Hemorróidas podem esconder câncer de reto | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Hemorróidas podem esconder câncer de reto

Postado em 13 de setembro de 2010 por magostinho em Saúde

Uma das mais frequentes e desconfortáveis desordens que ocorrem no organismo, a hemorróida atinge de 30 a 40% da população adulta e para alguns indivíduos chega a ser um constrangimento. Para o médico Cirurgião Geral Bráulio Lessa, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, o problema costuma ser sério e pode esconder uma gravidade como o câncer de reto, e por isso, a patologia requer pronto diagnóstico.

Hemorróida é uma veia alterada que ocorre dentro ou em volta do ânus e do reto. Existem dois tipos a externa e a interna. No primeiro caso ela é visível e pode ocorrer a trombose hemorroidária, com a formação de um coágulo dentro da veia, acompanhada de um processo inflamatório com inchaço, dor local intensa e às vezes pode ocorrer coceira anal.

Já a hemorróida interna apresenta incômodos e dores, nos casos mais graves, onde as veias ficam permanentemente prolapsadas e exteriorizadas e não retornam para o interior do reto, podendo até apresentar sangramento.

A principal causa é a má circulação local, prisão de ventre, esforço repetido para evacuar. A pressão do feto na pelve durante a gravidez, obesidade e excesso de toxinas que se instalam na área do ânus. Também pode acometer os indivíduos que se cobram muito, perfeccionistas e que trabalham sob pressão.

Entre os principais sintomas estão sangramento anal após as evacuações; dores, muitas vezes insuportáveis; incômodo local; dificuldades para andar e sentar.

O diagnóstico é feito a partir de relatos do paciente e de exames da região anal, que avaliarão o tipo de hemorróida e descartarão a existência de neoplasia. Para os pacientes acima de 50 anos e com fatores de risco para o câncer colo-retal, deverá ser realizada a colonoscopia.

Os tratamentos para as hemorróidas internas até o segundo grau podem ser feitos de diversas formas por fotocoagulação, onde as hemorróidas são necrosadas e diminuem de tamanho por meio de laser; criocauterização, um processo realizado com aplicação de gelo; escleroterapia onde há injeção de substâncias esclerosantes; ligadura elástica, onde se aplicam elásticos em torno das hemorróidas provocando isquemia e necrose. Já as hemorróidas externas e nas internas de terceiro e quarto graus o tratamento deverá ser cirúrgico.

Pode-se prevenir a hemorróida com mudança alimentar, incluir no cardápio fibras, que auxiliam no funcionamento dos intestinos evitando o acúmulo de fezes; beber bastante água; evitar certos alimentos como pimenta e açúcar; evitar a constipação intestinal; fazer exercícios regulares – 20 minutos diários de caminhada ajudam a função intestinal e descansar bastante após um dia de trabalho.

“O paciente com hemorróidas deve ficar atento, pois o câncer colo-retal e anal pode passar despercebido, já que apresentam os mesmos sintomas da doença hemorroidária. Daí a necessidade de ser feita avaliação médica diante de qualquer sintoma”, alerta o médico.

Também é importante lembrar que todo paciente com mais de 50 anos que apresente sangramento anal precisa procurar um cirurgião do aparelho digestivo para afastar a possibilidade de câncer do colon, reto e anus.


  • vidimar

    olá,tenho este problema q não é sempre q acontece,mas sempre tenho um desconforto ao evacuar,uso medicamento local para aliviar a dor,só q as vezes sangra eo sangramento e longo,mas o meu problema é q me machuco por ter as fezes mto dura,acho q é pq bebo mto leite.oque fazer para melhorar e aliviar o problema sem cirurgia,com a alimentação,grato

    • http://- magostinho

      Olá Vidimar,
      Olha uma boa dica com a Alimentação é, comer bastante fibras como: pão integral, biscoito integral, semente de linhaça que vc pode jogar por cima da salada e nas frutas, laranja com o bagaço é muito bom também, couve refogada é ótima, e não esqueça de beber muita água, principalmente se vc incluir as fibras na sua dieta é necessário que se beba muita água.
      Um grande abraço e boa sorte,
      Equipe Melhor Amiga

  • jose junior

    olha, tenho 26 anos e a alguns dias percebi algo perto do anos tipo um carocinho do lado interno sentir um pouco de incomodo tipo uma dorzinha mas depois de 2 dias passou quero saber se pode ser emorroida estou muito confuso pos ja ouvir falar mas nao quero ter ela nunca e se fato de fazer academia tem haver com isso. Obrigado espero resposta

    • http://- magostinho

      Olá José,
      Nós do Melhor Amiga apenas publicamos as matérias,para tirar suas dúvidas indicamos o site http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1076 Muito obrigada por deixar seu comentário esperamos que a indicação deste site possa te ajudar,
      Um abraço,
      Equipe Melhor Amiga

  • lucia mara de oliveira

    ola,estou com este poblema ja esta com 3 meses e tenho muita vergonha de ir ao medico estou usando uma pomada do meu filho que tambem tem hemorroida mas preciso ir ao medico pois tenho muita dor e quemaçao e tambem sangra sempre que vou ao banheiro,acho que tenho medo porque eu sou uma pessoa que tem muito poblema de saude.gostaria de saber se existe um tratamento sem ter que ir ao medico

    • http://- magostinho

      Olá Lúcia,
      Infelizmente não tem tratamento sem visitar um médico, o ideal é ir a um proctonologista para ele avaliar. Não fique preocupada com isso o médico está acostumado com muitos casos igual o seu.
      O que você pode fazer para que não agrave ainda mais seu problema é fazer uma alimentação com bastante fibras e beber muita água, assim seu intestino funcionará bem. Mas mesmo assim procure um médico.
      Uma abraço
      Equipe melhor Amiga

  • Edmilson

    Olá meu nome é Edmilson há uns três anos atrás eu sentia muitos incômodos no ânus como coceiras do tipo queimação.Fui ao médico, fiz exames e não constou nada pois o que estava me causando estes problemas era o fato de eu está com uma protusão lombar nas L3 a L5 e S1 fiz uma cirurgia foi colocado parafusos na lombar e daí não tive mais estes incômodos e aproximadamente três meses atrás venho sentido os mesmos incômodos não sangra mas quando vou tomar banho fica ardendo e não consigo me sentar adequadamente.