Atividade Física para portadores de Síndrome de Down | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo! Elas, As Mulheres, Melhores Amigas, Merecem!
 


Atividade Física para portadores de Síndrome de Down

Postado em 30 de novembro de 2010 por sagostinho em Atividade Fisica

A Síndrome de Down é uma alteração genética que acomete 1 a cada 800 nascimentos e é a mais comum das alterações genéticas. Os portadores da síndrome, no entanto, tem conseguido levar vidas cada vez menos conturbadas e fora dos padrões. Isso inclui o fato de passarem a frequentar escolas regulares, cursam universidades e praticam exercícios físicos. Mas mesmo com todos esses fatos, a saúde de quem tem Down requer cuidados especiais.

A Síndrome de Down tem algumas características diretamente relacionadas ao tipo adequado de exercício físico para cada pessoa, como cardiopatias congênitas, problemas respiratórios, instabilidade entre a 1ª e 2ª vértebras cervicais, hipotireoidismo, distúrbios de visão e hipotonia, que é a diminuição do tônus muscular.

Tais condições não são fatores impeditivos para a prática de atividades físicas, pelo contrário, tal prática pode ajudar no tratamento de problemas associados à Síndrome de Down e fazer parte do trabalho interdisciplinar que deve ser realizado para estimular as o desenvolvimento psicomotor dessas pessoas, portanto, tal trabalho deve ser feito por uma equipe qualificada, formada por médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física especializados.

A B-Active, academia que tem como principal segmento a Medicina Esportiva, oferece serviços especializados para pessoas com Síndrome de Down. As atividades são desenvolvidas e coordenadas por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício. Dr. Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do Exercício e diretor da Academia B-Active, explica que o fortalecimento muscular supervisionado é muito importante para a estabilização da coluna vertebral, para as articulações e para a boa postura, além de melhorar a composição corporal diminuindo as regiões com gordura localizada e aumentando a massa magra.

Embora deva haver estímulo para a prática de exercícios em grupo, é preciso que as atividades sejam personalizadas, para evitar danos ou agravamento de condições anteriores à prática de atividades físicas aos portadores da Síndrome de Down.


0 comentários


  1.  
    Eliane

    Acho tão vago e tão já conhecida as lococações sobre downs adultos.Não existe gente realmente especializada em downs adultos.É incrivel…são comentários e posicionamentos sobre o assunto obsoletos e que não auxiliam em nada.A parte técnica sobre eles já sabemos.Quero saber é do dia a dia,de profissionais bons e com experiência comprovada.Fisioterapeutas especializados em down onde estão? Médicos que sabem algo
    sobre downs para tratá-los da maneira correta onde estão?
    Professores especializados em adultos onde estão.Orientações de como tratá-los dos pulmões,coração,etc. e parte geriátrica? Minha irmã está com 50 anos e vejo a falta de experiência do médico dela até pelos exames solicitados.Não adianta tanto material inutil,vamos ser práticos.Me respondam…como se trata os pulmões de alguêm down com 50 anos se nem o médico pneumologista e geriatra considerado um dos melhores aqui no RS não sabe.Acho que essas abordagens sobre este assunto deveriam ter um conteúdo útil e não inutíl como é.Pesquisarem bem o assunto e colocarem algo realmente bom expecificamente sobre adultos.Sobre recém nascidos e crianças está cheio.Porque? Porqe de uns anos pra cá hà ajuda mais qualificada para essa crianças. E as que chegaram a fase adulta sem essa qualifição de agora como fica? É essas respostas que se precisa.Não de textinhos para quem é totalmente cru no assunto.Matérias que ajudem por favor!!!Sem abobrinhas.




    •  

      Olá Eliane, bom dia.
      Nós do Melhor Amiga apenas publicamos matérias de dicas e informações, e não artigos cientificos, para saber mais detalhes sobre Sindrome de Down procure um site especializado no assunto.
      Obrigada pelo contato.
      Abraços.
      Equipe Melhor Amiga





Deixe uma resposta