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Exercícios físicos para cada idade

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Todos sabem que manter uma rotina de exercícios físicos é primordial para manter a saúde em dia, além de um corpo bonito, mas será que todos sabem a importância dos exercícios desde a infância? Sim, é extremamente importante que as crianças se movimentem desde pequenas para desenvolverem a coordenação motora, vínculos sociais, entre outros benefícios.

Além dos pequenos, também devemos nos preocupar com os exercícios que estamos praticando a cada etapa da vida, pois a cada fase devemos mudar as atividades para continuarmos tendo êxito no que estamos buscando:Saúde!

Portanto, preparamos uma relação especial com os exercícios físicos para cada idade. Descubra quais são as melhores atividades:

Até os 5 anos: As atividades para esta fase devem ser lúdicas, imitando movimentos naturais, como correr, pular, dar cambalhotas e até mesmo nadar. Os esportes com bola não são recomendados, pois o entendimento de espaço e corpo não permitem as crianças a pegarem a bola e jogarem de volta para os amigos. Então, os exercícios mais indicados são: natação, ballet, judô,circo e ginástica olímpica.

De 6 a 11 anos: Nesta fase as crianças podem começar a praticar atividades um pouco mais complexas e devem começar a interagir com as demais crianças. Portanto, os exercícios mais indicados são os jogos de equipe como: futebol, vôlei, tênis, e diversos outros esportes de acordo com a preferência de cada criança.

De 12 a 15 anos: Os pré-adolescentes necessitam de esportes mais interativos e agitados para prender a atenção dos mesmos. Então vamos focar as atividades em competições que desenvolvem o equilíbrio, força e destreza. A musculação também é indicada nessa fase, mas por ser uma atividade solitária, deve ser considerada como última opção, para que eles possam criar uma relação social.

De 16 a 20 anos: Agora sim já podemos incluir os jovens na musculação, aulas coletivas de ginástica, dança, artes marciais e até mesmo no pilates. Só tenha cuidado ao incentivar certos exercícios, pois nessa fase os jovens não precisam desenvolver musculaturas invejáveis e sim devem desenvolver a coordenação motora e o condicionamento físico. As melhores atividades nessa fase são: running indoor, bike indoor, ginástica localizada,boxe, pilates, jiu-jitsu, etc.

Aos 20 anos: Nessa época os jovens estão mais socializados, porém gostam muito de interagir uns com os outros, então os esportes coletivos continuam sendo indicados. O corpo já está mais preparado para exercícios de impacto, os treinos de musculação devem ser mais focados e atividades como natação e corrida são muito indicados para o condicionamento físico.

Aos 30 anos: Nessa fase o indicado é escolher os exercícios que dão mais prazer, mas sempre focando na saúde. O importante é não deixar de se movimentar, pois a partir dos 30 anos o metabolismo começa a desacelerar e qualquer descuido faz com que haja declínio no condicionamento físico, bem como a qualidade de vida.

A partir dos 40 anos: A musculação passa a ser primordial, pois os músculos ajudam a reverter a descalcificação dos ossos e o ideal é trabalhar o core (músculos do quadril, abdômen e costas que ajudam a estabilizar a coluna). Exercícios na água também são ótimos, pois os impactos são absorvidos dentro d’água.

Nunca esqueça que o alongamento é muito importante em qualquer etapa da vida!

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