Você está aqui
Home > Qualidade de Vida > 6 Maneiras Simples de Superar O Medo

6 Maneiras Simples de Superar O Medo

Fallback Image

Superar o medo é uma habilidade que qualquer pessoa pode aprender.

fear-main

O problema é que a maioria das pessoas se apegam aos seus medos e o medo se torna parte de quem elas são. Elas geralmente dizem “Eu sou assim, fazer o que?”. Então o medo às acompanha por longos períodos e em muitos casos, a vida inteira.

Se você não estiver pronto para confrontar e questionar seus medos, você provavelmente não estará pronto para transcendê-los. Mas não se preocupe, não há nada de errado nisso. Tudo acontece ao seu devido tempo.

Se você estiver disposto a ler e praticar as dicas contidas neste artigo, então tenho certeza que você está pronto para dar mais um passo à diante. Seja por ter procurado por esta informação, ou simplesmente por ter esbarrado nela, de qualquer maneira, isso não é apenas uma coincidência. Então vamos dar uma olhada em algumas das maneiras simples de lidar com o medo.

1.Tenha Consciência dos Danos Causados Pelo Medo.

Danos causado pelo medo

Antes de superar o medo, você tem que estar ciente de que, a maioria dos medos causam enormes estragos em nossas vidas. O medo foi feito para nos proteger, mas o problema é que, os elevamos a níveis de importância altíssimos, que por sua vez, passam a nos controlar e nos impede de avançar e evoluir com nossos projetos. É fácil nos apegarmos a nossos pensamentos e sentimentos de insegurança e achar que isso é a realidade. A verdade é que, isso está longe de ser real. Você não é seus medos. Você é a consciência que os observa.

2. Identifique Com Clareza Quais São Seus Medos.

Quais são seus medos?

Seja extremamente específico(a) sobre o que exatamente você tem medo. Medo da pobreza? Do desemprego? Da falência? Da morte? Da doença? De ficar só? Dos projetos darem errado? Olhe bem para as imagens e pensamentos em sua mente. Observe suas sensações e sentimentos sobre sua situação. O que você consegue ver e sentir? Do que você realmente tem medo? Reflita a respeito.

3. Pratique A Curiosidade.

Pratique a curiosidade

Embora a curiosidade possa ter matado o gato, ela certamente não vai fazer mal algum aos seus medos. Desenvolva a curiosidade sobre quais pensamentos desencadeiam seus medos? Onde você sente o medo no seu corpo? E como você reage a isso? Pratique ser um(a) observador(a) do que está acontecendo, não uma vítima das suas sensações corporais.

4. “Ancore-se” No Aqui e Agora.

Ancore-se no Agora! No Presente!

O que está faltando no aqui agora? Existe alguma coisa no aqui e agora lhe ameaçando? As coisas que você teme já são fatos consumados? Já aconteceram? O fato é que, quando você centrar-se no aqui e agora, você perceberá que tudo é como é. Você naturalmente aceita o que é. Você percebe que as coisas apenas são. Se “ancorar” no poder do aqui e agora é tão simples quanto sentir seu corpo e sua respiração. Meu livro favorito sobre esse assunto é O Poder do Agora escrito por Eckhart Tolle. Eu altamente recomendo que você o leia. Quanto mais sabemos sobre algo, menos o tememos.

5. Pratique A Gratidão.

Seje Agradeçido!

Sempre que você sentir medo, substitua-o com o que você sente gratidão na sua vida. Faça uma lista do que lhe faz sentir gratidão: das pessoas maravilhosas que existem na sua vida, das suas posses, dos amigos, das oportunidades de crescimento e aprendizado etc… Carregue essa lista contigo e releia sempre que precisar. Se você tem medo de falar em público, pratique ser grato pela oportunidade de se comunicar e contribuir na vida das pessoas. Pense que elas estão lá apenas para ouvir o que você tem a compartilhar. Tire o foco de você e da sua performance. Foque na sua contribuição. Foque em ajudar.

6. Coloque Seus Medos No Papel.

Coloque seus medos no papel

Colocar seus medos no papel é extremamente importante, porque tentar vencê-los através do processo mental raramente funciona. Na sua mente ele é muito mais forte do que você. Se você for pego em pensamentos de negatividade, tome a atitude de colocá-los no papel imediatamente. Medos são apenas sensações. Eles são criados pela nossa imaginação e fazem com que a realidade pareça mais assustadora do que realmente é. Quando você coloca seus medos no papel, eles perdem a força sobre você, porque você percebe que a realidade não é tão ruim quanto a sua imaginação projeta ser. Então ação! Coloque hoje mesmo essas dicas em prática. O medo morre de medo de gente proativa!

Espero ter contribuído!

Forte Abraço!

Fique com DEUS!

 

Anderson Maia
Anderson Maia é Consultor Especialista em PERFORMANCE EMOCIONAL. Ajuda Empreendedores e Executivos a Terem AUTOCONFIANÇA DEFINITIVA Para BRILHAR nos Negócios e Nos Relacionamentos.
http://seniorcoaching.net

Similar Articles

Acima
%d blogueiros gostam disto: