Exercícios oculares são bons aliados para manter os olhos saudáveis | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Exercícios oculares são bons aliados para manter os olhos saudáveis

Postado em 13 de maio de 2011 por magostinho em Saúde

A Transitions, empresa líder em tecnologia fotossensível, traz dicas de como cuidar e proteger o globo ocular, uma das áreas mais sensíveis e importantes do corpo.

Realizar exercícios e massagear os olhos com as técnicas apropriadas, além de aliviar o cansaço ocular, relaxa os músculos e estimula o fluxo sanguíneo. A técnica fornece oxigênio e nutrientes vitais, além de melhorar a circulação da região. Associadas com cuidados com a retina, como a proteção dos raios ultravioleta, por exemplo, ajudam a manter a saúde e beleza dos olhos.

Como parte da sua rotina diária de cuidados faciais e oculares, a aplicação de um creme de contorno dos olhos contribui para refrescar e hidratar a pele. Use sempre um creme especificamente formulado para o contorno dos olhos. Os hidratantes faciais contêm produtos que podem irritar a pele sensível em volta dos olhos, já os cremes oculares contêm frequentemente emolientes e ingredientes que cuidam da região, sem agredir.

Proteger olhos dos raios ultravioleta com lentes adequadas é o primeiro passo para manter a saúde ocular. A recomendação é que, para a exposição ao sol, deve-se ter uma pomada hidratante oftálmica ou usar um creme hidratante que não contenha álcool. Óculos de sol, com comprovada eficácia na filtragem dos raios ultravioletas, sabonete neutro, protetor solar, creme hidratante para a noite, colírio de lágrima artificial e colírio de nitrato de prata são alguns itens importantes para se ter por perto, a fim de cuidar dos globos óculares.

• Exercícios oculares:

Antes de dar início aos exercícios para os olhos, certifique-se que está com as mãos devidamente higienizadas. Use sempre o dedo anular, o 4º dedo, para aplicar o creme ocular. Em geral, é o dedo mais fraco e por isso é naturalmente mais suave. Anti-inflamatórios, como rosa e camomila, ajudam a reduzir os papos abaixo dos olhos e deixam a pele mais macia e relaxada. A aplicação do creme também aumenta o fluxo sanguíneo na zona dos olhos. Quando aplicado de manhã, refresca e hidrata a pele e à noite suaviza realmente o contorno dos olhos. Durante o sono, a pele é menos agredida pela poluição e pelo sol e as células cutâneas regeneram, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e de nutrientes para a superfície da epiderme. Enquanto dorme, a renovação celular atinge o seu pico máximo e o mesmo acontece conosco, ao acordar de manhã!

Massagem relaxante para aliviar a tensão:

Sente-se com o corpo ereto, olhando para a frente, com a cabeça na vertical;

-Coloque as mãos em concha sobre os olhos fechados, sem exercer pressão nos globos oculares;

- Massageie suavemente os olhos, em movimentos circulares, pressionando ligeiramente com as palmas das mãos e respirando profundamente, de 15 a 30 segundos. Lembre-se que a zona em volta dos olhos também precisam de atenção.

• Massagem das têmporas:

-Encoste as pontas dos dedos nas têmporas e massageias suavemente com um ligeiro movimento rotativo;

- Enquanto executa a massagem, feche e abra os olhos, rapidamente, por três segundos;

- Repita o movimento 10 vezes;

- Mantenha os dedos imóveis e pestaneje levemente, rapidamente, por mais 10 vezes;

- Se sentir um movimento sob os dedos, isso significa que você está pestanejando com muita força. Relaxe!

E lembre-se que, tal como a sua pele, também os seus olhos necessitam de uma proteção adequada contra os efeitos nocivos dos raios UV. Proteja-os sempre com óculos de sol ou lentes de cor variável de boa qualidade.

Como parte da sua rotina diária de cuidados oculares, as lentes Transitions de cor variável são a escolha ideal para os portadores de óculos, contribuindo para preservar a saúde e bem-estar dos seus olhos. São claras em espaços interiores e à noite, mas no exterior adaptam-se automaticamente ao nível de luminosidade, de acordo com a intensidade da radiação UV, ajudando a reduzir o encandeamento e a fadiga ocular e bloqueando 100% dos raios UVA e UVB nocivos.

Para mais informação sobre saúde visual, visite www.transitions.com.br