Saiba tudo sobre corrimentos vaginais | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Saiba tudo sobre corrimentos vaginais

Postado em 16 de agosto de 2010 por sagostinho em Saúde

Existe uma preocupação intensa da mulher em relação aos corrimentos vaginais.

Até que ponto uma secreção pode ser considerada normal? O que é corrimento normal? O que é corrimento patológico?

Durante a infância a ocorrência de corrimentos patológicos (que são considerados doenças) é rara.

São causados na maioria por verminoses e higiene inadequada.

A partir do momento que a menina menstrua ocorre uma mudança do Ph e da flora vaginal, que acrescidos de mudanças comportamentais (como por exemplo uso de tecidos sintéticos justos) podem levar à um aumento da secreção vaginal, mas raramente, neste caso leva à infecções.

Na mulher sexualmente ativa já existe uma mudança de Ph e flora vaginal, devido ao ato sexual.

O não uso do preservativo pode infectar a mulher com microorganismos que causarão uma alteração da secreção vaginal normal, tornando essa mesma secreção uma doença,com sinais e sintomas, devendo ser diagnosticada e tratada adequadamente.

Sempre que existe uma suspeita de que a secreção não está normal deve-se procurar um ginecologista, para um exame mais detalhado.

Via de regra uma secreção sem odor e sem prurido (coceira) não é considerada doença.

A partir do momento em que ocorre uma alteração na quantidade desta secreção, na coloração e no odor, acompanhado ou não de prurido, deve-se procurar o médico.

Existem certos tipos de infecção genital em que a secreção se torna pruriginosa, com odor fétido e pode ou não ser acompanhada de irritação vaginal.

Neste caso deve-se suspender as relações sexuais e procurar o serviço médico para o tratamento correto.

O uso de medicações por conta própria ou indicados por profissionais não médicos pode melhorar o quadro a princípio, mas as conseqüências podem ser extremamente ruins.

Ressalto a importância do exame preventivo (papanicolau), que além de detectar precocemente o câncer, pode diagnosticar infecções genitais em sua fase inicial, ou seja, sem sintomas.

Tipos de corrimento

Infecção causada por fungos (candidíase): corrimento vaginal espesso e caseoso, tende a aderir às paredes vaginais e é acompanhada de coceira e queimação na vulva e na vagina. Os sintomas podem piorar durante a semana que antecede a menstruaçãoe e ocorre sobretudo em mulheres diabéticas, grávidas ou que estejam fazendo uso de antibióticos.

Infecção bacteriana (glamídias ou Gonococos): secreção opaca, branca, cinza ou amarelada, fétida com cheiro de peixe.

Infecção por protozoário (trichomonas vaginalis): secreção de coloração branca, verde acinzentada ou amarelada que pode ser espumosa. A secreção geralmente ocorre logo após a menstruação e pode ter um odor desagradável. A coceira é intensa.

Câncer de vagina, do colo do útero ou do endométrio: Secreção aquosa, com sangue.

Infecção viral (vírus HPV e Herpesvirus): Prurido ou desconforto vulvar acompanhado de sangramento vaginal após a relação sexual.

Ambos os parceiros sexuais devem ser tratados ao mesmo tempo na maioria das situações para evitar a reinfecção.


  • Pingback: Melhor Amiga

  • Pingback: Feminina e Atual

  • Pingback: Fertilidade a Matern

  • http://www.lactacyd.pt Sandra Ferreira

    Usem os productos de higiene da marca lactacyd. Já falei com vários médicos que me aconselham. Existem várias gamas para diferentes funções. VEjam no site http://www.lactacyd.pt

  • Carolina Matos

    olá sandra.

    Estou com alguns problemas na minha zona íntima, mas não tenho dinheiro para ir ao médico…Achas que esses productos de que falas da marca lactacyd, são bons para mim? Ajuda-me!

    • http://- sagostinho

      Olá Carolina, boa tarde.
      Infelizmente não poderemos lhe ajudar, para saber o que usar é necessário que seja examinada e provavelmente realizado um exame para saber que tipo de problema é o seu, só assim poderá ser medicada para o tratamento adequado. Procure um posto de saúde, cuidar da sua saúde intima é muito importante.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Sandra Ferreira

    Sim carolina, podes usar com confiança, mas devias de arranjar uma forma de ires ao médico :( aproveita a promoção que a marca está a fazer, tens 50% de desconto…Espero que o creme te ajude: vê a promoção querida: http://bit.ly/cW7zoQ

  • valquiria da silva amaral

    Estou com um corrimento amarelado, mal cheiroso e uma irritaçao vaginal, que ocorre principalmente depois de urinar, e mesmo urinando tenho a sensaçao de estar sempre apertada. ME ajudem.

    • http://- sagostinho

      Olá valquiria, boa tarde.
      Procure um médico ginecologista, ele lhe examinará e poderá lhe dar o diagnóstico correto.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • shofia

    Estou com um corrimento amarelado, mal cheiroso ñ a quanto maisemu parceiro ta achando isso muito chato me ajuda ñ aguanto mais isso tem cura olha mais eu tenho isso des de pequena munca procure o medico  munca fui ao ginicologista

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Shofia, boa noite.
    O mais indicado é você procurar um médico ginecologista, ele fará todos os exames de rotina e poderá lhe indicar o que é melhor para você. Tratando corretamente o seu caso.
    Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • jessik

    Euu too coom uma dor disagradavel do lado esquerdo da barriga,a door vaii passando pras Costaa Fikoo muiita preocuupada…..as Vezess Fiiko coom um corrimentoo veem meiio braanco  e quaando vai descee pra miim Fiikaa meiio amarrozadoo…  E as vezees Fikaa coom mall cheiroo  aff’z é Hoorriivel”…. O q Devoo Fazeer?

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Jessik, bom dia.
    Infelizmente não tem como lhe dar um diagnóstico a distância. Procure um médico ginecologista, ele podera lhe auxiliar no que for preciso.
    Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • Lara_sk8_

    olá, os lábios da minha vagina ficam inchados depois que eu faço amor , oque deve ser isso ? estou muito nervosa , por favor me ajudem ! beijos 

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Lara, bom dia.
    Inchar um pouco é normal, pois o local foi estimulado e a irrigação sanguínea também, por isso incha. Agora, se achar que é algo fora do normal ou se sentir dores e outros sintomas, procure um médico ginecologista, ele lhe auxiliará no que for preciso.
    Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga