Por que os músculos doem depois da prática de exercícios? | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Por que os músculos doem depois da prática de exercícios?

Postado em 3 de julho de 2010 por sagostinho em Atividade Fisica

Treinar já não é fácil, mas fazemos um esforço para manter as medidas e tudo em cima. Como se o esforço dos exercícios já não bastasse, ainda vamos pra casa com dor, as vezes muita dor, e você sabe porque? Segundo a revista Saúde, ai vão algumas explicações dessa dorzinha chata pós treino.

INFLAMAÇÃO

A atividade física promove um forte atrito entre as fibras musculares. Em resposta à “agressão”, o corpo produz substâncias vasodilatadoras que estimulam as terminações nervosas. O resultado é a dor.

MICRORRUPTURAS

Submetidos ao esforço, os músculos ainda sofrem um estiramento. Isso leva ao rompimento das proteínas que formam as fibras musculares. Surgem, então, lesões microscópicas que também provocam a sensação dolorosa.

Para regenerar as fibras, entram em cena aminoácidos. Eles recompõem as proteínas actina e miosina que se partiram. Reforçados, os músculos tomam-se -maís resistentes e crescem.

FADIGA

1 Durante os exercícios, as fibras consomem energia e se abastecem de gorduras e carboidratos.

Mas é preciso quebrar suas moléculas. O corpo, então, produz o ácido láctico.

2 Em excesso, essa substância, acusada de provocar a dor, na verdade estimula receptores que produzem a sensação de fadiga ou seja, o cançasso muscular.


  • Pingback: Melhor Amiga

  • Tales

    Qual o tratamento adequado para Dor Muscular Tardia???

    Quem é essa modelo???

    Obrigado.