Vantagens e desvantagens de ter piso de madeira | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Vantagens e desvantagens de ter piso de madeira

Postado em 19 de abril de 2012 por sagostinho em Casa

O piso de madeira voltou a estar na moda nestes últimos anos, dando um toque de classe e elegância a qualquer estilo de decoração. Além de ser um bom investimento e de aumentar o valor do imóvel, um bonito piso de madeira pode fazer toda a diferença no resultado final da decoração de um ambiente, conferindo um ar acolhedor e muito aconchegante, publicou o blog Decoração Apartamentos.

O piso de madeira apresenta também uma enorme versatilidade, além de ser bastante duradouro que outros tipos de pisos. No entanto, tal como sucede com outro tipo de pisos, também o piso de madeira apresenta algumas desvantagens.

Nesta matéria vamos mostrar-lhe algumas dessas vantagens e desvantagens deste tipo de pavimento.

Vantagens do piso de madeira:

Versatilidade – O piso de madeira fica bem em qualquer ambiente, seja na sala de estar, jantar, ou até mesmo no quarto, sendo, por isso, um excelente complemento à decoração da casa.  Além disso, um bonito piso de madeira dá um aspecto intemporal perfeito para qualquer projeto de decoração de interiores. Combina também na perfeição com tapetes de todos os tamanhos e formatos.

Fácil manutenção – Muitas pessoas ficam surpresas com o quão fácil é limpar pisos de madeira e mantê-los com uma aparência de novos. Na verdade, tudo o que é preciso é uma aspiração rápida ou uma simples vassoura, e depois aplicar um produto de limpeza adequado para limpeza de chão em madeira. Uma limpeza rápida, simples e sem problemas, especialmente em relação a outros pisos, como é o caso de carpete, que exige maiores cuidados de manutenção.

Benefícios para a saúde e ambiente – Outra grande vantagem dos pisos de madeira é que são hipoalergênicos e completamente naturais. Poeira e outros detritos que possam causar irritações e alergias, tais como pelo de animais, não são tão problemáticos como em outros tipo de piso, como é o caso de carpetes. Além disso, pisos de madeira não necessitam de produtos químicos demasiado caros ou agressivos para se manterem limpos, produtos esses que podem ser potencialmente perigosos tanto para a saúde como para o meio ambiente.

Duráveis – O piso de madeira é mais durável que outro tipo de piso, necessitando no entanto de uma manutenção regular.

Desvantagens do piso de madeira:

Fraca resistência a umidade – Pavimentos em madeira são muito vulneráveis à humidade. Mesmo uma pequena quantidade de humidade pode deteriorar a madeira. Por isso, é necessário ter muito cuidado, para não derramar qualquer tipo de líquido no chão.

Preço mais elevado -O piso de madeira é mais dispendioso que outros tipos de pavimentos, ao qual ainda é adicionado uma instalação, também ela mais dispendiosa.

Manutenção – Apesar de os pisos de madeira serem fáceis de manter, exigem alguns “retoques” frequentes, para garantir que o seu brilho dure por um longo tempo. Encerar este tipo de piso será uma prática recorrente. Mais uma vez, este tipo de manutenção pode vir a custar-lhe algum dinheiro.

Limitações – O piso de madeira pode não ser o mais adequado para todos os ambientes da casa. No banheiro ou lavanderia, por exemplo, onde a humidade e vazamentos são inevitáveis, este tipo de pavimento pode estragar facilmente.