Lady Gaga tem Lúpus, conheça os alimentos que podem amenizar os efeitos desta doença | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Lady Gaga tem Lúpus, conheça os alimentos que podem amenizar os efeitos desta doença

Postado em 2 de julho de 2010 por sagostinho em Nutrição

Há mais de um mês, Lady Gaga revelava ao mundo: “Meu exame para lúpus deu positivo”. A bombástica declaração, feita em entrevista ao norte-americano Larry King, traz à tona uma doença crônica, auto-imune e que causa inflamações pelo corpo. Uma tia da cantora pop, inclusive, faleceu vítima deste mal. Para especialistas, fatores hereditários podem ser umas das principais causas do problema. E detalhe: o lúpus ocorre 15 vezes mais em mulheres do que em homens. Para tratar a doença, drogas antiinflamatórias não-hormonais são indicadas, porém, conforme o Gastronomia & Negócios apurou, os tais medicamentos podem causar efeitos colaterais assustadores, como pressão alta, obesidade, diabetes, fragilidade óssea e danos gastrointestinais. Segundo Karin Klack, nutricionista especializada em Nutrição Clínica, a alimentação desempenha um papel significante no tratamento do LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico), prevenindo e/ou minimizando essas complicações.

De acordo com estudos, entre os alimentos que podem amenizar os efeitos do Lúpus, a linhaça se destaca. Com 35% de sua composição na forma de óleo, a semente é fonte significativa de ômegas 3. Para completar a dieta, Karin Klack elaborou outras dicas essenciais para os portadores da enfermidade.

1. A alimentação deve ser rica em verduras, legumes, frutas, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja), cereais integrais e derivados, carnes brancas e/ou magras, sendo os peixes os mais saudáveis e laticínios com baixo teor de gordura.

2. Alguns nutrientes (vitamina A, vitamina E, selênio) têm a função de melhorar o sistema imunológico protegendo o organismo contra infecções por vírus e bactérias, além de reduzir a atividade inflamatória da doença. Esses nutrientes são encontrados em alimentos como couve-flor, brócolis, espinafre, mamão, manga, laranja, leite, ovos (no máximo 2 por semana e não na forma frita), castanhas, amêndoa, avelã e cereais integrais.

3. Outro nutriente recomendado para a dieta no LES é o ácido graxo ômega 3, pois essa gordura tem a capacidade de prevenir as doenças cardiovasculares por reduzir os níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, além de melhorar o estado inflamatório.

4. Alguns alimentos possuem outro tipo de ácido graxo, denominado ômega 6. Essa gordura deve ser evitada por pacientes com LES pelo fato de piorar a atividade inflamatória. O ômega 6 está presente no óleo de milho, de girassol, de algodão, de açafrão e na semente de papoula.

5. A alimentação deve ser rica em cálcio para prevenir a osteoporose, para isso deve-se ingerir alimentos como o leite desnatado e derivados.

6. Recomenda-se realizar de 5 a 6 refeições ao dia, sendo café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, com moderação na quantidade de alimentos de cada uma delas.

7. Devem ser evitados os alimentos e as preparações gordurosas que possam elevar o peso corporal e os níveis de colesterol e triglicérides, como por exemplo: frituras.

8. Outro ponto importante é o controle do consumo de sal e a restrição dos alimentos ricos em sódio, pois esses podem elevar a pressão arterial e causar inchaço (edema) e retenção hídrica. Os alimentos ricos em sódio são os temperos industrializados, como as sopas prontas.

9. Não se deve exagerar no consumo de preparações que contêm adoçantes à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica, pois também podem elevar a pressão. O aspartame e a sucralose são mais indicados.

10. O açúcar em excesso pode elevar o peso, a glicemia (açúcar no sangue) e os triglicérides, além de inibir o funcionamento do sistema imunológico.

11. Bebidas como o café, chá preto, mate e refrigerantes à base de cola devem ter consumo restrito para não prejudicarem a absorção do cálcio.

De acordo ainda com Karin Klack, todas essas recomendações nutricionais servem, não apenas para o tratamento do LES, mas para todas as pessoas que querem manter um peso adequado, ter uma vida saudável e consequentemente uma excelente qualidade de vida.


  • Pingback: Melhor Amiga

  • Pingback: _Dehborah

  • yasmim

    gaga gosto muito de vc e de suas musicas
    doida,romanticas,pode ser tudo isso mais eu te amo como fã
    nunca esquesa disso mim mim ok!!!!!!!!11

  • Sandra regina p facio

    Esta matéria foi muito bom pra mim porque tenho les mais nunca fiz uma alimentação saudavel inclusive estou acima do peso …