Você está aqui
Home > Nutrição > Lady Gaga tem Lúpus, conheça os alimentos que podem amenizar os efeitos desta doença

Lady Gaga tem Lúpus, conheça os alimentos que podem amenizar os efeitos desta doença

Há mais de um mês, Lady Gaga revelava ao mundo: “Meu exame para lúpus deu positivo”. A bombástica declaração, feita em entrevista ao norte-americano Larry King, traz à tona uma doença crônica, auto-imune e que causa inflamações pelo corpo. Uma tia da cantora pop, inclusive, faleceu vítima deste mal. Para especialistas, fatores hereditários podem ser umas das principais causas do problema. E detalhe: o lúpus ocorre 15 vezes mais em mulheres do que em homens. Para tratar a doença, drogas antiinflamatórias não-hormonais são indicadas, porém, conforme o Gastronomia & Negócios apurou, os tais medicamentos podem causar efeitos colaterais assustadores, como pressão alta, obesidade, diabetes, fragilidade óssea e danos gastrointestinais. Segundo Karin Klack, nutricionista especializada em Nutrição Clínica, a alimentação desempenha um papel significante no tratamento do LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico), prevenindo e/ou minimizando essas complicações.

De acordo com estudos, entre os alimentos que podem amenizar os efeitos do Lúpus, a linhaça se destaca. Com 35% de sua composição na forma de óleo, a semente é fonte significativa de ômegas 3. Para completar a dieta, Karin Klack elaborou outras dicas essenciais para os portadores da enfermidade.

1. A alimentação deve ser rica em verduras, legumes, frutas, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja), cereais integrais e derivados, carnes brancas e/ou magras, sendo os peixes os mais saudáveis e laticínios com baixo teor de gordura.

2. Alguns nutrientes (vitamina A, vitamina E, selênio) têm a função de melhorar o sistema imunológico protegendo o organismo contra infecções por vírus e bactérias, além de reduzir a atividade inflamatória da doença. Esses nutrientes são encontrados em alimentos como couve-flor, brócolis, espinafre, mamão, manga, laranja, leite, ovos (no máximo 2 por semana e não na forma frita), castanhas, amêndoa, avelã e cereais integrais.

3. Outro nutriente recomendado para a dieta no LES é o ácido graxo ômega 3, pois essa gordura tem a capacidade de prevenir as doenças cardiovasculares por reduzir os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, além de melhorar o estado inflamatório.

4. Alguns alimentos possuem outro tipo de ácido graxo, denominado ômega 6. Essa gordura deve ser evitada por pacientes com LES pelo fato de piorar a atividade inflamatória. O ômega 6 está presente no óleo de milho, de girassol, de algodão, de açafrão e na semente de papoula.

5. A alimentação deve ser rica em cálcio para prevenir a osteoporose, para isso deve-se ingerir alimentos como o leite desnatado e derivados.

6. Recomenda-se realizar de 5 a 6 refeições ao dia, sendo café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, com moderação na quantidade de alimentos de cada uma delas.

7. Devem ser evitados os alimentos e as preparações gordurosas que possam elevar o peso corporal e os níveis de colesterol e triglicérides, como por exemplo: frituras.

8. Outro ponto importante é o controle do consumo de sal e a restrição dos alimentos ricos em sódio, pois esses podem elevar a pressão arterial e causar inchaço (edema) e retenção hídrica. Os alimentos ricos em sódio são os temperos industrializados, como as sopas prontas.

9. Não se deve exagerar no consumo de preparações que contêm adoçantes à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica, pois também podem elevar a pressão. O aspartame e a sucralose são mais indicados.

10. O açúcar em excesso pode elevar o peso, a glicemia (açúcar no sangue) e os triglicérides, além de inibir o funcionamento do sistema imunológico.

11. Bebidas como o café, chá preto, mate e refrigerantes à base de cola devem ter consumo restrito para não prejudicarem a absorção do cálcio.

De acordo ainda com Karin Klack, todas essas recomendações nutricionais servem, não apenas para o tratamento do LES, mas para todas as pessoas que querem manter um peso adequado, ter uma vida saudável e consequentemente uma excelente qualidade de vida.

  • Pingback: Melhor Amiga()

  • Pingback: _Dehborah()

  • yasmim

    gaga gosto muito de vc e de suas musicas
    doida,romanticas,pode ser tudo isso mais eu te amo como fã
    nunca esquesa disso mim mim ok!!!!!!!!11

  • Sandra regina p facio

    Esta matéria foi muito bom pra mim porque tenho les mais nunca fiz uma alimentação saudavel inclusive estou acima do peso …

Top
%d blogueiros gostam disto: