Dicas para conservar alimentos corretamente

Uma das dúvidas que assombram qualquer pessoa que precisa guardar qualquer tipo de alimento em casa, seja perecível ou não, é qual a maneira correta de convervar esses alimentos para que eles não estraguem fácil nem acabem perdendo seu valor nutricional.

Aí vai algumas dicas:

Carne (frango, boi, porco) – Congelar em embalagens Ziploc (ou sacos plásticos mesmo). Eles são ótimos pois não ocupam espaço no freezer. Se você não tiver freezer, na geladeira a carne só deve ser conservada por no máximo 3 dias após o corte.

Peixe – Consumir no mesmo dia. Peixe estraga muito rápido. A exceção fica por conta daqueles filés congelados que vendem no mercado. Fazer o mesmo esquema das carnes. Colocar no Ziploc e deixo no freezer. Duram pelo menos uns dois, três meses.

Verduras – Super delicada. Comprar e consumir no máximo no dia seguinte. Acho que depois disso elas começam a perder o sabor e não são a mesma coisa. Lavar sempre na hora de utilizar. Quando for deixar guardadas de um dia para o outro, colocar na gaveta específica da geladeira.

Queijos e Frios em fatias – Guardar em potes especialmente pra isso e não deixo passar de dois, três dias na geladeira.

Queijos e Frios em pedaços – Guardar embalados em filme plástico. Ficar no máximo uma semana na geladeira.

A dica mais preciosa de todas é comprar tudo em pequenas quantidades, mas se tiver uma ótima promoção no mercado como:  carnes ou frango dá pra congelar, é só separar as porções em Ziploc e só descongelar o necessário. Não tenha vergonha de comprar quantidades pequenas de coisas, por exemplo um peito de frango, quatro bifes, cem gramas de presunto etc.. É melhor ter tudo fresquinho na hora de consumir do que guardar por muito tempo o produto e estragar ou acabar diminuindo seu valor nutricional.