Você está aqui
Home > Relacionamento > A importância da inteligência emocional na separação de casais

A importância da inteligência emocional na separação de casais

separacao

O fim de um relacionamento pode trazer mais transtornos emocionais do que imaginamos. A dor, de ambas as partes, pode ser até comparada com o sofrimento da perda de um ente querido. Sem contar as demais pessoas envolvidas neste processo de desligamento, entre elas, os filhos.

Esse rompimento, na maioria das vezes, apenas decidido por um dos lado, gera uma frustração enorme. “Mas a vida tem que continuar e temos dentro de nós todas as respostas para cicatrizar essa ferida, se for preciso”, explica Rodrigo Fonseca, fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional.

E foi na SBie que a empresária Zilu Godói buscou uma reflexão profunda para virar mais uma página em sua vida e seguir com a mesma garra e alegria sua trajetória de vida.

Os traumas são seguidos de dores e tristezas que uma pessoa pode carregar por toda a vida se não der a eles um novo significado. Ficam registrados e mais tarde surgem de maneira que podem ser tão prejudiciais a ponto de uma pessoa achar que não merece viver, ou que merece sentir a dor para o resto de sua vida. Pensamentos como esses podem desencadear os sintomas da depressão, como uma sensação de vazio e melancolia, até a falta de prazer e o excesso de negatividade.

“O trabalho principal da nossa mente inconsciente é criar uma COERÊNCIA daquilo que existe gravado dentro de nós, com o que está sendo vivenciado fora. Ou seja, se estamos vivendo um relacionamento conturbado ou infeliz, de nada adianta apenas separarmos e trocarmos o “outro”, pois sempre repetiremos os mesmos erros, por não assumirmos o nosso 50% de responsabilidade. Devemos buscar uma compreensão interna de tudo aquilo que estamos sofrendo e percebermos nossa própria Programação Emocional, alterando o que está dentro de nós, para mudar o que estamos vivenciando fora.

Para o especialista em Inteligência Emocional, a separação, quando inevitável, é uma grande oportunidade de ficarmos conosco e de nos conhecermos melhor.

DICAS para se fortalecer após uma SEPARAÇÃO:

1. Busque o seu espaço na SUA VIDA.

2. Evite ao máximo a permanência na mesma casa ou voltar para a casa dos seus pais.

3. Descubra novamente o que faz VOCÊ FELIZ. Fazer um esporte, passear com amigos, viajar para lugares diferentes, etc.

4. Tire um momento do seu dia para ficar em silêncio com você mesmo. São nestes momentos que conseguimos enxergar os nossos 50% de responsabilidade para agirmos diferente no próximo relacionamento.

5. Busque uma ajuda profissional para ajuda-lo(a) no SEU fortalecimento emocional.

6. Ao invés de buscar uma outra pessoa para preencher o “vazio”, reserve este momento da sua vida para descobrir o seu AMOR PRÓPRIO.

7. Caso tenha filhos com a outra pessoa, ao invés de transferir sua raiva para os filhos, lembre que tudo o que você disser sobre o outro(a), você estará afetando a imagem que seu filho(a) terá do pai/mãe dentro dele(a). Se não conseguir destacar as qualidades que o outro tem como pai/mãe, fique em silêncio.

Top
%d blogueiros gostam disto: