Você está aqui
Home > Beleza > Cuidados básicos podem amenizar os efeitos do tempo na pele

Cuidados básicos podem amenizar os efeitos do tempo na pele

Fallback Image

A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço alerta que, na terceira idade, a pele precisa de atenção especial. “Com o tempo, acontece a perda de colágeno, elastina e água. Além disso, as células ficam desorganizadas, o que causa a perda de tonicidade da pele, deixando aquele aspecto de flacidez”, explica.

O sol, cigarro e outros hábitos prejudiciais, como uma alimentação não balanceada, contribuem para o envelhecimento acentuado da pele. Após os 60 anos, além dos aspectos estéticos, esses danos deixam o indivíduo mais suscetível a câncer e outras doenças de pele. “Nessa idade, a pele já sofreu com agressões como o fumo e o excesso de sol, e esses danos se acumulam, resultando na baixa imunidade da pele e tornando-a vulnerável a infecções”. A indicação é que os idosos procurem um dermatologista para avaliar se há riscos de desenvolver doenças, como se prevenir ou tratar, se houver algum caso.

Para tentar minimizar os riscos e proteger a pele, a orientação é hidratar. “Com o tempo as glândulas sebáceas se atrofiam, produzindo menos gordura, responsável por proteger a pele. Com a redução das ceramidas produzidas pela epiderme, a pele fica mais frágil. A hidratação é essencial para repor essa perda”, ressalta a dermatologista. Além do hidratante, outro produto que deve ser usado diariamente é o protetor solar. Mesmo na terceira idade, é fundamental se proteger dos raios solares que podem causar queimaduras, manchas, além de colaborar para o aparecimento do câncer de pele.

Rosto jovem

Um dos locais que mais sofre com a ação do tempo é o rosto. Mas Dra. Annia afirma que é possível atenuar os sinais. Com tratamentos a laser é possível melhorar a textura da pele, tratar manchas, diminuir flacidez e devolver o brilho. “Ainda em consultório, realizam-se preenchimentos, que devolvem a harmonia do rosto, sem exageros e sem alterar os traços”, comenta.

Para alguns, a solução para a aparência estética do rosto pode ser resolvida com a cirurgia plástica, mas a especialista sugere: “antes de optar pelo procedimento, prefira técnicas menos invasivas, que podem trazer ótimos resultados”.

Beleza das mãos

Nas mãos, também é possível perceber a agressão do tempo. As rugas aparecem e, muitas vezes, ainda mais salientes já que os pacientes tendem a esquecer do filtro solar e hidratação correta. É possível atenuar as marcas do envelhecimento nas mãos, não apenas para esconder a idade, mas também para deixar a pele com um aspecto mais bonito, sem manchas e outros sinais. Um dos tratamentos mais conhecidos é a luz pulsada, bastante usada por tirar manchas e, ao mesmo tempo, estimular ao colágeno. “Outra opção é a aplicação de ácido hialurônico, um produto que pode ser usado para melhorar o aspecto da pele. As injeções são feitas em vários pontos, melhorando a aparência em áreas de difícil tratamento”, explica a dermatologista.

Dr. Annia Cordeiro Lourenço é graduada em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1995, fez residência em dermatologia na Santa Casa de Curitiba e especialização na mesma área na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, fez estágios em hospitais de Miami e Barcelona.

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: