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Café da manhã composto de alimentos que são fonte de ferro ajuda a prevenir anemia entre crianças

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Deficiência atinge mais da metade das crianças em idade pré-escolar de todas as classes sociais.

Mais da metade das crianças brasileiras em idade pré-escolar tem anemia, causada principalmente pela deficiência de ferro no organismo. Os dados são do relatório “A United Call to Action” , realizado por um comitê integrado pela UNICEF e Organização Mundial da Saúde (OMS), entre outras entidades. Para a nutricionista Sílvia M. Franciscato Cozzolino, professora da Universidade de São Paulo (USP), o problema está mais ligado aos hábitos alimentares do que à dificuldade de acesso aos alimentos. “Uma evidência clara disso é que o problema atinge todas as classes sociais, sem distinção”, diz a especialista.

Com papel fundamental no crescimento infantil, o ferro atua em vários fatores, como transporte de oxigênio para as células, desenvolvimento do sistema imunológico e fornecimento de energia rápida aos músculos. Sua deficiência pode prejudicar o desenvolvimento intelectual da criança, além de gerar um quadro de apatia e desânimo.

Para Sílvia Cozzolino, embora o ferro seja encontrado naturalmente em diversos alimentos, como a carne vermelha, leguminosas (feijões) e cereais integrais, a quantidade consumida na maioria das famílias é, muitas vezes, insuficiente. “Quando o consumo de carne, que é a principal fonte de ferro, é menor que o recomendado, para se garantir a quantidade de ferro biodisponível é preciso ingerir uma grande quantidade de outros alimentos para compensá-lo, o que dificulta muito chegar ao nível ideal”, diz a nutricionista. Ela explica que a biodisponibilidade do ferro, ou seja, o potencial de absorção pelo organismo, costuma ser baixo. A recomendação de consumo diário de ferro para crianças de 9-13 anos é de 8mg.

Reforço bem vindo

Fontes alternativas de ferro podem ser uma boa opção para reduzir o problema da deficiência do mineral nas crianças. Uma dica é garantir a presença do ferro em todas as refeições, começando pelo café da manhã.

Segundo a professora Sílvia Cozzolino, a primeira refeição do dia é muito importante, pois quebra um jejum de várias horas. “O café da manhã ajuda a começar bem o dia e o ideal é que forneça 25% dos nutrientes diários necessários. Garantir esse percentual de ferro já na primeira refeição é muito positivo”, diz. A nutricionista ressalta ainda que combinações com alimentos que contenham vitamina C, como o suco de laranja, podem melhorar a absorção do ferro no café da manhã.

O ferro presente em alimentos fortificados, como alguns cereais matinais, pode contribuir para a ingestão de quase um terço da quantidade diária recomendada desse mineral. Uma porção de 30g de cereais matinais (equivalente a ¾ de uma xícara cheia) combinada com 125 ml de leite fornece cerca de 27% da necessidade diária de ferro, constituindo uma opção nutritiva, que é bem aceita pelo paladar das crianças.

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