Você está aqui
Home > Diversos > Matricular ou não seu filho na pré-escola

Matricular ou não seu filho na pré-escola

Devido a diferentes razões, alguns pais procuram por especialistas para saber se realmente é importante matricular seus filhos na pré-escola e a partir de que idade isso deve ser feito.

Para Maria Irene Maluf , “atualmente,devido à grande estimulação ambiental, as crianças pequenas demonstram curiosidade, capacidade de expressão verbal, motora e cognitiva, que surpreendem pais e avós pela precocidade, dando –lhes a impressão, de que essas condições permitem que a aprendizagem infantil seja quase “auto didata”,dispensando a freqüência na escola maternal, jardim ou pré.

A princípio, é importante compreender que mesmo que haja freqüente contato com irmãos, primos ou vizinhos, a convivência com um número expressivo de crianças da mesma idade e adultos não pertencentes à sua família, em um ambiente mais estruturado, funciona como facilitador do desenvolvimento da autonomia, da socialização. Além disso, permite um preparo gradual para a transição de um ambiente menos formal para outro mais exigente em termos de normas de conduta e aprendizagem, como é o caso da escola Fundamental.

Espera-se que ao chegar ao primeiro ano, a criança já tenha internalizado uma série de comportamentos de conduta social e autonomia, além de algumas habilidades motoras e cognitivas, que constituem pré requisitos indispensáveis para a aquisição dos novos e importantes desafios que a esperam nessa série: aprender a ler, a escrever e calcular, enfim, aprender e aprender a aprender!.

As crianças que frequentaram a pré escola vão entrar nesse nova etapa da vida com vantagens gritantes. Afinal já estão habituadas à convivência com outras crianças e professores. Aprenderam no dia a dia dentro de um ambiente formal, estruturado , as normas básicas de convívio social :reconhecer outros adultos,além de seus pais, como fonte de conhecimento e autoridade, cumprir regras vigentes em ambientes diferentes de sua casa, conhecer seus limites,etc . A socialização proporcionada pela pré escola,os jogos e brincadeiras livres ou orientados, contribui também para o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário, importantes na aprendizagem da leitura e da escrita e na aquisição de muitos outros conhecimentos.

A pré escola constitui para os pequenos, um facilitador do desenvolvimento da maturidade, já que a passagem da casa para a escola Fundamental é mediada pela permanência de nessa escola muito menos formalizada ou mesmo completamente informal, que possibilita a socialização e ameniza a transição”.

Top
%d blogueiros gostam disto: