Empresa cria produto que tira o odor de roupas esportivas | Melhor Amiga

 
 

Confiança acima de tudo

 


Empresa cria produto que tira o odor de roupas esportivas

Postado em 10 de agosto de 2012 por fleardini em Atividade Fisica

Recentemente tem surgido uma tendência para artigos e roupas esportivas de alta tecnologia feitos de fibras sintéticas. Essas fibras sofrem a ação da transpiração e proporciona um ambiente favorável a reprodução de bactérias e, por consequência, a geração do odor. Mesmo depois de lavar a roupa, este odor permanece na mesma.

É inevitável. Ao terminar a sessão de ginástica na academia, ou qualquer outra atividade física, estamos suados e com aquela sensação de desconforto, por conta do odor (popular “mau-cheiro”). Esse odor desagradável está com os dias contados. A tecnologia Silpure, exclusiva proteção à base de prata que, quando aplicada nos artigos têxteis, promove a proteção contra proliferação de bactérias e, por consequência, evita este o odor no tecido da roupa tornando-a totalmente higienizada. Não só em roupas esportivas mas o Silpure pode ser aplicado nos artigos têxteis em geral como vestuário casual, toalhas, lençóis e até em roupas íntimas.

A prata tem um longo histórico de proteção antimicrobiana eficaz e está constantemente presente na vida das pessoas como em talheres, anéis, jarros em Instrumentação cirúrgica.

Esta tecnologia foi desenvolvida pela empresa canadense TRA Thomson Research Associates (TRA), após anos de desenvolvimento, onde viabilizou-se este tratamento para uso de aplicação têxtil, durável, com alta eficiência e com total segurança no contato com a pele. O resultado deste desenvolvimento foi tornar o Silpure o primeiro antimicrobiano inteiramente durável as lavações a úmido e aplicável de modo fácil para todos os tipos de fibras têxteis, superando todos os tradicionais acabamentos associados à prata.

Segundo Renato Cattini Filho, gerente de negócios da RCA, que representa o produto no Brasil, o investimento no País é de 1,2 milhão e tem uma expectativa de crescimento de 20%. Segundo

Barrie Clemo, diretor de Negócios da TRA, o segmento dos produtos antimicrobianos está em crescente aumento de sua necessidade na área de acabamentos têxteis. A utilização dos acabamentos amtimicrobianos, além de gerar os benefícios no metrial tratado, cria um diferencial por agregar valore ao produto tornando-se forte apelo para os consumidores.

Ele afirma que a razão principal para tratarmos vestuários com antimicrobianos é o controle dos odores da transpiração. Uma bactéria natural da pele se prolifera no ambiente úmido e quente das roupas. Quando essas bactérias se reproduzem, liberam gases que são os familiares odores da transpiração. Tratar um tecido com um antimicrobiano significa que as bactérias que são transferidas da pele ou do ambiente não se reproduzem no tecido. A redução de bactérias significa que o volume de gás liberado vai ser muito menor e o odor não será liberado.

Embora a eficácia da prata seja conhecida, havia problemas em torná-la aplicável de modo efetivo no segmento têxtil. Mesmo que os tratamentos à base de prata já tinham seus efeitos conhecidos, por diversas razões era praticamente impossível ampliá-los para uma escala industrial. Os custos eram muitos altos, muitos produtos à base de prata não apresentavam o mesmo resultado em larga escala e havia dificuldades na aplicação, porque a prata precisa estar na superfície da fibra para ter efeito antibacteriano. Há, porém, segundo os especialistas da TRA, muitas vantagens para o desenvolvimento de antimicrobianos à base de prata, entre elas, um controle de uma grande gama de bactérias e a percepção dos consumidores como muito seguro no uso do artigo.

Sendo um acabamento de alta performance, o Silpure foi desenvolvido para que pudesse ser aplicado nos processos têxteis usuais de manufatura e acabamento, tivesse um controle excelente das bactérias e odores e excelente durabilidade às lavagens a úmido em todos os tipos de tecidos têxteis, especialmente os sintéticos. E o principal, foi feito para que tenha um custo acessível.