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Hortas 5 estrelas

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Legumes e verduras que aliam qualidade, alta produtividade, sabor, tamanho e formatos diferenciados têm conquistado chefs de grandes cozinhas

O chef de cozinha Eduardo Ramos, que trabalha desde 2001 no The Royal Palm Plaza – Resort Campinas, um dos mais luxuosos complexos hoteleiros do país, não imaginava que próximo à sua cozinha encontraria uma propriedade de 20 hectares que seria responsável por lhe ajudar a desenvolver pratos diferenciados tendo como base verduras e hortaliças com tamanhos, cores, sabores e formatos diferenciados.

O produtor Sérgio Ricardo Donófrio se tornou o principal fornecedor de verduras e legumes para os restaurantes da cidade de Campinas, em sua propriedade, próxima à rodovia dos Bandeirantes, onde são cultivados mais de 80 produtos. Mas foi o cultivo de variedades diferenciadas, como miniabobrinhas e minitomates, que conquistou o paladar e a criatividade dos chefs campineiros.

“Antes se buscava preço; hoje o que se busca é padrão e qualidade. Antes recebíamos os produtos do Ceasa e hoje nossos compradores vão até os produtores. Quanto maior for o número de produtos diferenciados, melhor é o impacto e o reflexo causados em nossos restaurantes”, explica Ramos. Segundo o chef, a busca por produtos diferenciados é constante, e a garantia da entrega aliada a um respaldo do produtor o ano todo é essencial para que a parceria seja saudável.

Para o produtor, esses tipos de legumes e verduras ainda não são muito difundidos no Brasil. São poucos os fornecedores dessas linhas diferenciadas, como a Topseed Premium, que fornece para sua propriedade. “Nos Estados Unidos o desenvolvimento desse tipo de material é muito maior. Mas o brasileiro está viajando muito, e passou a ter outras referências”, avalia Donófrio. Esta opinião é compartilhada pelo chef Ramos. “Ainda é possível perceber uma variedade maior de produtos deste tipo em países como a França, mas, sem dúvida, o Brasil está no caminho certo”, completa.

E este é o caminho que a Agristar, empresa produtora das sementes Topseed Premium, tem apostado nos últimos anos. “A linha de produtos que classificamos como gourmet tem aumentado bastante. Hoje já estamos finalizando a comercialização de novas variedades para o mercado nacional, como o minipimentão e as minialfaces, por exemplo. Esta é uma tendência recorrente no exterior e que certamente chegou ao Brasil para ficar”, afirma o gerente de Marketing da Agristar, Marcos Vieira.

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