Como organizar um chá-bar? | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Como organizar um chá-bar?

Postado em 20 de setembro de 2010 por sagostinho em Noiva e Casamento

Organização

“Geralmente dizem que quem tem que organizar são as amigas e amigos, mas nada disso, eu mesma organizei o meu chá-bar e foi um sucesso. O importante é você fazer as brincadeiras de modo que para você também seja uma surpresa, garantindo a diversão de todos”.  Diz Sheila da equipe Melhor Amiga. (veja em brincadeiras).

O que é chá-bar?

O chá-bar é uma forma agradável de reunir os amigos do Noivo e da Noiva numa única festa, onde de um lado as amigas levam os presentes de chá-de-cozinha e os amigos levam os presentes para o bar. Esta lista pode ser acrescida de bebidas variadas como uísque, licor, vinho, vodka, conhaque, rum, tequila, etc. A reunião tem um clima descontraído e pode ter brincadeiras, castigos, músicas e danças. É uma forma divertida de fazer uma despedida de solteiro.

Ambiente

Pode ser feito na casa de algum amigo, na casa dos pais ou mesmo na casa nova dos noivos. Mas, certamente os homens vão querer um lugar onde possam ficar bem à vontade.

Dá para realizar três formas de festa: Mista (todos juntos, homens e mulheres realizando as mesmas brincadeiras), grupos separados (homens e mulheres utilizam as mesmas brincadeiras mas em ambientes separados) e separadamente (onde os homens não realizam as mesmas brincadeiras que as mulheres).

Geralmente esta última opção é a mais usada, pois, os homens geralmente não seguem brincadeiras específicas. Contam piadas e conforme o decorrer da festa podem surgir ideias de brincadeiras que combinem com o perfil do noivo, seus amigos e a festa. Uma boa idéia é contratar Drag Queens ou artistas para representarem situações do cotidiano de um casal, satirizando a vida futura que terão.

Desta forma, fiquem em ambientes separados, assim um não atrapalha o outro com as brincadeiras e algazarras.

Decore o ambiente de forma a ficar bem alegre, balões coloridos pendurados no teto, ficam o máximo.

Disponibilize cadeiras formando um circulo bem grande e deixe um bom espaço no meio para as brincadeiras.

Em um canto do ambiente, onde ninguém fique passando muito para não derrubar nada, coloque coisinhas gostosas para petiscar e beber ou, se disponibilizar de um serviço de buffet, melhor ainda, eles virão da cozinha com as bandejas para servir. Faça de uma forma que todos se sintam à vontade e você não precise ficar saindo pra servir ninguém.

Brincadeiras

Não se esqueça: brincadeiras de chá-bar devem ser animadas e saudáveis. Se sentir que as suas convidadas estão entediadas ou não estão querendo participar, tente aumentar a música, bater palmas ou mudar a brincadeira. O interessante e importante é gerar entrosamento e muitas risadas. E não esqueça da máquina fotográfica ou filmadora, certamente serão momentos que devem ser registrados com carinho!

Mudança de Nome: Procure nomes engraçados na internet ou pense alguns e faça uma lista recortando e colocando em uma caixa. Assim que seus convidados chegarem, faça eles retirarem um papel e toda a festa terão que ser chamados pelo nome que a pessoa tirou. Pendure na blusa para ficar aparente e a pessoa que o chamar pelo nome original leva um castigo na hora.

Preenchendo castigos: Elabore alguns castigos e coloque em papéis dobrados para um sorteio dentro de um recipiente. Assim que as convidadas se acomodarem, dê papel e caneta a elas para que escrevam algum castigo e deposite juntamente com os já existentes. Desse modo terão castigos para a festa toda.

Estilistas
As convidadas devem confeccionar o vestido da noiva – no corpo da noiva – com jornais, papel higiênico, durex, barbante, etc.

Receita do Casamento Perfeito
Dê a cada convidada cartões de receita e peça para que escrevam a receita de um casamento perfeito. Mais tarde, dê os cartões para a noiva, peça para que ela leia-os em voz alta e adivinhe quem escreveu.

Celebridades
Cole em cada convidada do chá-de-cozinha o nome de uma pessoa famosa, porém dessa vez na frente da blusa. Todos então têm de chamar essa convidada por esse nome e quem errar tem de pagar uma prenda: cantar, recitar um verso, imitar um porquinho, etc.

Adivinhação
Nessa brincadeira a noiva tem de adivinhar o presente apenas tocando-o com os pés. Se errar, paga uma prenda.

Pode ser feito com as mãos também, que é a forma tradicional.

