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Quinoa e castanha-do-brasil: os superalimentos

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A quinua, ou quinoa, é considerada um superalimento pelos nutrientes que oferece. Seu grão é o mais nutritivo dos vegetais, contendo proteínas de alto valor biológico, carboidratos, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. Constituída por gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, a quinua tem ômega-3, ômega-6, ômega-9. As fibras presentes no grão são importantes para contribuir para a redução dos níveis de colesterol total e pressão arterial, além de atuarem como antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

Destaca-se, ainda, uma das maiores vantagens da quinua: o fato de ser isenta de glúten, sendo excelente opção de consumo para pessoas sensíveis a essa proteína e aos celíacos. Também pode ser consumida por vegetarianos, pois é fonte vegetal de uma complexidade de nutrientes, como os aminoácidos lisina e metionina, encontrados em alimentos de origem animal, como ovos e carnes.

Já a castanha-do-brasil, é indicada para a promoção da saúde por conta do alto teor de lipídeos, proteínas e antioxidantes, entre eles o selênio. De acordo com especialistas, apenas uma castanha por dia já é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio. Entre os benefícios para a saúde estão o equilíbrio da tireoide, o fortalecimento do sistema imunológico e a redução de problemas cardiovasculares.

Rica em vitamina E, a castanha-do-brasil ajuda a retardar a oxidação celular. Os ácidos graxos de sua composição oferecem ação hidratante e suas proteínas nutrem os cabelos e a pele. A castanha é uma excelente opção de petisco saudável e pode fazer parte de lanches intermediários.

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