A importância de se ter amigos | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


A importância de se ter amigos

Postado em 31 de janeiro de 2011 por sagostinho em Relacionamento

Amigos são as pessoas que estão ao seu lado na alegria e na tristeza e que topam qualquer programa, por mais inusitado que seja, só pelo prazer da sua companhia. Mas há outras vantagens em ter alguém em quem confiar. Uma pesquisa da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, mostrou que a amizade faz bem à saúde. Ela pode aumentar em até 50% a taxa de sobrevivência de um indivíduo diante de adversidades à saúde física e mental. Não ter amigos, por outro lado, pode ser tão ruim quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra, relata o site Vital.

Segundo a professora Claudia Barcellos Rezende, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), isso acontece porque o ser humano precisa viver em grupo. “Como essa é uma questão importante em nossa sociedade, as pessoas com dificuldade de manter amizades devem ser mais infelizes ou tristes. Isso pode ter algum efeito na saúde”, explica.

A falta de amigos faz aflorar o sentimento de não pertencer a um grupo. “Isso diminui a autoestima e a capacidade de a pessoa perceber melhor a si mesma”, afirma, por sua vez, o psicólogo Waldemar Magaldi. E fique atento: amigos são diferentes de colegas. “A amizade exige uma troca, é uma relação de interesse mútuo, na qual duas pessoas fazem bem uma à outra”, explica.

Isso pressupõe uma confiança que não existe entre colegas. “No amigo, você pode confiar. Ele estará presente e vai apoiá-lo em todas as situações”, acrescenta Claudia. Outra forma de identificar quem está mais próximo é saber que a amizade faz bem, enquanto relações com interesses unilaterais são “patológicas e doentias”, conforme define o psicólogo. Ou seja: se você sentir que o “amigo” não se importa muito com sua felicidade e seu bem-estar, desconfie.

Como um companheiro para todas as horas é uma joia rara, cuide bem do seu. Saiba ouvir os problemas dele, procure não ferir os sentimentos do outro, ajude-o quando ele estiver desanimado, e, sobretudo, seja sincero. “Quanto mais transparente uma pessoa for, mais fortes são os vínculos de amizade. É uma relação que vai além do tempo e do espaço”, completa Magaldi.


  • Camila_trench

    ah melho coisa é te amizade mais um que taah senpre al teu lado
    se vc comtah um segredo pro seu melhor amigoo eeh ele comta pra oltra pessoa quér diser que essa pessoa nao e seu amigo
    porisso num é nao riquina que vc emcomtra um melhor amigoo
    é num tem nada aver esse negosio cresser junto é seer melho amigo ou melho prima eu faloo isso pq eu tinha uma melhor prima eeh senpre que eu presisava um onbro amigo ela nao tava eeh nesse momentoo
    eu tooh passano pela uma situaçao uns negosios que eu nao posso comta eeh ela nao quer fala com migoo eeh isso pra miim nao éé melhor primaa iih eu faloo melho amigoo vc tem que conhecer beem pra pode falar que é seu amigo ou amigaa……
    valew pela tençao ………..

  • francielle

    amigo é aquele que esta sempre do seu lado em todas as horas amigo é quele que confia que te faz feliz que te completa em todas as horas tem hora que estamos mal triste querendo chorar e nao tem um amigo pr contar mais eu tenho a minha amiga joyce amo ela pq sei que ela sempre vai esta do meu lado so falo uma coisa é dificiu ter um amigo de verdade?