Conheça as causas da "Dor de Lado", comum em corredores | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Conheça as causas da "Dor de Lado", comum em corredores

Postado em 12 de julho de 2010 por sagostinho em Atividade Fisica

Saiba por que ocorre e como evitar este incômodo que atinge ou já atingiu a maioria dos praticantes da corrida.

Uma das principais inimigas dos corredores, a dor aguda que aparece embaixo da costela, conhecida como dor desviada, dor do lado, dor de atleta, dor do baço entre outros nomes, costuma deixar muitos corredores com cara feia por causa do incômodo que causa.

Porém, porque essa dor aparece? Pergunta frequente entre os atletas, ela pode aparecer por dois motivos distintos: muito esforço físico para o corredor e pela respiração errônea na hora de dar as passadas. Noticia o Portal de E.F.

:: Insuficiência circulatória aguda – Quando o esforço físico é maior do que a capacidade do coração de aspirar todo o retorno do sangue venoso ao coração, gera, assim, um excesso de sangue pobre em oxigênio em alguns órgãos e causa dores ou desconfortos na região do fígado (lado direito do abdômen) ou no baço (no lado esquerdo).

:: Cãibras no diafragma por deficiência respiratória – A respiração inadequada ou alta concentração de lactato sanguíneo devido a falta de condicionamento físico.

Enfim, a dor vem a aparecer por causa do desconhecimento do atleta do seu próprio corpo, já que ele não sabe o quanto pode aguentar e irá forçá-lo de mais, ou por não respirar de forma correta e de maneira confortável.

Acabando com a dor

Existem muitas maneiras de acabar de vez com essas dores que insistem em aparecer. A prevenção pode ser tanto um trabalho pré-corrida, com aquecimento específico, quanto aprendendo a respirar corretamente, sabendo, assim, a quantidade de oxigênio que o seu corpo precisa para uma melhor funcionalidade.

“O corredor iniciante deve começar a correr em um ritmo bem abaixo da sua velocidade média, fazendo o corpo se acostumar com a frequência de suas respirações. Um aquecimento mais lento vai acertar o trabalho muscular e ajeitará a respiração do corredor”, explica Enzo Amato, diretor técnico da Enzo Amato Assessoria Esportiva.

Além dessa maneira, Rodrigo Albuquerque, diretor técnico da Ápice Treinamento Multiesportivo, de Brasília, também faz suas recomendações, e afirma que a respiração ideal pode ser descoberta em pouco tempo.

“Uma maneira bem eficaz de diminuir e até acabar com as dores é intensificar a respiração, insistindo em numerosas, fortes e prolongadas expirações, o que faz o corredor se conhecer melhor em atividade, proporcionando o conhecimento da respiração ideal”, explica Albuquerque.

Uma das melhores maneiras de se conhecer é procurar saber qual é o seu tempo de respiração, o que aconselha Amato. “O corredor deve saber que não pode ter uma respiração nem tão acelerada, nem tão lerda. O aconselhável é a respiração apelidada de 2×2, ou seja, que a cada duas passadas, o corredor deve inspirar e respirar corretamente. Entretanto, não acho necessário corredores se preocuparem tanto com isso, já que a respiração deve acontecer sozinha”, resume.


  • Pingback: Melhor Amiga

  • http://reje2@hotmail.com regilanne martiins

    eu gostei muito de saber ,o que é dor do lado pq as vezes sinto muitas dor do mmeu, lado direito,uma dor mutio ruim ,é uma dor,aguda

    • http://- sagostinho

      OLá Regilanne, boa tarde.
      Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Antonio Marcos

    Ola Boa tarde, sinto um desconforto do lado esquerdo e é sempre depois que acabo de comer,e me sinto impasinado fico mal humorado e gostaria de saber o que pode ser.

    • http://- sagostinho

      Olá Antonio, boa tarde.
      Infelizmente não poderemos lhe ajudar, para te dar esse diagnóstico consulte um médico, assim, ele lhe examinará e poderá lhe pedir algum exame para o diagnóstico correto.
      Obrigada pleo contato.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Jorge

    Oi boa tarde,
    Tenho 14 anos e sou praticante de Muay Thai , sinto dor nós lados barriga quando faço exercícios por um tempo prolongado queria sabe como faço para acabar com isso .. Obg

    • http://- sagostinho

      Olá jorge, boa noite.
      Como descrito na matéria, tente fazer um aquecimento antes e preste atenção na sua respiração, isto pode lhe ajudar muito. Se continuar a sentir este incomodo, procure um médico, ele poderá lhe ajudar.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • DomingosRafael

    qual é a quasa desa dor? a (dor do lado)

  • Domingos Rafael

    Tenho 11 ano e curto a Muay Thai, minha professora de educação física, perguntou  qual a qualsa da dor do lado?

  • Domingos Rafael

    cade o meu comentário que voceis não botaram aqui

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Domingos, boa tarde.
    Para saber os motivos da dor de lado, procure um médico, ele poderá fazer um diagnóstico preciso.
    Olá Thais, bom dia.
    Ai depende muito do anticoncepcional, se a pessoa toma corretamente e o seu dia fertil. Se você toma corretamente um anticoncepcional indicado pelo seu médico, não tem do que se preocupar.
    Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
    Abraços.
    Equipe Melhor Amiga