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Os benefícios do sol para o organismo

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A vitamina D é considerada um pró-hormônio e apresenta diversas funções no organismo. É principalmente conhecida pelo seu papel de regular a absorção de cálcio e fósforo no organismo, sendo primordial para a manutenção da saúde óssea. A vitamina também modula a função dos órgãos sexuais e é crucial para a integridade dos tecidos sexuais e reprodução feminina.

“Esse nutriente regula o funcionamento de mais de 200 genes, sendo fundamental para proliferação e diferenciação dos tecidos, síntese e secreção de hormônios tireoidianos e paratireoidianos, secreção de insulina, modulação do sistema imune, atividade cerebral, adequado funcionamento cardiovascular, controle da pressão arterial, entre outros benefícios”, afirma Tatiana Barão, nutricionista da Naturalis Nutrição & Farma.

Além disso, cientistas do Centro Moores sobre o câncer, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, descobriram que a vitamina D pode reduzir em até 50% o risco de câncer de mama e em mais de 66% o de tumores cancerosos colo-retais.

“Essa vitamina também age na pele, controlando sua proliferação e diferenciação, participando também da regulação da produção de sebo e na atividade antimicrobiana das células produtoras de sebo, o que pode auxiliar no tratamento da acne”, revela a nutricionista da Naturalis. Ainda não existem, contudo, resultados conclusivos.

Não deixe faltar…

A deficiência de vitamina D promove desregulação de diversas funções do organismo. Porém, segundo a nutricionista da Naturalis, seus sintomas só são percebidos em longo prazo.

“Enfraquecimento dos ossos, problemas cardiovasculares – como o aumento da pressão arterial – desregulação da síntese de insulina – ou seja, predisposição ao diabetes mellitus [o aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue], dentre outros sintomas podem ser observados quando há falta dessa vitamina no organismo”, afirma.

… nem sobrar!

Em contrapartida, “os efeitos nocivos do excesso de vitamina D provocam redução do volume urinário, dor, náusea, vômito, perda de apetite e até de massa óssea”, adverte a nutricionista Fernanda Pisciolaro (SP).

Portanto, é importante consultar sempre seu médico ou nutricionista para dosar a quantidade ideal dessa vitamina para o seu organismo – o que varia conforme o peso, a idade, o sexo etc.

Confira algumas dicas para a correta exposição solar:

-Exponha-se alguns minutos, de 5 a 15 no máximo por dia

-Prefira os horários em que o sol está mais fraco (antes das 10h e após às 16h). O sol do meio-dia é o mais forte

-Combate o estresse e sinta o prazer de ter o sol esquentando a pele

-Aproveite para fazer isso em um local agradável, como um parque ou varanda, para que possa observar o que se passa e relaxar

Benefícios da exposição moderada ao sol:

-Traz aparência mais saudável

-Estimula no organismo a síntese de vitamina D

-Estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor

-Combate a depressão

-Aumenta a circulação sanguínea

-Benéfico para a pele: doenças de pele crônicas, tais como acne, eczema e psoríase

-Reduz risco de muitas formas de câncer

-Pode desempenhar um papel importante na prevenção do diabetes tipo 1 em crianças

-Reforça o sistema imunológico

-Desintoxica do corpo: a exposição da luz do sol aumenta a eliminação de desperdícios, melhorando a função hepática

-Melhora o sono: a exposição diária ao sol aumenta a produção de melatonina que é necessário para um bom sono

-É benéfica para o estômago: A luz solar aumenta o apetite, melhora a digestão e o metabolismo

Fontes: Corpo a Corpo e Online Farma

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