Você está aqui
Home > Turismo > Dinheiro ou cartão? O que levar em uma viagem

Dinheiro ou cartão? O que levar em uma viagem

Uma das dúvidas mais comuns quando se fala em viajar e nas compras é sobre o que levar: é melhor gastar no cartão de crédito, débito ou levar dinheiro em espécie? É uma dúvida bastante comum do viajante, portanto as vantagens e desvantagens de usar cada uma dessas formas são muitas. Veja abaixo algumas dicas.

Vantagens de levar dinheiro para a viagem

O dinheiro é mais conveniente. Se a viagem é para dentro do seu país não deverá ter problemas com a moeda, sobre o valor das compras ou até na negociação das lojas.

Com o dinheiro você pode conseguir descontos à vista, e está sempre passível a negociação.

Você pode fazer pequenas compras, aquelas de baixo valor, sem nenhum problema em relação a troco.

Desvantagens de levar dinheiro para a viagem

É um volume e você tem que ter muito cuidado para não perder nem ser roubado.

Caso seja roubado, não poderá ser restituído.

Se a viagem for para o exterior, com uma moeda diferente da que você usa, seja dólar, peso ou libra, por exemplo, você irá pagar taxas para cambiar da sua moeda para a outra moeda. Às vezes poderá ter que ir ao banco várias vezes para fazer o câmbio, acarretando sempre em mais taxas.

Você poderá receber notas falsas. Em alguns países, as notas falsas circulam muito e o turista é que normalmente acaba recebendo essas notas pois não têm familiaridade com a moeda local.

Cartão Vantagens de usar cartões de crédito e débito

Se você for roubado, basta pedir o cancelamento do cartão imediatamente.

O Mastercard e o Visa são aceitos em quase todos os lugares do mundo.

São leves e fáceis de transportar.

Com o cartão de crédito internacional ou nacional você pode reservar hotéis, alugar carros com mais facilidade.

Se precisar de dinheiro, você poderá sacar em bancos 24 horas pagando uma taxa, mas que pode te tirar do sufoco.

Desvantagens de usar cartões de crédito e débito

Os cartões de crédito não são fáceis de usar em cidades pequenas ou muito isoladas. Algumas praias ou lugares muito afastados dos grande centros também podem não aceitar o seu cartão.

A maioria dos cartões possuem um limite máximo de compras. Quando ultrapassar o limite, o cartão é automaticamente bloqueado para novas transações e pode te deixar na mão.

Dependendo da moeda que você irá utilizar, as operadoras podem cobrar taxas em cima do valor das suas compras, por isso é importante consultar seu banco antes de viajar.

O seu cartão pode ser clonado. É importante nunca dar seu cartão para estranhos, ficando sempre perto de qualquer transação.

Seja qual for o destino da sua viagem, se tiver essas opções, é preferível que leve tudo: dinheiro, cartão de crédito e débito. Se tiver muita dúvida você pode entrar em contato com o banco e se informar sobre as taxas, que eles, eventualmente possam cobrar. Se possível combine em gastar algum dinheiro e faça compras no cartão, publicou o site Dicas Viagens.

  • Victória R.

    Viajei recentemente para a Argentina e na Casa de Câmbio do Aeroporto me foi ofertado o Visa Travel Money na moeda Peso. O cartão possui uma imagem da bandeira argentina e era pouco conhecido entre os comerciantes da Argentina, entretanto, em todos os lugares era aceito normalmente como um cartão de débito.

Top
%d blogueiros gostam disto: