Você está aqui
Home > Relacionamento > Livro ensina como detectar as mentiras do parceiro por meio das microexpressões faciais

Livro ensina como detectar as mentiras do parceiro por meio das microexpressões faciais

Fallback Image

Quem nunca desconfiou de uma mentira em um relacionamento? Será que o seu marido conta a verdade em tudo? Como saber se o seu companheiro está sendo sincero? Dúvidas como essas enchem a cabeça das mulheres de suspeitas e desconfiança. Afinal, ninguém quer ser passado pra trás ou enganado por quem ama.

Pensando nisso, o especialista em segurança eletrônica e investigação de crimes e fraudes via internet, Wanderson Castilho, escreveu o livro “Mentira – Um Rosto de Muitas Faces” (Matrix Editora). Na obra, o autor lança mão de sua expertise para narrar como aplica a técnica de detecção de mentiras em seu trabalho de perito em segurança eletrônica.

Segundo o autor, pesquisas demonstram que algumas pessoas tendem a mentir quando os parceiros fazem muitas perguntas diretas, demonstram problemas com o excesso de intimidade, alimentam expectativas impossíveis ou reagem mal diante de algumas verdades.

Ele ressalta que maridos e mulheres mentem mais quando seus cônjuges são demasiadamente preocupados e ansiosos. “Pessoas com tal personalidade, em geral, são bastante carentes, tendem a ser invasivas nas perguntas e reagem mal quando em contato com verdades incômodas”, explica.

O livro mostra ainda, as mentiras mais comuns que são usadas em um relacionamento. Flertes e atração por outras pessoas, contatos e amizades, nível de comprometimento, fantasias sexuais, traição, satisfação sexual e aparência são alguns dos assuntos em que os cônjuges costumam mentir mais.

O objetivo da obra não é mostrar todos os caminhos para desmascarar o mentiroso. A ideia é fazer com que as pessoas aprendam a detectar mentiras e, assim, antecipar situações e encontrar novas alternativas. “Há ocasiões em que é fundamental ter segurança na honestidade do seu interlocutor”, afirma o especialista.

A técnica foi desenvolvida pelo psicólogo americano Paul Ekman e popularizada pelo seriado de televisão Lie To Me. Ekman concluiu um estudo que desenvolveu ao longo de dezoito anos, em que investigou exaustivamente a expressão de emoções pela face. Dessa forma, afirmou ser possível estabelecer se alguém está ou não dizendo a verdade a partir da confrontação entre as emoções demonstradas na fala e nas expressões faciais.

O livro é indicado para todas as pessoas interessadas em saber sobre a verdade em detalhes.

Mentira – Um rosto de muitas faces

Autor: Wanderson Castilho

Editora: Matrix

206 páginas

R$ 32,00

 

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: