização de pequenos eventos, como jantares especiais, festas de aniversário e outras comemorações, de forma criativa e elegante.

A Help é especializada em serviços de organização na cidade de São Paulo. Desde 2007, a empresa tem expandido seus negócios para demais regiões do País, como a Região Metropolitana de Campinas, do Grande ABC e os estados do Rio de Janeiro e Paraná, onde conta com consultores exclusivos.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: