Você está aqui
Home > Gravidez e Bebê > Espermograma auxilia em caso de infertilidade

Espermograma auxilia em caso de infertilidade

Fallback Image

A incapacidade de obter sêmen é considerada causa de infertilidade. Neste caso tanto a presença de disfunção sexual como a ausência de espermatozóides na ejaculação contribuem para a infertilidade. Existem várias técnicas para obtenção de sêmen tanto para fazer exame de espermograma como para serem usadas em tratamentos de reprodução humana. Além da masturbação, ainda podem ser utilizadas a eletroestimulação, vibração, punção testicular e do epidídimo e MicroTese.

CONVENCIONAL

Masturbação é a opção mais comum

No método mais convencional para se fazer a coleta de espermatozóides para exame o indivíduo se masturba e ejacula em um recipiente estéril e atóxico. Antes ele higieniza as mãos e pênis e após a coleta ele identifica o material preenchendo uma ficha e anotando seu nome no recipiente.

ELETROEJACULAÇÃO

Estímulo acontece direto na próstata

Em casos de paraplegia ou tetraplegia podemos estimular a próstata através de estímulos elétricos. Um transdutor especializado é colocado por via retal e estímulos constantes e progressivos são emitidos até que o paciente ejacule. Praticamente não é mais utilizada pois existem técnicas mais modernas.

VIBRAÇÃO

Método também leva à ejaculação

Um outro método que pode ser utilizado para se conseguir o sêmen para o espermograma ou algum tratamento, é usar um vibrador para estimular o pênis e ter a ejaculação. O pênis fica apoiado no vibrador e o estímulo provoca a ereção e a ejaculação. Mas, dependendo do caso não produz o efeito desejado.

PUNÇÃO

Seringa aspira os espermatozóides

Nas técnicas Tesa e Pesa, os espermatozóides são coletados por punção com uma seringa de insulina sob anestesia local. A Tesa, diretamente dos testículos, e a Pesa, nos epidídimos. O líquido é avaliado no laboratório e utilizado em técnicas de reprodução assistida. Indicado para paciente que fez vasectomia.

Micro Tese

Microcirurgia ajuda a encontrar sêmen

Quando não se consegue amostra de sêmen nem com a “Pesa” nem com a “Tesa”, para fazer espermograma ou mesmo tratamentos de reprodução, utiliza-se a “micro Tese”. Nesta técnica uma micro cirurgia sob microscopia retira material de vários locais dos testículos até encontrar espermatozóides.

PRESERVATIVO ESPECIAL

Coleta acontece durante a relação

Em alguns casos, principalmente por motivos religiosos, alguns pacientes não podem se masturbar e por isso utilizam um preservativo especial para coleta, atóxico e sem lubrificante. O preservativo com a amostra coletada é colocado em um recipiente especial e transportado ao laboratório

[Rede bom dia]

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: