Saiba tudo sobre anticoncepcionais | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Saiba tudo sobre anticoncepcionais

Postado em 14 de outubro de 2010 por sagostinho em Sexo

Existem muitas dúvidas a respeito deste contraceptivo tão difundido hoje em dia. Mas, muitas vezes, a pergunta sem resposta ou a utilização incorreta do medicamento pode ocasionar problemas ou gravidez indesejada. Por isso, entrevistamos a Dra. Célia Regina da Silva*, ginecologista, que esclarece algumas das dúvidas mais frequentes entre as mulheres.

1- A utilização do anticoncepcional influencia na libido? Como?

As vezes. Há uma pesquisa inédita, realizada pela Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que entrevistou 500 brasileiras usuárias de anticoncepcionais, para avaliar o impacto do medicamento nas relações sexuais foi realizada. Do total de entrevistadas em Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, 16% disseram que o uso das pílulas diminui o desejo sexual.

O número superou o grupo que considera o medicamento uma interferência positiva, que somou 11% (72% disseram não perceber influência e 2% não souberam responder).

O impacto na libido não necessariamente é provocado pelo produto anticoncepcional. Pode ser por uma doença, problemas no relacionamento, cansaço, fadiga, uso de outros medicamentos.

Sexo prazeroso e seguro, diz nas definições da Organização Mundial de Saúde (OMS), entidade respeitada globalmente, é um dos indicadores de qualidade de vida.

É comum ouvir dizer que as pílulas que abaixam o nível de hormônios masculinos produzidos pela mulher (elas produzem esses hormônios em quantidades menores) podem causar diminuição da libido, mas não existe muita comprovação científica de causa e efeito. Em raros casos, alguns contraceptivos injetáveis podem chegar a causar diminuição da libido da mulher em função de sua composição, que têm dose de hormônio bem maior do que as pílulas.

2- A pílula anticoncepcional de uso contínuo é indicada para todas as mulheres?

Sim. A menstruação regular mensal é um fenômeno relativamente recente. Antigamente, as mulheres engravidavam mais cedo, tinham mais filhos e amamentavam durante mais tempo, o que determinava um número menor de ciclos menstruais. Estima-se que as mulheres, atualmente, apresentam cerca de 450 episódios menstruais durante a vida em comparação a apenas 160 episódios nas mulheres de antigamente. Existem fortes evidências indicando que as modificações no padrão menstrual são responsáveis pelo aparecimento de sintomas e de algumas doenças relacionadas às menstruações repetidas em mulheres suscetíveis, tais como endometriose, síndrome de ovários policísticos, miomas uterinos, síndrome pré-mentrual, etc.

3- A pílula de uso contínuo pode não ter o efeito desejado em determinadas pessoas, fazendo-a menstruar e sentir os efeitos da TPM?

Cada caso deve ser individualizado pois o uso contínuo após 3 meses, em média, ou o uso de pílulas de baixa dose continuamente, podem causar escape sanguíneo. Provavelmente, por não sustentar o padrão hormonal que permita uma uniformidade endometrial, evitando assim o sangramento.

4- A pílula contraceptiva tomada por longos períodos interfere quando pretende-se engravidar?

Não. Atualmente existem pílulas anticoncepcionais com diversas composições de estrogênio e progesterona, em doses menores, mas que permitem alta eficácia anticonceptiva. E estas pílulas, quando interrompidas, permitem a volta à fertilidade imediatamente. Após 12 horas sem o uso já pode ocorrer uma ovulação.

5- Existem efeitos colaterais causados pelo uso do medicamento?

Sim. O efeito mais comum da pílula anticoncepcional é sangramento tipo escape. Sabemos que 50% das novas usuárias da pílula anticoncepcional abandonam no primeiro ano devido ao incômodo de problemas como sangramento e amenorréia (falta de menstruação).

Os efeitos da pílula anticoncepcional sobre o peso, efeitos sobre a sexualidade, podem existir principalmente em pílulas que tem teores hormonais mais elevados. Hoje procuramos usar pílulas de baixa dose hormonal. Quanto aos efeitos da pílula anticoncepcional sobre a depressão, sabemos que níveis menores de serotonina, um neurotransmissor no cérebro, têm sido relacionados à depressão. Altos níveis de estrogênio e progesterona têm mostrado diminuir os níveis de serotonina. Daí, o uso de pílulas mais modernas com teores hormonais menores .

Outros possíveis efeitos associados à pílula anticoncepcional são aumento do muco vaginal, redução do fluxo menstrual, mastalgia (dor nas mamas) e aumento do tamanho dos seios.

6- Quais os tipos de anticoncepcionais disponíveis no mercado? Qual a diferença entre eles?

As pílulas contendo um estrogênio e um progestogênio, em diferentes doses e esquemas posológicos – 21 dias, 24 dias, 28 dias ou contínuo.

As pílulas de progesterona, em uso contínuo, são geralmente usadas no período de amamentação. Mas existe um tipo que pode ser usada, com alta eficácia fora do período de amamentação. Interessante para mulheres que não podem usar estrogênio.

Também existem os injetáveis mensais (estrogênio e progesterona ), injetáveis trimestrais a base de altas doses de progesterona. As versões mais modernas, além das pílulas, são o anel vaginal (com estrogênio e progesterona), que é trocado uma vez por mês e os adesivos com a troca semanal.

7- Medicamentos podem cortar o efeito do contraceptivo?

Sim. O uso de alguns medicamentos pode afetar a ação dos contraceptivos orais, reduzindo a eficácia destes produtos. Verificou-se esta possibilidade com medicamentos utilizados no tratamento da epilepsia (por exemplo, primidona, fenitoína, barbitúricos e carbamazepina), da tuberculose (por exemplo, rifampicina e rifabutina) e com alguns antibióticos (por exemplo, penicilinas e tetraciclinas), usados no tratamento de outras doenças infecciosas. É possível que ocorra interação também com oxcarbazepina, topiramato, felbamato, medicamentos para tratamento da AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (por exemplo: ritonavir), o antibiótico griseofulvina e com medicamentos que contenham Erva de São João – hipérico (usada principalmente para o tratamento de estados depressivos). Alguns medicamentos (por exemplo, cetoconazol, eritromicina, ciclosporina) podem inibir o metabolismo da pílula anticoncepcional, assim como o uso de anti-ácidos. Os contraceptivos orais também podem interferir na eficácia de outros medicamentos.

*Dra. Célia Regina da Silva CRM: 52.41959-1 Ginecologista,  chefe do ambulatório do planejamento familiar da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em ginecologia pela FCMSCMSP, delegada da SOBRAC-RJ – Associação Brasileira do Climatério, Profª. da Pós-Graduação da Universidade Veiga de Almeida, Membro Titular do CBC – GINECOLOGIA.


  • Pingback: Melhor Amiga

  • kelly

    Bom Dia !!!

    Minha dúvida é a seguinte, o anticoncepcional, faz cair o cabelo??? ou ñ tem nada a ver??
    mal estar,ancia,moleza tbm é efeito do anticoncepcional, pois eu antes tinha parado de tomar faz uns 2 meses a atrás pq eu tinha esquecido,ñ tinha essas coisas e agora voltei a tomar e é sempre a noite q acontece isoo será q é por causa do anticoncepcionais??? será q tenho q tocar de anticoncepcional????

