Posso ter relação sexual na mestruação? | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Posso ter relação sexual na mestruação?

Postado em 28 de setembro de 2011 por magostinho em Sexo

Há mulheres que gostam de ter relação sexual durante a menstruação por conta da ampla lubrificação. Mas há algumas que reprovam a ideia e não se sentem bem, devido às dores e à sensibilidade que este período provoca em algumas partes do corpo.

Mas, afinal, existe alguma contraindicação?

“Não, pelo menos no sentido fisiológico. Até conheço mulheres que sentem mais vontade de fazer sexo nesse período. Enquanto a menstruação tira a libido de algumas pacientes minhas, em outras potencializa”, diz Dra. Carolina Ambrogini, ginecologista, sexóloga e coordenadora do Projeto Afrodite, ambulatório de sexualidade feminina da UNIFESP.

O estudante Heitor Perez, de 33 anos, diz que não se incomoda em transar com uma parceira quando ela está menstruada. “Pelo que eu vejo são as mulheres que ficam com o ‘pé atrás’ nesta situação, muito mais do que os homens. Eu não tenho nada contra, mas respeito quando elas me respondem que a transa não vai rolar por causa disso.”

Ele defende também que a mulher deveria dialogar nessas horas e perguntar ao parceiro se a transa durante este período o incomoda. “É algo natural do corpo feminino e, sendo assim, um tema normal para ser conversado entre o casal. É sabido também que as mulheres ficam bem sensíveis durante a menstruação e que o sexo ajuda bastante contra os terríveis efeitos da TPM. Então por que não conversar sobre o tema?”

Paula Santos, de 35 anos, tem namorado fixo, mas mesmo assim não se sente à vontade para fazer sexo quando está menstruada. “Tenho um pouco de nojo, apesar de já ter feito. Por mais que hoje eu tenha intimidade com meu namorado, prefiro evitar”, comenta. “De repente, pode rolar no chuveiro, mas nos últimos dias. Fora isso não”, completa.

A ginecologista conta que um dos pontos negativos de se ter relação sexual durante a menstruação é a cólica, que é potencializada por conta das contrações do útero e do consequente aumento do fluxo sanguíneo. “Neste período também não é recomendado fazer sexo oral. “Se o homem quiser muito, uma opção é proteger a região com preservativo feminino”, diz Dra. Carolina.

Sobre este assunto, Heitor concorda com a médica e acha que a prática do sexo oral fica comprometida quando a mulher está menstruada. “Não é nojo, longe disso, até mesmo porque sexo ‘limpinho’ não existe, mas nesta situação não me sinto confortável. Tendo como base o aspecto saúde, caso a mulher não seja uma parceira fixa, aí fica mais complicado ainda.”

O risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis durante estes dias é maior. Por este motivo, o uso de preservativos é obrigatório. “Além disso, o colo do útero fica mais aberto durante a menstruação e deixa a mulher mais exposta a doenças. Infecções como gonorréia e clamídia (ambas causadas por bactérias) podem se tornar ainda mais sérias”, alerta Dra. Carolina.

E se você acha que engravidar durante o período menstrual é impossível, é bom rever seus conceitos. “É mais difícil, mas pode acontecer sim. Nada impede que a mulher tenha uma ovulação antes da hora. As que têm um ciclo irregular, por exemplo, correm o risco de engravidar”, comenta a especialista, publicou o site Vila Mulher.


  • Karinny

    Noss tenho muito medo de engavidar??