Saiba como conservar e limpar peças de couro | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Saiba como conservar e limpar peças de couro

Postado em 22 de agosto de 2011 por sagostinho em Diversos


O couro quando legítimo, não deve ser lavado, daí a dificuldade na preservação e manutenção destas peças.

Veja algumas dicas para conservar e facilitar a vida de quem tem e gosta de artigos de couro.

1- As roupas de couro devem ser guardadas em local fresco e arejado, e sem amassar. Se for necessário passá-las, use o ferro a temperatura de 80º C, colocando um pano sobre a superfície a ser passada.

2- Normalmente não guarde a peça de couro em saco plástico, pois impede a respiração do couro. Usar estas embalagens apenas para transporte.

3- A falta de ventilação, pode ocasionar descoloração e mofo no couro, por ser um produto natural. Se surgirem estes sinais, usar um pano levemente úmido para removê-lo e colocá-lo no sol não muito forte para secar.

4- Se a peça de couro tomar chuva ou umidade, secar em temperatura ambiente, não deixando exposta diretamente ao calor.

5- Em caso de manchas leves, removê-las com um pano levemente úmido. Jamais use produtos de limpeza, como álcool, detergentes, óleos e outros.

6- Lavar somente com profissionais especializados.

7- Evitar contato direto do couro com peças claras, o corante do couro poderá manchar outras peças.

8- Evitar contato direto com a pele, pois o couro poderá atrair a oleosidade natural da mesma.

9- Todo couro tem odor característico, e deve ser arejado com freqüência.

Manchas mais comuns: UMIDADE: Após usar roupas de couro, em dias úmidos, não o guarde em armários fechados. Seque-as em local quente e ventilado ou ao sol por pequeno tempo, tomando o cuidado de cobri-lo com um pano para evitar o descoloramento.

SOLTANDO TINTA: A Camurça tem a superfície porosa. Quando essas peças ainda tiverem novas, deve-se evitar seu contato direto com roupas claras, para que não manchem.

IMPORTANTE: Para todos os tipos de manchas é importante limpar com um pano limpo de tecido absorvente, ou com um lenço de papel, sempre da borda externa da mancha em direção ao centro, para evitar traços de limpeza.

Dr. José Osmar Viviani possui 34 anos de experiência na área de limpeza institucional. É o único Consultor em Higiene e Limpeza com especialização em Treinamentos Técnicos Operacionais em Asseio e Conservação, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente no Brasil.