Conheça os benefícios do gengibre para a saúde | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Conheça os benefícios do gengibre para a saúde

Postado em 8 de junho de 2011 por sagostinho em Nutrição

Apesar de ser velha conhecida do brasileiro, uma vez que é utilizada no preparo da bebida conhecida como quentão, uma das mais populares nas festas juninas e julinas; e também sendo utilizada na fabricação de balas, que na maioria das vezes são utilizadas para o tratamento de irritações na garganta, o gengibre não é uma planta natural do Brasil. Na verdade, o gengibre está no Brasil apenas há cerca de quatrocentos anos. Ele é originário da Ásia, da Índia e da China, podendo ser considerado como uma planta medicinal e como um alimento.

O gengibre é uma das plantas mais populares e antigas do planeta. Possui várias propriedades terapêuticas, sendo que o chá feito com a planta pode ser utilizado no tratamento de gripes, resfriados, tosses e até como cura para ressaca. Também se podem tomar banhos de imersão em água com gengibre, sendo que a cultura popular diz que o banho com gengibre auxilia no alívio dos sintomas da artrite, das dores na coluna, das dores na cabeça, da gota, sendo que também diminui cólicas menstruais e congestão nasal.

O gengibre tem uma poderosa ação sobre o sistema digestivo, auxiliando contra náuseas.

O gengibre também tem ação bactericida, agindo como desintoxicante. Há quem diga ainda que ele é um poderoso afrodisíaco, sendo que seu óleo é utilizado para massagear o corpo e assim esquentar e excitar os órgãos sexuais, sendo mesmo utilizado contra a disfunção erétil, uma vez que age sobre a circulação sanguínea.

Outros benefícios do gengibre para a saúde:

Pode ser utilizado na desintoxicação do organismo, sendo considerado anticoagulante, antioxidante e anti-inflamatório;

O gengibre pode ser utilizado para tratar cólera, reumatismo e até mesmo doenças nervosas, além de doenças do sistema respiratório, como bronquite, asma e inflamação na garganta;

O gengibre pode ser utilizado no tratamento da depressão.

O gengibre é um alimento que aumenta o calor do corpo, sendo por isso considerado um alimento termogênico. Pesquisas dizem que os alimentos termogênicos podem ser utilizados junto a dietas, uma vez que por aumentarem o calor do corpo, consequentemente aumentam o gasto metabólico do indivíduo.

Apesar de todos os benefícios conhecidos por esta planta, é principalmente no oriente que existem diversos tratamentos com gengibre. No Japão ele é utilizado especialmente para problemas nas articulações e na coluna. Já na China, usam a raiz do gengibre para aquecer membros frios, assim como o baço e o estômago. Também usam para aumentar o apetite, parar diarréias, diminuir a dor abdominal e os vômitos.

Bem, agora você também já conhece os benefícios do gengibre. Por isso, é hora de inserir esta maravilha na sua vida e no seu cardápio, pois além de faze muito bem para a saúde, o gengibre tem um sabor especial.