Sangramento na gravidez | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Sangramento na gravidez

Postado em 21 de julho de 2010 por sagostinho em Gravidez e Bebê

Sangramento na gravidez pode ser inofensivo, mas você deve saber o que fazer quando acontecer.

As causas comuns: “O sangramento no primeiro trimestre é muito comum”, diz Patrick O’Brien, obstetra do University College Hospital, em Londres.

“Muitas mulheres temem um aborto, mas não é necessariamente o caso de todas e para a maioria das mulheres nao passa de um susto”.

Uma razão para o sangramento precoce é a implantação: quando o óvulo fertilizado se implanta na parede do útero. Isso acontece na primeira semana ou duas, muitas vezes causando um sangramento leve.

Quando pode ser grave: Sangramento no primeiro trimestre pode às vezes ser um sinal de uma gravidez ectópica – quando o embrião cresce na trompa de Falópio – ou um aborto espontaneo.

“Como regra geral, o sangramento mais pesado é o mais preocupante”, diz Patrick.

O que fazer: Relatar qualquer sangramento ao seu médico. Se o sangramento for intenso, deve ser procurar o hospital. Um ultrasom e às vezes um exame de sangue irá determinar se está tudo bem.

Sangramento no meio da gravidez

As causas mais comuns: Há menos chance de hemorragia após 13 semanas de gravidez. Se isso ocorrer, ele pode ser causado pela erosão cervical, onde o colo do útero torna-se frágil, muitas vezes resultando em sangramento após o sexo.

“Isto é devido ao estrogênio extra produzido durante a gravidez, e não é nem um pouco arriscado para a mãe ou a criança”, diz Patrick.

O mucus com sangue que sai perto da data do nascimento eh uma forma de dizer q esta chegando a hora do parto.

Quando pode ser grave: Sangramento no segundo e terceiro trimestres pode ser causado pela placenta prévia, onde a placenta baixa, cobre ou se aproxime do colo do útero.

“Esse sangramento é geralmente indolor”, diz Patrick. Se é um pequeno sangramento, é provável que seja pedido um extra check-ups.

Placenta prévia pode, contudo, provocar hemorragias graves, caso em que uma cesariana é normalmente necessária porque a placenta está bloqueando a passagem do bebe.

Sangramento acompanhado de dor abdominal contínua, poderia indicar descolamento prematuro da placenta, onde a placenta se separa da parede do útero. Isto é incomum, mas pode ser grave se muito da placenta sair, ela pode parar de enviar oxigênio da mãe para o bebê. Uma cesariana pode ser necessário.

Procure ajuda imediata caso haja qualquer sangramento. Se ele for pesado, vá direto para o hospital – chame uma ambulância se for necessário. Uma vez que a causa do sangramento for estabelecida, você estará no lugar certo para obter o tratamento adequado, seja o acompanhamento, o descanso ou uma cesariana.


  • Pingback: Melhor Amiga

  • claudia padovani

    Sangramento na gravidez é muito complicado porque na verdade assusta em qualquer fase da gestação,estou grávida de um mes e tive não um sangramento,mas um tipo de secreção meio rosa e fiquei muito assustada,mas foi muito pouco e já parou.

  • Aline lago valentin

    estou com 16 semanas de gravidez e a uma semana que estou tendo um pequeno sangramento logo quando levanto e vou urinar suja um pouco o papel mas logo depois nao sai mais nada e so acontece isso de novo na manha seguinte ou nem acontece ja fiz uma ultra e ta tudo bem ,oque pode ser isso

    • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

      Aline, infelizmente não tem como lhe dar um diagnóstico a distância. O mais importante é que você fez o exame e não acusou nada. Mas, se continuar, procure um outro especialista, é sempre bom pegarmos opniões diversas.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga