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Não deixe a TPM atrapalhar o seu verão

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Ingerir alimentos saudáveis e praticar exercícios regularmente ajuda a prevenir e controlar os sintomas físicos e comportamentais da TPM

O verão já está aí. A estação mais quente do ano é a mais esperada por aqueles que curtem as atividades ao ar livre e as tão esperadas férias. Com esse clima alegre é difícil não se inspirar para curtir a temporada no melhor estilo. Mas, todo mês aqueles sintomas incômodos da TPM aparecem e acabam com a vontade de se divertir e curtir os momentos que só o verão oferece. Porém, com medicamentos à base de progesterona, algumas modificações nos hábitos alimentares e com a prática de atividade física, é possível aproveitar o verão livre desses tão indesejados sintomas.

A ginecologista Dra. Rosa Maria Neme (CRM SP-87844), doutora em Medicina na área de Ginecologia pela Universidade de São Paulo e Diretora do Centro de Endometriose São Paulo, clínica localizada em São Paulo, explica que existem métodos hormonais que bloqueiam a menstruação e dessa forma diminuem os sintomas da TPM. “O Sistema intra-uterino medicado com progesterona e o uso de novas pílulas contraceptivas de última geração que apresentam o hormônio progesterona com efeito diurético, têm sido consideradas as novas armas no combate ao problema”.

Alimentação como aliada

De acordo com a ginecologista é possível, também, controlar os sintomas de uma forma mais natural, mantendo uma dieta equilibrada e consumindo nutrientes adequados que irão influenciar de maneira benéfica sobre a saúde feminina e aliviar o desconforto dessa fase.

No verão, o consumo de frutas e alimentos “leves” se torna mais frequente, o que auxilia no combate ao inchaço típico desse período por possuírem um efeito diurético. São indicados os alimentos ricos em ácidos graxos essenciais encontrados no óleo de prímula, o ginko biloba, o chá verde e frutas, como melão e melancia. Já os alimentos que contém fibras, como legumes e verduras em geral, diminuem os níveis de estrógeno nessa fase do ciclo menstrual, amenizando os sintomas da TPM.

“Durante esse período de tensão pré-menstrual é importante evitar bebidas alcoólicas, chocolate em excesso, cafeína, refrigerantes a base de cola e carne vermelha por serem alimentos estimulantes e que podem piorar os sintomas.” enfatiza a especialista.

Prática de exercícios

Aproveitando o clima quente e alegre do verão, é recomendável que durante essa fase as mulheres façam exercícios preferencialmente aeróbicos, que são responsáveis por liberar uma carga maior de endorfina, minimizando assim, os sinais de TPM relacionados à tristeza, irritabilidade e agressividade. “Manter um programa regular de atividade física, além de manter uma vida mais saudável, ajuda a aliviar o estresse e mantém os níveis hormonais mais estáveis e dessa maneira, evitam as alterações bruscas de humor. Além de tratar o stress e equilibrar o funcionamento dos hormônios, estas atitudes ajudam a manter a boa forma”, finaliza Dra. Rosa Neme.

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