Rugas: quando elas aparecem e como trata-las | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Rugas: quando elas aparecem e como trata-las

Postado em 8 de julho de 2011 por sagostinho em Beleza

Com o passar dos anos, vamos “perdendo” algumas características faciais que conotam “juventude”, assim é possível chutar a idade de alguém.

Em média, a queda significativa na produção de colágeno começa aos 25 anos de idade.

Os “pés-de-galinha” começam a aparecer a partir dos 25 anos quando sorrimos (rugas dinâmicas) e a partir dos 28 anos já podem existir algumas rugas (estáticas) ao redor dos olhos, mesmo se ficarmos com a musculatura em repouso, sem sorrir.

A perda de gordura na “maçã-do-rosto” começa a acontecer a partir dos 28 anos.

O “bigode-chinês” (sulco naso-geniano) começa a aparecer a partir dos 30 anos e a flacidez das bochechas (“bochechas caídas”) com consequente perda do contorno do rosto (“rosto cansado”) a partir dos 40 anos.

O “código-de-barras” (rugas ao redor dos lábios) começa a partir dos 35 anos e, se for fumante, pode começar 10 anos antes. As rugas da “boca-do-ventríloco” (vinco nos cantos dos lábios) a partir dos 40 anos e o estreitamento do lábio superior a partir dos 45.

Há ainda as rugas da braveza (rugas entre as sobrancelhas) a partir dos 30 anos, as rugas na testa a partir dos 35 anos e a queda das pálpebras superiores começa a partir dos 40 anos. Linhas e flacidez no pescoço a partir dos 45 anos.

Claro que tudo isso, pode ser mais ou menos intenso dependendo da idade, da cor da pele, do grau de oleosidade, da quantidade de exposição solar, da sua “sorte” genética/familiar e do cuidado com essa pele (uso de cremes e realização de procedimentos dermatológicos).

Por exemplo:

• As rugas começam a aparecer bem mais cedo para quem tem pele mais clara do que quem tem pele mais escura.

• Quem tem pele mais oleosa, demorará mais para aparecerem as primeiras rugas (em comparação com quem tem pele mais seca), mas como a pele é mais espessa, haverá formação de vincos (como o “bigode-chinês”) mais precocemente do que quem tem pele mais seca.

• Quem tomou mais sol terá a pele mais manchada e com mais rugas do que quem se expôs menos ao sol.

• Quem tem vários parentes na família com rugas na testa ou flacidez palpebral que apareceram muito cedo, terá maior chance de ter esses mesmos sinais aparecendo mais precocemente e mais intensamente do que outras pessoas da mesma idade, que não apresentam esses sinais nas suas respectivas famílias.

• Quem faz uso de cremes anti-rugas e ácidos realmente eficazes (mantêm as células sempre estimuladas a continuar a produzir colágeno e elastina, além de fazer sempre a descamação das células velhas superficiais), consegue manter uma pele mais jovem do que a sua idade cronológica.

Tratamentos

Os ácidos, estimuladores de colágeno e lasers vão atuar em muitos desses processos, atrasando os sinais de envelhecimento. Nunca se esquecendo, é claro, do uso do protetor solar.

A toxina botulínica atuará para liquidar, atenuar ou prevenir as rugas dinâmicas ao redor dos olhos, na testa e entre as sobrancelhas. Afinal, a idéia é não deixar se formar a ruga estática, ou seja, a ruga que já existe em repouso. Pois depois de instalada, já terá havido quebra da derme e consequentemente será mais difícil ter recuperação total.

Mas apenas o preenchimento facial devolverá o volume dos contornos do rosto (bochecha, mandíbula e lábios) e apagará os sulcos e vincos (bigode-chinês e ao redor da boca).

Procure sempre um médico especializado para te avaliar, receber orientações individuais e a conduta mais adequada para você.

Dra Gisele Barbosa – Faculdade de Medicina da USP – Dermatologia Estética

 


  • http://www.negraebela.blogspot.com Gesusmaria

      Realmente, a pele negra demora mais para aparecerem as rugas, mais os cuidados são indispensáveis,sou negra e quando eu falo minha idade ninguém acredita, só que eu tomos cuidados diariamente, lavo o rosto pela manhã, faço esfoliação duas vezes por semana, hidrato de quatro a cinco vezes por dia, faço ginástica facial sempre que tenho oportunidade e a noite antes de dormir. Adoro suas matérias parabéns, um grande abraço.

  • http://www.melhoramiga.com.br Equipe Melhor Amiga

    Olá,
    Obrigada pelo carinho e continue nos acompanhando.
    Bjs..
    Equipe Melhor Amiga