    • http://- sagostinho

      Olá Kelly, bom dia.
      Estes sintomas pode sim ser do anticoncepcional, se você continuar a senti-los, o ideal é procurar seu ginecologista para que ele possa mudar seu medicamento, é normal nosso organismo as vezes não se dar bem com algum medicamento.
      Quanto a queda de cabelo, também pode cair sim. Segundo um estudo de alopecia na mulher, foram analisadas, em 291 casos, as causas mais prováveis para tal evento. Em segundo lugar, com 12,7% das mulheres pesquisadas, foi identificada a utilização de fórmulas e/ou medicamentos para emagrecer e anticoncepcionais orais. Isso pode ocorrer devido ao potencial androgênio da progesterona, que tem sido menos frequente após o uso de menores concentrações desta substância nos contraceptivos. Também ocorre dois a três meses após a descontinuação da pílula.
      Espero que tenha ajudado, obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Jaque

    Oi,
    gostaria de saber se eu estiver usando uma marca de pírula anticoncepcional a mais tempo e no outro mês eu troca-lá por outra marca afetaria na prevenção contra a gravidez ou não tem problema algum? Teria que dar um tempo nas relações sexuais para mim acostumar com a nova pírula ou não há necessidade?
    Obrigada.

    • http://- sagostinho

      Olá Jaque, boa tarde.
      Quando se faz a troca de anticoncepcionais é necessário usar algum outro tipo de contraceptivo sim, pois com a mudança de formulações do medicamento, nesta fase de transição, o medicamento não terá efeito. Use o novo medicamento e após o segundo mês já estará protegida novamente. Se ainda assim estiver com dúvidas, procure seu ginecologista, ele lhe instruirá corretamente.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Helen Morganna

    Oi! Bom dia!

    Estou na dúvida! Tive a minha bebê no dia 29-08-10, e menstruei por durante, mais ou menos, 20 dias. Hj é dia 08-11 e ainda não menstruei mais e também não estou tomando nenhum remédio para evitar.
    Ah! Estou amamentando a minha bebê, exclusivamente.
    Posso começar a tomar a pílula de progesterona agora ou tenho que fazer algum exame para certificar que não estou grávida?
    Por favor! me ajude!
    Helen Morganna

    • http://- sagostinho

      Olá Helen, boa tarde.
      Infelizmente não poderemos lhe ajudar, nós do Melhor Amiga apenas publicamos as matérias, não possuímos nenhum profissional da área na nossa equipe.
      Para estes esclarecimentos consulte um ginecologista e obstetra.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Jaqueline vargas

    Ola amiga gostaria de saber se é necessario fazer algum exame para saber qual é o melhor anticoncepcional para o meu organismo..obrigada pela atenção!

    • http://- sagostinho

      Olá Jaqueline, boa tarde.
      Não é necessário fazer exame algum, um médico ginecologista lhe indicará um medicamento adequado.
      Continue nos acompanhando.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • Monaliza

    Tomo pilulas anticoncepcionais jah fazem 4 anos. Uma vz deixei de tomar e tentei por 3 meses engravidar, minha mestrução não veio nesse período, quando fui fazer o exame estava com ovario micropolicistico,e não gravida.
    Queria saber se por conta de tomar esse tempo todo, fica um pouco mais dificil de ocorrer uma gravidez ou a qualquer momento pode ocorrer ovulação uma vez que tenho esse problema?

    • http://- sagostinho

      Olá Monaliza, boa tarde.
      O fato de você tomar por muito tempo o anticoncepcional ou ter ovário policistico não interfere na gravidez, mas, procure um ginecologista para que possa realizar o procedimento da forma correta para engravidar.
      Obrigada pelo contato.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga

  • leticia

    Ola melhor amiga, boa noite. Tenho 16 anos nao sou mais virgem e estou na segunda cartela do anticoncepcional TANTIN faltam ainda 7 comprimidos pra acabar a cartela mas fazem 6 dias que estou tendo um sangramento super chato e 15 dias que estou com os seios doloridos. O que pode ser isso? É comum? Estou desesperada, so consegui consulta com a medica em março e minha mae nao sabe responder pois ele nunca fez o uso da pilula. Voce pode responder? Grata. Leticia

    • http://- sagostinho

      Olá Leticia, boa tarde.
      É normal desregular a menstruação um pouquinho, não precisa ficar preocupada, mas, faça sempre consultas regulares com o ginecologista.
      Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • jaqueline crislaine

    quero tomar anticoncepcional e tenho vergonha em ir ao ginecologista pode me falar qual devo tomar?

  • Patriciane

    Olá…Quero trocar de anticoncepcional, parei de tomar por conta própria. Devo iniciar no dia em que vier a próxima menstruação ? obrigada !

    • http://- sagostinho

      Olá Patriciane, bom dia.
      O ideal é ter a indicação de outro anticoncepcional a partir de um ginecologista, assim, se não se adaptar, ele poderá lhe indicar outro com outra formulação.
      Geralmente, ao iniciar uma cartela do medicamento, toma-se no primeiro dia da menstruação.
      Más procure um médico, é sempre melhor.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • Sandra

    Boa tarde,

    tomei o anticoncepcional triquilar por 3 anos, comecei a sentir dores nas pernas e início de varizes. Pensei que fosse do anticoncepcional, mas acho que não era, já que tenho tendência e quase todos pioram esse problema.

    Comecei a tomar o TANTIN

    • http://- sagostinho

      Olá Sandra, bom dia.
      Infelizmente não poderemos lhe ajudar, procure um médico ginecologista ou vascular, eles podem lhe ajudar a diagnosticar seu problema.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • Lu

    Olá, troquei meu anticoncepcional Ciclo 21 pelo Tess e o farmaceutico disse que eu teria que começar com o novo no 1º dia de pausa do anterior (ciclo 21), logo, parei o velho dia 11 e comecei o novo dia 12, e que ainda assim viria a menstruação normal, mas já é dia 25 e nada! Isso é normal?

    • http://- sagostinho

      Olá Lu, bom dia.
      Normalmente quando se inicia uma nova cartela de anticoncepcional, deve-se toma-lo no primeiro dia da menstruação. Na bula esta a recomendação adequada. Salvo a orientação de um médico ginecologista. Procure um especialista é sempre melhor.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • Andressa

    Olá!!!
    Estou tomando o aticoncepcional tantin há 3 meses e minha menstruação está toda desregulada. Mês passado eu menstruei quando estava ainda no meio da cartela e esse mês já estou no 2º comprimido branco e ainda não menstruei. Será que o anticoncepcional não está fazendo efeito?? posso engravidar se tiver relações sem camisinha???
    P.S. Sempre Tomo o anticoncepcional como recomendado. no msm horário e sem faltas.
    Obrigada!!!

    • http://- sagostinho

      Olá Andressa, boa tarde.
      Quando a menstruação esta desregulada, é melhor usar preservativo. Faça o seguinte: pare de tomar o remédio e espere menstruar, já no primeiro dia da menstruação inicie a cartela, como recomendado na bula. Assim, se não regular, consulte um ginecologista, ele poderá lhe auxiliar.
      Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
      Beijos.
      Equipe Melhor Amiga

  • PDTM
  • Eduarda

    eu tomo o anticossepissional tatim todo dia 19;30hr fiquei sem toma uma dia,e tomei no outro dia as 19:00hr ai 20;00hr desse mesmo dia eu tomei um comprimido denovo,depois de uns 3 dias minha mestruação veio,que eu faço agora pra continua a ter relação cm meu marido sem emgravida e sem usar camisinha,e posso seguir a cartela normal?por favor to muito assustada cm isso já faz mais de uma semana q tou mestruada,mais to tomando o tatim normal to fazendo o certo?

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Ediarda, boa tarde.
    Quando se esquece de tomar um comprimido, você tem até 12 horas para toma-lo. Se tomou depois disto não adianta mais, continue a cartela para não desrregular totalmente. Mas, use outro método contraceptivo, por exemplo a camisinha. No próximo mês também se previna, e no segundo mês ai já estará segura novamente.
    Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • Fa Sala

    Boa noite,

    Tomo o mesmo anticoncepcional (Diminut) há 5 anos e meio, e nos dois ultimos meses esta ocorrendo um sangramento entre as menstruações. Minha dúvida é, se meu organismo acostumou com essa pilula e já não está fazendo mais efeito.
    Outra questão é a seguinte: tenho o mesmo parceiro a 5 anos e ultimamente quando tenho relações sinto dor na barriga, como se fosse cólica, mas bem suave e também ocorre sangramentos. Gostaria de saber o que pode estar acontecendo.
    Obs: Antes de começar a ocorrer o sangramento entre as menstruções, emendei duas cartelas, coisa que nunca havia feito antes, será que isso pode ter influenciado ?

    Obrigada

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Fa, boa tarde.
    Infelizmente não tem como lhe dar um diagnóstico a distância. Procure um médico ginecologista, ele poderá lhe auxiliar da melhor maneira.
    Obrigada pelo contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • Thais

    Oi meu nome é Thais e tenho uma duvida.
    Já fazem oito meses que uso o anticoncepcional Tantin com vinte e oito comprimidos e minha menstruação está vindo regulamente e gostei muito dele. Só que eu mudei de Estado e aonde estou morando agora não tem nas redes publicas de saúde e terei que trocar.
    Qual anticoncepcional substituiria o Tantin ???

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Thais, bom dia.
    Infelizmente não temos esta informação. Procure um ginecologista, ele poderá lhe indicar o melhor medicamento para você.
    Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • Maria

    Olá.
    Eu estou tomando a pílula, mas fiquei com dor de garganta e estou tomando um antibiótico chamado Amoxicilina Labesfal 500mg/ cápsula e a minha dúvida é: sei que os antibióticos cortam o efeito da pílula e eu gostava de saber se acabando a cartela que estou a tomar e quando for tomar a próxima cartela o efeito da pílula já é o mesmo se não estivesse a tomar antibiótico.
    Obrigado.

  • Thaise

    Olá.
    Uso tantin a mais ou menos 2 anos e a dez dias tomo cetoconazol e minha menstruação não veio pode ser por causa do cetoconazol? posso estar grávida? (obs: só tenho relações sexuais usando camisinha sempre). Por favor me responda. To apavorada!

  • Alessandra

    oi meu nome é Alessandra.
    a minha médica passou o anticoncepcional tess porque a minha menstruação ficou quase um ano sem vim,eu fiz ultrassom e deu normal.Eu quero saber se esse medicamento engorda???
    dez de já agradeço.

  • Beth

    Olá, eu tomei o anticoncepcional Level por aprox 2 anos, se nao mais, minha menstruação era regular, porém nos últimos meses vinha observando perda de libido, alterações de humor e aumento de mucosa, principalmente no príodo após a menstruação. Fui a ginecologista e ela me deu a opção de tentar um outro anticoncepcional, o Tantin, que possui dosagens mais baixas de hormonio, por este motivo sendo necessario o uso continuo, que segundo ela poderia melhorar a questão da libido. Gostaria de saber se este anticoncepcional é realmente eficaz e se a dosagem de hormonio pode de fato interferir nesta questão. Obrigada!

  • http://www.facebook.com/agenor.barossi Agenor Barossi

    Mãe da minha namorada disse que o anticoncepcional tess não previne gravidez, e só regula é verdade? estamos com medo dela estar gravida.

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Agenor, bom dia.
    Infelizmente não tenho esta informação. Procure um médico ginecologista para ele lhe informar melhor.
    Obrigada pelo contato.
    Continue nos acompanhando.
    Abraços.
    Equipe Melhor Amiga

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Alessandra, bom dia.
    Todos os medicamentos que mexem com nossos hormônios, podem engordar sim. Mas, existem muitos anticoncepcionais que são mais fracos, garantindo sua eficácia sem causar danos ao organismo da mulher.
    Consulte sua ginecologista, ela poderá lhe auxiliar no melhor medicamentro para você.
    Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá Beth, bom dia.
    Existem inumeros anticoncepcionais, para cada tipo de caso e organismo.
    Este tbem é eficaz sim, agora, vai de você se adaptar com ele ou não.
    Consulte sempre seu ginecologista.
    Obrigada por entrar em contato e continue nos acompanhando.
    Beijos.
    Equipe Melhor Amiga