Batata quente
A organizadora da festa junta vários acessórios baratinhos, como: touca de banho, batons, meia-calça colorida, anéis, broches, minibuquês, véuzinho de noiva, máscaras de oncinha, diabinha, coelhinha, objetos piscantes e bregas, etc. Coloca-se uma música e a organizadora pega um dos acessórios e coloca em uma caixa sem que as convidadas vejam. A caixa deve ficar passando de mão em mão na roda de convidadas até que a música pare. Quando parar, a pessoa que estiver com a caixa na mão terá que vestir/usar o acessório. No final, cada uma pode sair com a lembrancinha da festa.

Lembrancinhas para o chá-bar

Vale qualquer coisa que faça lembrar do dia feliz e agradável que tiveram, abaixo algumas dicas:

- Cadernetinha de anotações com a capa personalizada;

- Caneta personalizada;

- Mini tacinhas de acrílico;

- Mini noivinhos de biscuit;

- Mini rolinhos de macarrão;

- Mini garrafinhas de bebida;

- Mini vassourinhas;

- Mini talheres;

E tudo mais que sua imaginação e criatividade mandar.

Lista de presentes para o chá-bar

- Abridor de garrafas

- Abridor de latas

- Bebidas alcoólicas em geral

- Copos de cerveja

- Copos para licor

- Taças para vinho

- Taças para champanhe

- Copos para whisky

- Dosador de bebidas

- Espremedor de limão

- Kit caipirinha

- Porta-copos

- Porta-garrafa de vinho

- Galheteiro

- Faca para queijo

- Jogo de tupperware p/ microondas

- Faquinhas de patê

- Faca para pão

- Garfinhos para aperitivo

- Jarra para suco

- Tábua para aperitivos

- Tábua para carne

- Bacia de plástico (1 méd e 1 peq)

- Balde (1 grande e 1 pequeno)

- Batedor de carne

- Cesto para pães

- Colher de pau

- Descascador de legumes

- Escorredor de arroz

- Escumadeira

- Concha

- Espátula para queijo

- Espremedor de alho

- Espermedor de batatas

- Pinça para macarrão

- Colher de cabo longo

- Coqueteleira

- Moedor de pimenta

- Balde para gelo

- Pinça para gelo

Aproveite esta festa maravilhosa, divirta-se e boa sorte!


  • Pingback: Melhor Amiga

  • Aline

    Olá gostaria que vocês me ajudassem respondendo algumas perguntinhas. Irei me casar somente no civil e não farei festa porém gostaria de comemorar fazendo um chá bar. Pretendo fazer uma lista de presentes na camicado e gostaria de saber se posso exceder um pouquinho em relação aos valores dos presentes já que não farei uma festa mesmo de casamento e também se posso pedir coisas que eu realmente preciso fugindo um pouco a regra de pedir coisas só para a cozinha ou para o bar. Além disso meu namorado gostaria de fazer uma retrospectiva e a brincadeira da gravata é muito chato isso? pois taria fugindo completamente a regra

    • http://- sagostinho

      Olá Aline, boa noite.
      Seria melhor vocês chamarem de “Festa para Comemorar o Casamento”, pois assim, todos entenderão os presentes mais caros, a retrospectiva e o corte da gravata. Como é uma festa, não tem problemas vocês adicionarem brincadeiras e diversões do chá bar, tenho certeza que todos irão adorar.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • sandra

    orçamento do mini balde com champangne

  • Juliana Pimenta

    Olá, gostaria que me tirassem uma dúvida, no chá de cozinha nós entregamos um convite para cada convidada e cada uma dá um utensilio. Como funciona isso no chá bar?Entrego um convite por familia ou um por pessoa e cada um leva um presente?Obrigada.

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Juliana, bom dia.
    O convite é tipo de chá de cozinha, se você for dar um convite por pessoa, este tem que ter peças baratas, principalmente se as pessoas forem da mesma família. Agora, se optar por peças mais caras ai pode ser um convite por família.
    Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • Djécio Som

     

    Vai
    fazer uma festa?

     

    Lembre-se,
    a musica é uma das coisas mais importantes, pois ela ativa nossa memória de
    longa duração.  É preciso qualidade e bom
    gosto tanto na pesquisa e execução das musicas.

    Oferecemos
    equipamentos de alto impacto visual e DJ’s certificados pelo SENAC para fazer
    de seu evento inesquecível. Se preocupe apenas em receber os convidados e deixe
    a animação por nossa conta!

    Atendemos
    toda grande são Paulo!

    djecioeventos@gmail.com