Dicas para limpar armários brancos | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Dicas para limpar armários brancos

Postado em 2 de setembro de 2010 por magostinho em Casa

Os armários ajudam a criar um ambiente agradável numa casa assim como as cores utilizadas neles. Dão harmonia e servem para muitas utilidades tais como guardar roupa em gavetas, louças e objecto de uso pessoal. Colocam-se por toda a casa tendo cada um a sua funcionalidade.

A sua limpeza exige alguns cuidados específicos dependendo da cor e do tipo de material utilizado. Para os armários brancos os cuidados devem ser redobrados porque mostram mais facilmente a sujeira, relata o site rua direita.

Para uma limpeza eficiente destes deve limpar-se a parte interna das gavetas com uma escova de dentes velha para retirar a sujeira dos cantos internos. Em seguida pode aspirar-se com um aspirador dado que a vassoura levanta pó. Depois o melhor e mais indicado é passar primeiro um pano humedecido com água e sabão neutro e depois passar um pano seco de flanela. Há quem use em vez de sabão neutro sabão de coco ou água com vinagre branco para retirar os odores.

Não se recomenda usar produtos de lustro pois escurecem a madeira e provocam manchas. O ideal para os armários brancos é limpá-los com água e leite ou aplicar directamente o leite e esfregar com flanela.

Se estiverem muito gordurosos pode usar-se sabão em pó diluído em água.

Nunca se deve borrifar água directamente nas portas dos armários pois esta pode infiltrar-se e danificar. O mesmo se aplica em relação a panos encharcados ou esponjas de aço. É melhor usar só o pano humedecido em leite ou água com o sabão neutro. Nos casos mais difíceis e envelhecidos o vim líquido é uma alternativa.

Depois de devidamente limpos e secos é conveniente colocar umas bolas de cedro sem cor e cheiro para absorver a humidade das gavetas. Para além de absorverem a humidade funcionam como repelentes. Nos armários de roupa ou gavetas podem colocar-se bolinhas ou gotas de alfazema, jasmim ou eucalipto para cheirar bem e afastar pragas.

Para evitar a dificuldade da limpeza o melhor é passá-los diariamente com um pano húmido e seco. Deste modo não é necessário o uso de detergentes.

O pano deve ser sempre macio para não riscar ou danificar a madeira. Uma limpeza correcta exige esponjas e panos adequados para evitar estragar.

Não basta limpar constantemente os armários de cozinha ou casa de banho, deve ter-se atenção às canalizações e ao grau de humidade da casa bem como se existem infiltrações.